Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 finalmente chegaram e devem ser um espetáculo inspirador para quem curte engenharia e arquitetura, sobretudo por conta dos seus exemplos de inovação tecnológica. A promessa é que haja uma mescla harmoniosa entre construções modernas e históricas nas instalações esportivas que sediarão os eventos, tendo como pano de fundo locais icônicos do turismo - tanto na Cidade Luz quanto nos arredores. Confira detalhes no artigo a seguir, do Engenharia 360!
Sedes principais dos Jogos Olímpicos
Paris 2024 utilizará, portanto, deve explorar bastante seus monumentos históricos como sedes para os Jogos Olímpicos, destacando a diversidade cultural e geográfica do país.
Arena Bercy
Localizada no 12º distrito de Paris, a Arena Bercy é um dos principais locais para os Jogos. Reformada em 2015, a arena já é um conhecido palco de eventos esportivos e culturais. Durante as Olimpíadas, será a sede da ginástica artística e das quartas de final do basquete. Com uma capacidade significativa, a Arena Bercy promete ser um dos locais mais vibrantes dos Jogos.
Arena Campo de Marte
Próxima à icônica Torre Eiffel, a Arena Campo de Marte será uma instalação temporária, mas de grande importância. Com 10.000 m², o local sediará competições de judô e luta greco-romana. Após os Jogos, a estrutura será desmontada, mas sua localização privilegiada a torna um ponto de interesse durante o evento.
Arena Paris Norte
Montada dentro do Centro de Exposições Villepinte, em Saint-Denis, a Arena Paris Norte será a sede das preliminares de boxe e do ranqueamento de esgrima do pentatlo moderno. Assim como outras instalações temporárias, sua estrutura será desmontada após os Jogos, mas o centro continuará a ser utilizado para feiras e eventos.
Veja Também: Estrutura de pistas de skate olímpico para Paris 2024
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Arena Paris La Défense
Inaugurada em 2017, a Arena Paris La Défense é uma das mais inovadoras. Com a maior tela interativa do mundo, o local abrigará as competições de natação e polo aquático. Embora a estrutura para os eventos aquáticos seja temporária, a arena continuará a ser um importante espaço para eventos culturais e esportivos.
Centro Aquático
Situado próximo ao Stade de France, o Centro Aquático é uma das instalações permanentes construídas para os Jogos. Ele será o palco de competições de saltos ornamentais, nado artístico e algumas partidas de polo aquático. Após os Jogos, o centro continuará a servir como sede de competições e atividades para a população local.
Estádio Bordeaux
O Estádio Matmut Atlantique, em Bordeaux, sediará jogos de futebol masculino e feminino. Este estádio, construído para a Eurocopa de 2016, continuará a ser a casa do Bordeaux após os Jogos.
Veja Também: Como as estruturas provisórias garantem Jogos Olímpicos de 2024 sustentáveis e inovadores
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Estádio Saint-Quentin-en-Yvelines
Localizado em Montigny-le-Bretonneux, este estádio fará parte do complexo do velódromo e será a sede do ciclismo BMX Racing. A nova pista, projetada para os Jogos, permanecerá após o evento, enquanto a estrutura para o público será temporária.
Estádio Geoffroy Guichard
Conhecido como "Caldeirão", o Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne, receberá jogos de futebol. Este estádio histórico já foi palco de grandes eventos, incluindo a Euro 2016 e a Copa do Mundo de 1998.
Observação: Esses três estádios citados foram construídos para competições como a Eurocopa, continuarão a ser os lares de seus times locais após os Jogos Olímpicos.
Outras sedes olímpicas
Além destas sedes, podemos citar o nome de outros destaques desses Jogos Olímpicos de Paris 2024:
- Arena Paris Sul
- Arena Porte de La Chapelle
- Centro de Tiro Esportivo Chateauroux
- Colina de Elancourt
- Estádio de La Beaujoire
- Estádio do Lyon
- Estádio do Nice
- Estádio Pierre Mauroy
- Estádio Náutico Vaires-sur-Marne
Vale destacar que esses locais escolhidos possuem uma rica herança cultural importante para a engenharia e arquitetura. Os franceses querem mesmo celebrar sua história, arte, paisagismo, urbanismo e construção civil, o que deve promover ainda mais o turismo local e valorização do patrimônio ao mesmo tempo que deixa um legado duradouro para os cidadãos.
A grande abertura das Olimpíadas de Paris 2024
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 será realizada no dia 26 de julho, às margens do Rio Sena - recém tratado graças a uma obra imensa de estrutura de Catedral (clique aqui para saber mais). Esse endereço foi escolhido porque é cercado de monumentos famosos, como Torre Eiffel e o Museu do Louvre, dando um "tom" dramático e espetacular ao início do evento.
Veja Também:
Fontes: ArchDaily, CNN Brasil, Itatiaia, Stir World.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.