Engenharia 360

Já imaginou se seu carro fizesse 525km com 1L de combustível Shell?

Engenharia 360
por Redação 360
| 08/10/2018 | Atualizado em 13/09/2023 2 min
Engenharia 360

Já imaginou se seu carro fizesse 525km com 1L de combustível Shell?

por Redação 360 | 08/10/2018 | Atualizado em 13/09/2023
Engenharia 360
Engenharia 360

Já imaginou rodar centenas de quilômetros com apenas 1 litro de combustível? Esse é o desafio da Shell Eco-marathon Brasil 2018, uma corrida onde o que importa não é ser o mais rápido, mas sim ir mais longe.

A gente já tá por aqui, na terceira edição brasileira, a segunda no Rio de Janeiro. São mais de 400 estudantes de universidades que competem em 45 equipes para ver quem consegue ir mais longe com a menor quantidade de energia. São 3 categorias diferentes: Etanol, gasolina e bateria elétrica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Shell Eco Marathon Brasil 2018

Shell Eco Marathon Brasil 2018

Só pra vocês terem uma noção: A competição Shell Eco-marathon Brasil de 2017 quebrou os recordes de 2016, com os vencedores estabelecendo novos recordes nacionais com 525.7km/l na Gasolina, 412.4 km/l no Etanol e 363.6kWh na Bateria Elétrica. E você achando que aquela motinha 50cc era o ápice da economia, não é mesmo?

E como a etapa do Brasil serve de classificatória para a América Latina, o Brasil recebe equipes da Argentina, Equador e México também. Quem se classificar por aqui vai para a próxima etapa no ano que vem, nos Estados Unidos.

Shell Eco Marathon Brasil 2018

O evento acontece no mundo todo, há mais de 30 anos, e é um dos desafios de eficiência energética mais aclamados do planeta. Mas a história começa bem antes, lá em 1939 quando funcionários da companhia nos EUA fizeram um desafio para ver quem ia mais longe com menos combustível. A brincadeira informal fez sucesso e se tornou tradição. Mas foi apenas em 1985 que o evento se tornou oficial e se expandiu para outros continentes.

Todas as equipes da Shell Eco-marathon Brasil 2018 funcionam como mini empresas. Elas são multidisciplinares, com estudantes de cursos como comunicação, marketing e administração, além, é claro, das diversas áreas de engenharia que trabalham diretamente no projeto e construção dos veículos.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

No primeiro dia de competição, os estudantes chegaram cedo ao pavilhão 2 do Riocentro. Foi o dia de fazer o registro e credenciamento, a montagem dos últimos detalhes dos carros, inspeções técnicas e acertar tudo com o time.

A equipe da Shell Eco-marathon Brasil 2018 se reuniu com os líderes das equipes para passar tudo a limpo e tirar as dúvidas dos estudantes. Apesar de a competição não ter começado ainda, é um dia de comemoração para muitas equipes. Isso porque o desafio é tão exigente que até mesmo ter o veículo aprovado na inspeção é uma vitória para muitos.

Fique conosco por aqui e acompanhe também os nosso canais no YoutTube, Facebook e Instagram: vai ter muuuuita coisa legal acontecendo!


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360
Artigo Patrocinado

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo