Engenharia 360

Conheça as 3 categorias da Shell Eco-marathon

Engenharia 360
por Redação 360
| 10/10/2018 | Atualizado em 13/09/2023 2 min
Engenharia 360

Conheça as 3 categorias da Shell Eco-marathon

por Redação 360 | 10/10/2018 | Atualizado em 13/09/2023
Engenharia 360
Engenharia 360

Você sabia que a Shell Eco-marathon, que acontece no Brasil até essa quinta-feira (11) tem três categorias: Gasolina, Etanol e Bateria elétrica? O objetivo da maratona é desenvolver um veículo com maior eficiência energética usando essas fontes de energia, ou seja, um carro que chegue mais longe consumindo menos.

CATEGORIAS SHELL ECO-MARATHON

Mas como cada fonte de energia se comporta?

Entre os dois combustíveis mais utilizados no mundo em carros de passeio, gasolina e etanol, a grande campeã de eficiência energética ainda é a gasolina. O veículo vencedor dessa categoria na segunda edição brasileira, que ocorreu em 2017, atingiu a impressionante marca de 525,7 km/L . Foi desenvolvido por estudantes de Engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina. Já o carro vencedor da categoria Etanol, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, fez 412,4  km/L.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Compare esses dois veículos com um carro popular econômico, que consome uma média entre 10 e 15km/L de gasolina na cidade: é muita economia, não é?

Quanto ao carro elétrico, a comparação não pode ser a mesma, já que as unidades de medida são diferentes. O ganhador da categoria no ano passado, também da Universidade Federal de Santa Catarina, chegou a 363,6 km/kWh, uma marca também impressionante, considerando que, em média, um carro elétrico vendido no mercado utiliza 30kWh para rodar 160km.

CATEGORIAS SHELL ECO-MARATHON

Salto em eficiência na Shell Eco-marathon

O salto de eficiência energética em cada categoria de um ano para outro da maratona é perceptível. Basta comparar os resultados de 2017 com 2016 para ver que a evolução da tecnologia foi rápida.

O projeto que ganhou a Shell Eco-marathon na categoria Gasolina em 2016 não chegou nem perto do vencedor do ano passado. Ele atingiu “apenas” 190,2 km/L. Na etanol, 102,8 km/L e na Bateria elétrica, “míseros” 139,3 km/kWh. Ou seja, a cada ano, as equipes se dedicam para aumentar a performance e criar veículos cada vez mais eficientes.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

CATEGORIAS SHELL ECO-MARATHON

A competição saudável estimula a pesquisa, promove o desenvolvimento científico e contribui para a criação de soluções sustentáveis visando a preservação do meio ambiente. Com carros mais econômicos e potentes.

Será que teremos recordes esse ano na Shell Eco-marathon? Acompanhe os resultados das corridas também nas redes sociais!


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360
Artigo Patrocinado

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo