Já pensou como seria o incentivo para a carreira de STEM se mais personagens infantis fossem dessas áreas? A divulgação de ideias como colocar as princesas como engenheiras (que veio deste site aqui) vai além de uma brincadeira na internet: ela serve para que as meninas vejam que não são só os meninos que fazem engenharia.
De acordo com um estudo da Flacso-Argentina (de 2018) patrocinado pela Disney, 9 em cada 10 meninas de 6 a 8 anos acreditam que “engenharia é coisa de menino”. A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México. Assim, mesmo que divertidas, as imagens abaixo ajudam a desconstruir a ideia de que engenharia é para meninos ou de que há engenharias específicas para mulher.
Ariel: Engenheira Biomédica
A protagonista de "A Pequena Sereia" perdeu a cauda e ganhou pernas. Porém, junto com as novas pernas, veio a dor. Simpatizando com os usuários de próteses, ela transformou-se em uma Engenheira Biomédica. Suas pesquisas são em robótica para pessoas que sofreram amputação.
Aurora: Engenheira Química
Depois de um sono profundo (que todos os estudantes de engenharia desejam) causado por uma agulha envenenada, a Bela Adormecida resolveu estudar a química dos venenos. Foi assim que ela escolheu a Engenharia Química.
Bela: Engenheira de Computação e de Sistemas
Em A Bela e a Fera, Bela despertou sua curiosidade sobre como funcionava o famoso espelho mágico presente em várias histórias. Assim, ela começou a estudar tecnologias wireless e tornou-se Engenheira de Computação e de Sistemas.
Cinderela: Engenheira Mecânica
Depois de ver uma abóbora virar carruagem, Cinderela despertou seu interesse por motores, afinal, ela não queria mais abusar da boa vontade de seus amiguinhos ratos que viram cavalos. Assim, cursou Engenheira Mecânica.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Elsa: Engenheira Civil
A cena clássica de Elsa construindo seu castelo de gelo em Frozen, ao som de Let it Go, só poderia resultar em um amor pela Engenharia Civil. Afinal, ela é do tipo de princesa que sabe construir seu próprio castelo. Com o diploma em mãos, Elsa é capaz de construir pontes, casas e edifícios não só com gelo.
Jasmine: Engenheira Aeroespacial
O céu não é o limite para uma princesa com a carreira em ascensão. Depois de vários voos na garupa de Aladdin no tapete mágico, Jasmine reuniu sua coragem e resolveu ir mais alto. Tornou-se Engenheira Aeroespacial e planeja entrar para a NASA.
Tiana: Engenheira de Projetos
A protagonista de A Princesa e o Sapo, Tiana, a garçonete que sonha em abrir seu próprio restaurante, nunca desistiu de seus planos de se tornar chefe do próprio negócio. Sua experiência em controle de custos foi o empurrão para que ela se especializasse em Engenharia de Projetos.
Merida: Engenheira Eletricista
Tentando compreender seus cabelos rebeldes, Merida se apaixona pelo gerador de Van de Graaff. A partir daí, fazer Engenharia Elétrica foi uma decisão fácil.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Mulan: Engenheira de Materiais
O grande interesse de Mulan pelas espadas a levou a estudar as propriedades do aço. Durante a graduação em Engenharia de Materiais, as horas no laboratório de fundição, sob altas temperaturas, foram facilitadas pelos anos de convivência com Mushu.
Pocahontas: Engenheira Ambiental
Sua intimidade com as forças da natureza levaram Pocahontas a cursar Engenharia Ambiental. Depois de formada, ela resolveu estudar os impactos ambientais causados pela ocupação humana, o uso sustentável de recursos naturais e, em alguns casos, presta consultoria para o Greenpeace.
Rapunzel: Engenheira de Sinalização
Em Enrolados, uma versão de Rapunzel, após a personagem ser sequestrada e trancada em uma torre, o reino envia lanternas voadoras para o céu esperando que ela retorne para casa. Assim, ela interessou-se na área de Engenharia de Sinalização.
Branca de Neve: Engenheira de Minas
Depois de conviver com sete mineiros, era bem provável que Branca de Neve despertasse seu interesse pela área de mineração. Porém, ao invés de se tornar uma operária da mina, ela resolveu se formar em Engenharia de Minas e estudar o local onde seus amigos trabalhavam.
Leia também: Barbie engenheira robótica tem a missão de estimular o aprendizado de programação nas meninas
E você, qual princesa seria? Tem alguma outra sugestão? Comente!
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.