Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Retrospectiva: Confira tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

por Larissa Fereguetti | 17/12/2018
Copiado!

O final do ano chegou e nós não poderíamos deixar de fazer aquela retrospectiva com tudo que aconteceu na Engenharia em 2018. Afinal, tivemos muitas notícias boas, muita tecnologia, muitas novidades no nosso canal, vários apetrechos tecnológicos desenvolvidos e, infelizmente, algumas notícias ruins para a engenharia também. Confira!

Tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

+ Notícias e tecnologia

tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

Imagens: thedigitalbridges.com

Em 2018, foram várias as novidades tecnológicas que apresentamos aqui no Blog da Engenharia. No quesito espaço, a NASA desenvolveu um pneu quase indestrutível e alguns engenheiros ficaram mais de 7 horas no vácuo para reparar um problema na ISS. Além disso, a NASA permitiu que todo mundo mandasse o nome para o Sol (isso mesmo, e nós mandamos o do Blog da Engenharia, claro!).

Também teve muita coisa sobre inteligência artificial (uma das 5 tendências que estourariam em 2018). Por exemplo, mostramos o que é inteligência artificial (IA) e machine learning, como a IBM pretende usar IA para resolver problemas globais e entendemos os motivos pelos quais engenheiros e outros pesquisadores de IA se comprometeram a não produzir armas autônomas letais.

Os chineses não ficaram de fora das nossas notícias: eles construíram uma linha de trem em menos de 9 horas, tiveram resultados positivos com a maior torre de purificação de ar, a ideia de pousar do lado mais escuro da Lua e inauguraram a maior ponte marítima do mundo. Como sempre, incríveis.

Teve ainda o edifício mais largo do mundo, a membrana capaz de dessalinizar água e produzir lítio e dessalinização de água por meio de grafeno, a coleção de joias a partir de resíduos de computadores reciclados da Dell, o engenheiro que desenvolveu um mecanismo de reconhecimento facial para ajudar seu gato a entrar em casa, o jovem que transforma cálculo em obra de arte e os engenheiros que desvendaram, depois de 500 anos, o mistério da Torre de Pisa. Além disso, contamos que agora a carteira de trabalho pode estar no seu smartphone.

Tecnologias na construção, aplicativos, Copa, Review…

As impressoras 3D, que são uma das tecnologias que têm impactado a construção civil noticiadas por aqui, marcaram presença em 2018. Por exemplo, a casa impressa em 3D que fica pronta em 24h e custa menos de 35 mil reais. Nesse sentido, também teve texto sobre as 7 obras que mostram o futuro da construção civil, as façanhas que mostram que a engenharia é incrível os elevadores mais rápido do mundo, o prédio no Paraná, feito de madeira, que foi construído em 8 dias e os engenheiros brasileiros que conquistaram o título mundial da corrida de aviões.

Os aplicativos tiveram destaque no Blog da Engenharia este ano. Mostramos os melhores aplicativos gratuitos que podem ser usados no cotidiano da engenharia e fizemos listas mensais com aplicativos para engenheiros (Setembro e Outubro).

Na época da Copa de 2018, tivemos vários textos especiais sobre as obras do evento, como o “puxadinho”da Copa, o estádio Luzhniki, 10 curiosidades sobre as obras da Copa de 2018, Arena Rostov, Estádio Spartak e o Estádio de São Petersburgo. Por falar em Copa, a cidade inteligente que vai receber a Copa de 2022 está em construção no Qatar.

Para fechar, teve o Bill Gates, que apareceu em um evento com um pote de fezes humana para apresentar um vaso sanitário reinventado que funciona sem água e uma startup fundada por brasileiro cria nanossatélite que promete soluções para a agricultura. Claro, ainda testamos o Scanner Portátil EPSON ES-300W, o Motorola One, a GoPro Hero 6, a pulseira Xiaomi Mi Band 3 e mostramos como a Samsung DeX e o Galaxy S9 podem mudar o dia a dia de um engenheiro.

+ Meio ambiente e sustentabilidade

tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

Imagem: psychology.org.au

O ano de 2018 começou com notícia boa: concreto feito a partir de garrafas recicladas. Em seguida, mostramos estratégias de construção com materiais alternativos, como o concreto ecológico. Aliás, você sabia que o concreto pode ser reciclado? Como bons exploradores, nós visitamos a CasaE da BASF para conhecer mais sobre construção ecoeficiente.

Outras notícias que vimos por aqui foram: como fazer biodiesel com a borra de café, lego sustentável, toners de impressora usados na pavimentação de ruas na Austrália, plástico reciclado misturado ao betume na Índia, vegetais usados na construção de casas, tubos de creme dental transformados em material para construção civil. Além disso, teve tijolo de todo jeito: feito de cana-de-açúcar e até mesmo de urina humana!

Teve ainda chuveiro que permite reaproveitar a água no próprio banho e empresas se unem para fabricar garrafas plásticas sustentáveis. No quesito energia renovável, mostramos uma turbina eólica com placas solares.

Porém, nós também mostramos notícias alarmantes, como o estudo que mostra que o aquecimento global pode aumentar as inundações, a situação do Acordo de Paris, como a situação do esgoto no Brasil ameaça a qualidade da água e que o nosso país perde R$56 bilhões por ano por falta de investimento em saneamento.

 + Carreira e vida profissional e estudantil

tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

Imagem: timeshighreducation.com

Neste ano, nós também demos várias dicas sobre carreira e vida profissional. Também explicamos como engenharia e gestão de pessoas se relacionam, demos 6 conselhos valiosos para crescer no trabalho e na vida profissional.

Falamos, ainda, sobre a polêmica da reserva técnica, as 12 características de engenheiros de sucesso, o PL 9818/2018 (que pode colocar em risco a profissão dos engenheiros) e plataformas de cursos online gratuitos sobre empreendedorismo que você precisa conhecer.

Para quem pensa em conseguir um emprego em 2019, pode conferir as perguntas feitas em entrevistas de emprego na Google. Ou então, para quem pretende ter a própria startup, nós demos algumas dicas.

Tem mais!

Quer saber como um jogo de cerveja pode ensinar sobre gestão da cadeia de suprimentos ou como um exercício com Lego pode ajudar a resolver problemas em empresas? Nós contamos tudo aqui.

Se você é estudante e não fez ENADE, pode conferir essas dicas para regularizar sua situação. Pode ver ainda as 5 mudanças mais significativas no ensino de Engenharia, as 10 melhores faculdades de Engenharia no Mundo ou qual faculdade escolher: pública, particular ou militar?

Revelamos algumas verdades sobre a carreira de engenharia civil. Teve ainda uma notícia para comemorar: mostramos que os estudantes têm maior rendimento quando as aulas começam mais tarde. Claro que também mostramos algumas dicas para você ficar atento, como os 7 principais erros de todo estudante recém-formado.

Algumas dúvidas que você pode tirar por aqui também foram: Quais empresas é possível abrir no ramo da Engenharia de Produção? Já ficou curioso para saber quanto ganham os engenheiros das maiores construtoras do Brasil? Por que mais de 50% dos estudantes de engenharia desistem do curso? Nós temos as respostas para todas essas perguntas.

Entre outros assuntos abordados, mostramos como funciona o movimento empresa júnior, o que os sistemas de gestão da qualidade representam para uma empresa, o que significa empresa voltada para o cliente e qual o diferencial do engenheiro Seis Sigma. Por último, algumas notícias sobre a carreira de engenharia que aconteceram em 2018: a demanda por profissionais de ciência dos dados cresceu, bem como a demanda por profissionais freelancer. Não podemos esquecer que a Engenharia de Software regulamentada junto ao CREA.

+ Carros e motos

Em 2018, nós também falamos muito de automobilismo por aqui. Noticiamos que a charmosa kombi vai voltar, provavelmente em versão elétrica e o curioso transporte que é metade bicicleta e metade táxi que pretende ser inserido nas ruas do RJ. O carro autônomo não podia ficar de fora das nossas notícias, é claro. Inclusive, uma versão sem pedais e sem volante.

Dentre os carros que nós tivemos a oportunidade de testar e contar nossas impressões estão: o Novo Ford Edge, o Toyota Prius, o Peugeot 2008, o Ford Mustang (direto da Califórnia), o Peugeot 208, o Citröen Aircross 2018, o Peugeot 5008 e o Jetta 1.4 com motor TSI.

É claro, as motos não poderiam ficar de fora. Nós descobrimos o motopurismo e testamos alguns modelos da Royal Enfield, como a Continental GT e a Classic Squadron Blue. Ainda, testamos a Honda CB 650F.

+ BDE Explica e Curiosidades

tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

Imagem: strategypeak.com

É claro que não esquecemos do conteúdo da engenharia. Em 2018, nós explicamos o que é um fusível e qual a sua finalidade, como projetar edifícios à prova de terremotos, como proteger edifícios dos raios e tudo sobre SPDA. Falamos também sobre certificações e explicamos o que é LEED, AQUA e ISO, gerenciamento de projetos e PMI, PMBOK e PMP, explicamos EAP e comentamos sobre importância e viabilidade de manutenção preditiva nos processos produtivos. Calma, tem muito mais!

Como o carnaval de 2019 já está chegando, você pode conferir a engenharia por trás dos carros alegóricos que nós mostramos aqui neste ano. Dentre outras explicações estão a IV geração de reatores nucleares, adutoras de engate rápido, a classificação de açudes de irrigação, segurança hídrica, balanceamento e linha de produção, quantas tomadas deve ter cada cômodo, construção de barragens, parede de concreto moldada in loco, matéria escura e energia escura, corte a plasma, painel monolítico e impressão 4D.

Fizemos um panorama sobre projetos de drenagem urbana, explicamos como é um projeto de estradas e rodovias, os impactos ambientais gerados por rodovias, falamos de todos os tipos de cimento Portland, mostramos a duração de um edifício, lâmpada engarrafada, relógio de ferrofluido, engenharia reversa e diagramas elétricos.

Não paramos por aí:

Explicamos por que o dia da Engenharia é 10 de abril, descobrimos se a faculdade de engenharia a distância funciona mesmo, falamos sobre as vantagens e desvantagens de comprar robôs para limpeza da casa e os mitos sobre as máquinas lava-louças.

Sobre os softwares para Engenharia, explicamos sobre o SolidWorks, as vantagens do AutoDesk Revit e o programa Ftool 4.0 para análise de estruturas. Também aprendemos sobre LaTeX na Engenharia e abnTex2 e descobrimos a evolução do CAPTCHA.

A estrutura geodésica do Louvre, como foram construídas as pirâmides do Egito, a ponte sustentada por mãos gigantes no Vietnã, a diferença entre piso vinílico ou laminado e entre canteiro de obra e frente de trabalho e as 15 estradas mais perigosas do mundo também foram textos publicados aqui no Blog da Engenharia em 2018.

Você é sortudo ou azarado? Neste ano também descobrimos a estatística dos eventos improváveis. Por último, fomos desafiados a montar uma patinete só com fita!

+ Dicas!

tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

Imagem: internetvibes.net

Nossas dicas foram várias. Dentre elas, nós apresentamos 10 engenheiras e engenheiros para seguir no Instagram e se inspirar e 12 canais de ciência e tecnologia para seguir no Telegram. Para quem faz engenharia mecânica, teve dicas de cursos complementares e ainda demos dicas sobre como estudar para um concurso de engenharia.

Também rolou dica para diminuir a conta de luz, como ela pode vir zerada, para economizar energia elétrica, combustível e sobre como ganhar dinheiro durante a faculdade. É claro que as séries e os filmes não poderiam ficar de fora do nosso conteúdo em 2018. Teve lista com 5 séries para quem curte inteligência artificial e 7 dicas de filmes e séries sobre matemática para ver na Netflix.

Ensinamos um truque rápido para calcular porcentagem e disponibilizamos uma tabela de integrais, derivadas e identidades trigonométricas para você arrasar nos cálculos. Além de uma lista com 13 sites úteis para estudantes de engenharia e de uma lista de comandos do AutoCad. Algumas funções que vão turbinar seus conhecimentos em Excel e como usar a HP para o cálculo de vigas com o VigaG também foram textos publicados por aqui.

+ Humor

tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

Imagem: clubpenguin.wikia.com

Já que o início do ano está aí de novo, você pode aproveitar para conferir as 11 promessas que todo engenheiro faz no início do ano. Se você é estudante de engenharia, então precisa ver 25 coisas que só você vai entender.

Se você faz civil, vale conferir os 24 gifs que representam todo estudante de engenharia civil. Por outro lado, se faz produção, pode verificar as 10 coisas que um engenheiro de produção gostaria que as pessoas soubessem. Agora, se você sabe programar, precisa ver as 24 situações que os engenheiros que sabem programar entendem.

Há, ainda, as 22 coisas que só engenheiros ou estudantes de engenharia sabem, os professores mais engraçados que você já viu e 9 manias típicas de engenheiros. Claro, não poderiam faltar as 41 melhores gambiarras de engenharia e 15 exemplos de pessoas que nasceram com o dom para fazer gambiarras. Afinal, um ano sem gambiarras não seria um ano normal.

+ Tragédias

tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

Imagem: openpaper.com

Em 2018, infelizmente, várias tragédias marcaram a engenharia. A primeira delas foi sobre o acidente com uma ponte estaiada na Colômbia. Em seguida, veio o triste acontecimento da passarela que caiu em Miami.

No Brasil, infelizmente, também teve tragédia: a queda do edifício em São Paulo. Nós desvendamos quais foram as causas do acidente. Por último, foi a queda da ponte Morandi, na Itália.

+ Mulheres na Engenharia

tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

Imagem: mentalfloss.com

É claro que as mulheres na Engenharia não poderiam ficar de fora em 2018. Nós falamos sobre Grace Hopper, selecionamos 10 perfis de mulheres inspiradoras para seguir no Instagram, as 15 mulheres mais poderosas da engenharia e tecnologia e a engenheira que criou rede social exclusivamente para mulheres. Ainda, para incentivar futuras engenheiras, mostramos como seria se as princesas da Disney fossem engenheiras e a Barbie engenheira robótica.

Neste ano, lançamos uma série especial sobre mulheres que mudaram a engenharia e a ciência. Entre os nomes que já conhecemos, até o momento, estão: Ada Lovelace, Hertha Ayrton, Mária Telkes, Gladys West, Mae Jamison, Maryam Mirzakhani, Marissa Mayer, Emmy Noether, Lise Meitner, Jocelyn Bell Burnell e Grace Hopper. Mas ainda não acabou e em 2019 tem mais!

+ Grandes nomes da Engenharia e exemplos a serem seguidos

tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

Imagem: pt.wikipedia.org

Além das mulheres na Engenharia, outras personalidades estiveram presentes nos nossos textos. Nikola Tesla, por exemplo, que já havia previsto o smartphone em 1926. Stephen Hawking, que virou uma estrelinha este ano, deixou um legado com o qual podemos aprender muito.

Ayrton Senna não era um engenheiro, mas sua carreira serve de motivação para muita gente. Por isso, destacamos as suas frases mais marcantes aqui no Blog. Como exemplos a serem seguidos, mostramos o engenheiro que dá aulas de matemática e física de graça em praça do Rio de Janeiro e o engenheiro civil que criou projeto para reformas de casas na periferia de São Paulo.

+ Coberturas BDE

tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

Imagem: engenharia360.com

Nós cobrimos alguns eventos em 2018 e contamos tudo por aqui. O primeiro foi o da SolidWorks, onde entrevistamos Easton Lachappelle, descobrimos versão gratuita de SolidWorks para estudantes, a diferença entre VR e AR e os novos serviços na nuvem. Ainda, conversamos com Craig Therrien, que falou sobre curso, carreira e futuro da Engenharia, Marketplace e SolidWorks, com Louis Feinstein, sobre Internet das Coisas, conectividade e dicas para estudantes e profissionais e com Mário Belesi e Marcelo Hendler sobre como o SolidWorks é útil para várias engenharias. Por último, descobrimos como a realidade virtual, a realidade aumentada e a inteligência artificial afetam a indústria.

Também participamos do Frotas Conectadas, onde descobrimos sobre conectividade nos caminhões. Além disso, demos um pulo em Minas Gerais descobrir como funciona a produção de café.

Estivemos presentes na Shell Eco-marathon, onde conversamos com vários estudantes de engenharia e descobrimos muito sobre a competição, como as suas 3 categorias. Já imaginou se seu carro fizesse 525km com 1L de combustível? Como as mulheres marcam presença na competição, como ela estimula os jovens a investir em eficiência energética, Lego, STEM e o desenvolvimento de ciência no Brasil e como sair de um acidente em menos de um minuto também estão entre as coisas que vimos por lá. Ainda, conhecemos as 45 equipes participantes, os vencedores da Shell Eco-marathon 2018 e descobrimos se houve quebra de recorde na final.

Por último, estacionamos no Salão do Automóvel 2018 em São Paulo. Por lá, vimos as novidades no setor automobilístico e conferimos os novos modelos de várias marcas.

+ Viajamos pela América do Sul

Como bons engenheiros exploradores, fizemos um mochilão pela América do Sul e contamos nossa experiência: Chile e Deserto do Atacama, Salar de Uyuni e Machu Picchu.

+ Engenharia 360

tudo que aconteceu na Engenharia em 2018

Em 2018, renovamos o cenário do nosso canal no YouTube, o Engenharia 360. Alguns vídeos que você confere por lá são:

Prepare-se, porque em 2019 tem muito mais Blog da Engenharia!

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários