Engenharia 360

GoPro Hero 6 para engenharia

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 07/08/2018 | Atualizado em 13/09/2023 4 min

GoPro Hero 6 para engenharia

por Eduardo Mikail | 07/08/2018 | Atualizado em 13/09/2023
Engenharia 360

Recentemente nós testamos a nova GoPro Hero 6, a sucessora da GoPro Hero 5! Apesar do design semelhante, a GoPro Hero 6 chegou ao mercado com várias novidades. Nós já testamos, e abaixo você confere mais sobre o modelo e nossas impressões.

GoPro Hero 6
Imagem: Eduardo Mikail | Engenharia 360

GoPro Hero 6 na Engenharia

Por ser prática, fácil de transportar e caber em qualquer lugar, a GoPro é ideal para ser levada para o trabalho de campo na engenharia. Alguns exemplos são: obras, exploração de terreno, áreas de mineração, usinas e outros, como nós já mostramos aqui no 360. A resistência à água é um ponto importante, pois permite que ela seja levada para usinas hidrelétricas e quedas d'água, por exemplo.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Devido ao ângulo de captura, ela é eficiente para fazer uma foto de uma área com registro de vários elementos. O estabilizador de imagens também facilita muito a vida, permitindo que as fotos sejam tiradas em movimento e tenham qualidade. Assim, se você está no meio do trabalho ou de uma visita técnica e precisa fazer um relatório fotográfico, basta tirar a GoPro Hero 6 do bolso e fazer a captura. Depois, é só transferir o arquivo com o próprio aplicativo da câmera. Se você souber usar bem seus recursos, pode até mesmo facilitar o seu dia a dia no trabalho.

GoPro

A GoPro, de modo geral, é uma câmera compacta, o que a torna fácil de transportar. Ela ganhou muita popularidade nos últimos anos e vem cada vez mais ganhando novos usos e finalidades, diferente do que estamos acostumados a ver em atividades esportivas. Um dos motivos é que ela é muito prática para registrar tais momentos. Como é à prova d’água, é possível tirar fotos até mergulhando (com limite máximo de 10 metros de profundidade). Outra grande vantagem da câmera é a lente, que é grande e angular. Com ela, é possível capturar muita coisa em um só enquadramento. Vale também um destaque para os acessórios, que vão desde o tradicional bastão de selfie até suportes que você veste ao próprio corpo.

GoPro Hero 6
Imagem: Eduardo Mikail | Engenharia 360

GoPro Hero 6

Processador e zoom

Uma das grandes novidades é o processador GP1, que é projetado pela própria GoPro. O GP1 permite capturar vídeos com alta resolução e alta taxa de quadros por segundo (fps). Dentre as outras vantagens, é possível destacar que ele melhora o alcance de tons e a qualidade da imagem quando há pouca luz. Neste ponto, a GoPro mostra que começou a superar uma de suas grandes desvantagens, que era em fotos noturnas e em ambientes com pouca luz.

O zoom digital é feito a partir do toque. Assim, é possível para aumentar ou diminuir o zoom deslizando o dedo pela tela. A GoPro Hero 6 também tem controle de voz em português - Sim! Você pode falar: "GoPro, tirar foto", que ela faz o resto do trabalho por você!

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

GoPro Hero 6
Imagem: Eduardo Mikail | Engenharia 360

Imagem e vídeo

Ainda, o display está mais sensível e com cores mais vivas e realistas que o modelo anterior. Agora, a foto parece mais "em movimento". Apesar das novidades, o design e a bateria são praticamente os mesmos da Hero 5. A resolução também não aumentou e continua de 12MP.

A resolução dos vídeos chega a 4K, com uma taxa de 60fps. A Hero 5 já possuía a mesma capacidade de resolução (assim como a Hero 4), mas a sua taxa era a metade da Hero 6. O aumento deixa as imagens com maior precisão de movimento e mais contraste. Para HD, a taxa também dobrou: de 120fps no modelo anterior para 240fps na Hero 6. A função super slow motion permite gravar a 240fps e fazer vídeos mais lentos com uma maior precisão no movimento. Porém, ele só pode ser feito com essa taxa em 1080p ou 720p. Quando em 4k, não é possível fazer a 240fps.

GoPro Hero 6
Imagem: Eduardo Mikail | Engenharia 360

A GoPro Hero 6 também possui estabilizador de imagens eletrônico, o qual permite que as imagens fiquem satisfatórias mesmo em situações em que há muito movimento. Ou seja, é possível tirar fotos “menos tremidas” durante um momento radical, por exemplo, e obter melhor qualidade nas gravações de vídeos.

Pontos negativos

E para não dizer que não encontramos ponto negativo, nos deparamos com algumas situações em que a câmera travou e tivemos que reinicia-la para poder continuar utilizando. Um pequeno detalhe que deverá ser resolvido na próxima atualização de software.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

GoPro Hero 6
Imagem: Eduardo Mikail | Engenharia 360

Conectividade

A GoPro Hero 6 suporta Wi-Fi de 5GHz, o que permite maiores taxas de transferência. Assim, até arquivos pesados são transferidos mais rapidamente. Porém, é preciso ficar atento porque o gasto da bateria durante a conexão Wi-Fi é alto. As funções de Bluetooth, USB-C e micro HDMI também estão presentes.

Veja Também: Câmeras fotográficas: conheça 6 modelos super bacanas [rivais da famosa GoPro]


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo