Já pensou em enviar uma lembrancinha sua para o Sol? A NASA está convidando as pessoas para cadastrarem os seus nomes, os quais serão gravados em um microchip que estará a bordo da sonda Parker Solar.
A sonda possui o tamanho aproximado de um carro pequeno e viajará para a atmosfera do Sol, a aproximadamente 4 milhões de milhas (mais de 6 milhões de quilômetros) de sua superfície, passando por condições extremas até ser destruída. O objetivo da Parker Solar Probe é estudar como é o comportamento da energia e do calor por lá, permitindo compreender mais sobre como a estrela gigante funciona e como ela afeta os planetas.
Saiba mais sobre o convite da NASA
Para suportar as temperaturas elevadas, a sonda conta com a proteção de um escudo de carbono de mais de 11cm. Este escudo é responsável por manter os instrumentos que estudarão o campo magnético, o plasma, as partículas solares e o vento solar (e o chip com os nomes) intactos por um tempo.
O tempo de voo da Parker Solar é de, aproximadamente, 700.000 km/h. Com essa velocidade, seria possível ir de Washington a Tóquio em menos de um minuto. A previsão é de que ela seja lançada no meio deste ano, sendo queimada na atmosfera solar entre 2024 e 2025. Uma curiosidade é que o nome da sonda passou de Solar Probe Plus para Parker Solar Probe em 2017 em homenagem ao astrofísico Eugene Parker. Foi a primeira vez que a NASA deu o nome de uma pessoa viva para uma sonda.
Para submeter o nome é simples: basta clicar neste link que direciona para o site da NASA. Lá, você digitará seu nome e o seu e-mail. Depois, é necessário entrar no e-mail e clicar no link de confirmação. Ao clicar no botão de confirmação, seu certificado é gerado. As submissões vão até 27 de abril. Quem faz o convite de envio do nome é o Capitão Kirk (William Shatner) de Star Trek.
Parece bobagem enviar o nome para queimar no Sol. Porém, a ideia da NASA de envolver a comunidade auxilia a divulgar a missão e a instigar o interesse científico, principalmente nos jovens.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Fontes: NASA; NASA – Parker Solar Probe; Space.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.