Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

E se as princesas da Disney fossem engenheiras?

por Larissa Fereguetti | 22/03/2018
Copiado!

E viveram felizes para sempre… com uma carreira de sucesso na engenharia!

Já pensou como seria o incentivo para a carreira de STEM se mais personagens infantis fossem dessas áreas? A divulgação de ideias como colocar as princesas como engenheiras (que veio deste site aqui) vai além de uma brincadeira na internet: ela serve para que as meninas vejam que não são só os meninos que fazem engenharia.

De acordo com um estudo da Flacso-Argentina (de 2018) patrocinado pela Disney, 9 em cada 10 meninas de 6 a 8 anos acreditam que “engenharia é coisa de menino. A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México. Assim, mesmo que divertidas, as imagens abaixo ajudam a desconstruir a ideia de que engenharia é para meninos ou de que há engenharias específicas para mulher.

Ariel: Engenheira Biomédica

A protagonista de “A Pequena Sereia” perdeu a cauda e ganhou pernas. Porém, junto com as novas pernas, veio a dor. Simpatizando com os usuários de próteses, ela transformou-se em uma Engenheira Biomédica. Suas pesquisas são em robótica para pessoas que sofreram amputação.

Ariel princesa da Disney de engenheira biomédica
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Aurora: Engenheira Química

Depois de um sono profundo (que todos os estudantes de engenharia desejam) causado por uma agulha envenenada, a Bela Adormecida resolveu estudar a química dos venenos. Foi assim que ela escolheu a Engenharia Química.

Princesa aurora de engenheira química
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Bela: Engenheira de Computação e de Sistemas

Em A Bela e a Fera, Bela despertou sua curiosidade sobre como funcionava o famoso espelho mágico presente em várias histórias. Assim, ela começou a estudar tecnologias wireless e tornou-se Engenheira de Computação e de Sistemas.

Bela princesa da Disney de engenheira de computação
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Cinderela: Engenheira Mecânica

Depois de ver uma abóbora virar carruagem, Cinderela despertou seu interesse por motores, afinal, ela não queria mais abusar da boa vontade de seus amiguinhos ratos que viram cavalos. Assim, cursou Engenheira Mecânica.

cinderela engenheira da disney de engenheira mecânica
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Elsa: Engenheira Civil

A cena clássica de Elsa construindo seu castelo de gelo em Frozen, ao som de Let it Go, só poderia resultar em um amor pela Engenharia Civil. Afinal, ela é do tipo de princesa que sabe construir seu próprio castelo. Com o diploma em mãos, Elsa é capaz de construir pontes, casas e edifícios não só com gelo.

elsa princesa da disney de engenheira civil
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Jasmine: Engenheira Aeroespacial

O céu não é o limite para uma princesa com a carreira em ascensão. Depois de vários voos na garupa de Aladdin no tapete mágico, Jasmine reuniu sua coragem e resolveu ir mais alto. Tornou-se Engenheira Aeroespacial e planeja entrar para a NASA.

Jasmine de eng espacial
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Tiana: Engenheira de Projetos

A protagonista de A Princesa e o Sapo, Tiana, a garçonete que sonha em abrir seu próprio restaurante, nunca desistiu de seus planos de se tornar chefe do próprio negócio. Sua experiência em controle de custos foi o empurrão para que ela se especializasse em Engenharia de Projetos.

Tiana princesa da Disney de engenheira de projetos
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Merida: Engenheira Eletricista

Tentando compreender seus cabelos rebeldes, Merida se apaixona pelo gerador de Van de Graaff. A partir daí, fazer Engenharia Elétrica foi uma decisão fácil.

Merida de engenheira eletricista
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Mulan: Engenheira de Materiais

O grande interesse de Mulan pelas espadas a levou a estudar as propriedades do aço. Durante a graduação em Engenharia de Materiais, as horas no laboratório de fundição, sob altas temperaturas, foram facilitadas pelos anos de convivência com Mushu.

Mulan de engenheira de materiais
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Pocahontas: Engenheira Ambiental

Sua intimidade com as forças da natureza levaram Pocahontas a cursar Engenharia Ambiental. Depois de formada, ela resolveu estudar os impactos ambientais causados pela ocupação humana, o uso sustentável de recursos naturais e, em alguns casos, presta consultoria para o Greenpeace.

Pocahontas de engenheira ambiental
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Rapunzel: Engenheira de Sinalização

Em Enrolados, uma versão de Rapunzel, após a personagem ser sequestrada e trancada em uma torre, o reino envia lanternas voadoras para o céu esperando que ela retorne para casa. Assim, ela interessou-se na área de Engenharia de Sinalização.

Rapunzel de eng de sinalização
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Branca de Neve: Engenheira de Minas

Depois de conviver com sete mineiros, era bem provável que Branca de Neve despertasse seu interesse pela área de mineração. Porém, ao invés de se tornar uma operária da mina, ela resolveu se formar em Engenharia de Minas e estudar o local onde seus amigos trabalhavam.

Branca de neve de eng de minas
Imagem: ahedyjourney.wordpress.com

Leia também: Barbie engenheira robótica tem a missão de estimular o aprendizado de programação nas meninas

E você, qual princesa seria? Tem alguma outra sugestão? Comente!

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários