Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

LEED, AQUA e ISO: o que você precisa saber sobre certificações

por Eduardo Slabocicor Cavalcanti | 16/01/2018
Copiado!

As certificações, tão usadas na engenharia, são constituídas por uma série de etapas e construídas com o objetivo de regularizar situações dentro de uma organização, de acordo com seu segmento de atuação. Elas servem para definir processos e adotar procedimentos corretos, reduzindo perdas e custos, e aumentando a produtividade, a credibilidade e a boa prática das atividades.

Dentre os diferentes tipos de certificações existentes, o Blog da Engenharia listou as principais, que são as certificações LEED, AQUA e ISO. Saiba mais a seguir.

Fonte: Pixabay.

Certificação LEED

LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, está mudando a ideia de como os edifícios e as comunidades são planejados, construídos e operados. A certificação é utilizada por mais de 160 países, funciona para todos os edifícios e pode ser aplicado a qualquer momento no empreendimento.

Os projetos que buscam a certificação LEED serão analisados por 8 dimensões. Todas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que, à medida que atendidos, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 a 110 pontos.

Os níveis são: Certificado, Silver, Gold e Platinum. Dentre os benefícios desta certificação, estão a redução de custos, melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes, inclusão social e aumento do senso de comunidade e capacitação profissional.

Fonte: Pixabay.

Certificação AQUA

O Processo AQUA é um Processo de Gestão Total do Projeto para obter Alta Qualidade Ambiental em empreendimentos novos. Essa qualidade é demonstrada para clientes, investidores e demais partes por meio dessa certificação. Ela foi adaptada para a realidade brasileira a partir do sistema de certificação francês HQE (Haute Qualité Environnementale). Os benefícios da obtenção da certificação AQUA para os empreendedores são:

  • Provar a Alta Qualidade Ambiental do empreendimento
  • Diferenciar seu imóvel no mercado
  • Aumentar a velocidade de vendas ou locação
  • Associar a imagem da empresa à sustentabilidade
  • Melhorar relações com órgãos ambientais e comunidades

Entre as vantagens para os compradores, podem ser citadas a economia de água e energia durante a vida útil do imóvel, redução dos custos de condomínio e melhores condições de conforto e saúde.

É importante o comprometimento do empreendedor desde o início do projeto, pois a certificação requer a implantação de um sistema de gestão do empreendimento (SGE) e também o atendimento das 14 categorias de qualidade ambiental do empreendimento (QAE), que podem ser classificadas como bom, superior ou excelente.

Fonte: Pixabay.

Certificação ISO

Existem diferentes tipos de certificações ISO, cada uma com suas respectivas propostas para as empresas. Todas tem em comum o objetivo de introduzir reformas, arrumar o que não está dando certo e incentivar a organização rumo à modernização administrativa. A proposta da certificação ISO baseada na gestão da qualidade é oferecer vantagem competitiva e melhoria contínua, corrigindo erros, reduzindo custos e processos ineficientes.

Todos ganham com isso: empresa, funcionários e clientes. A ISO 9001, por exemplo, além de ser uma das mais conhecidas, tem o propósito de melhorar o desempenho organizacional com foco nos negócios. Pode ser aplicado a qualquer porte de empresa, produto ou serviço.

Além de ampliar a competitividade no mercado e ter possibilidade de fazer novos negócios, a certificação ISO 9001 também pode aumentar o nível de organização interna, facilitar o controle da administração, melhorar a produtividade e aumentar os lucros.

Algumas empresas, atualmente, só realizam contratos com fornecedores que possuam essa certificação, por isso é cada vez mais necessário se readequar para obter mais uma vantagem competitiva. Outras vantagens são: credibilidade, redução de custos, organização interna e melhoria no desempenho dos negócios.


Fonte: Ambiente Eficiente. Certificação ISO; GBC Brasil

Copiado!
Engenharia 360

Eduardo Slabocicor Cavalcanti

Empresário, empreendedor e alucinado por conhecimento, escreve para a internet desde 2008 e tem paixão por consumir informação e descobrir coisas. Formado em Engenharia Civil porém atua diretamente com diversas áreas da engenharia, e cursa MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios.

Comentários