Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Situação do esgoto no Brasil: como ela representa uma ameaça à qualidade da água

Engenharia 360

20/04/2018

POR Larissa Fereguetti 20/04/2018

  • ANA
  • DBO
  • Esgoto
  • esgoto em ingles desentop
  • esgoto in english
  • fossa
  • ralo
  • Saneamento
  • saneamento básico

Desde pequeno, o brasileiro ouve que o seu país possui uma imensa quantidade de água doce. Esse é um dos elementos que justifica o fato de que a consciência em relação à economia de água é mínima. Além do consumo elevado, o Brasil também possui problemas como uma perda de água muito grande no abastecimento, falta de saneamento, problemas no esgoto, desmatamento e alto consumo e poluição provenientes da atividade agrícola.

Em 2015, por exemplo, o país ficou assustado ao ver parte do país passar por uma crise hídrica e a população começou a perceber que a água é um bem precioso. Porém, a crise hídrica foi esquecida assim que a água voltou a sair regularmente nas torneiras.

esgoto

Imagem: globalcitizen.org

Situação do esgoto no Brasil

É do conhecimento geral que a água não vai acabar. Porém, na situação atual, a água adequada para o abastecimento humano corre o risco de tornar-se imprópria para o consumo. De acordo com o Atlas Esgotos da Agência Nacional de Águas (ANA), apenas 45% da população brasileira possui tratamento de esgoto adequado. O esgoto não tratado vai para os corpos hídricos, ocasionando desequilíbrios ambientais e problemas na saúde pública.

esgoto

Imagem: unocha.org

Existe um limite no qual os tratamentos disponíveis e economicamente viáveis são aplicáveis, além de legislações que classificam os usos da água de acordo com a situação do corpo hídrico de onde ela provém. Aos poucos, um corpo hídrico pode não conseguir mais se recuperar (autodepurar) e acaba muito poluído, como o rio Tietê. Quando um corpo hídrico está nesta situação, ele não pode mais ser utilizado para fins de abastecimento humano.

Um parâmetro utilizado para verificar a situação da poluição da água é a demanda bioquímica de oxigênio (DBO). A DBO nada mais é que a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica presente nos corpos hídricos. Quanto mais matéria orgânica, maior a DBO. Consequentemente, altos níveis de DBO indicam que a poluição é maior.

No Brasil, apenas 39% da carga orgânica gerada é removida antes que o esgoto chegue aos rios. Segundo a ANA, dentre os rios brasileiros, 1.656.930km possuem DBO de até 3mg/L; 25.760km possuem DBO entre 3mg/L e 5mg/L; 27.040km têm DBO entre 5mg/L e 10mg/L, os quais requerem tratamento avançado para a água captada para o abastecimento público, e 83.450km possuem DBO maior que 10mg/L e já não podem mais ser utilizados para o abastecimento.

esgoto

Imagem: atlasesgotos.ana.gov.br

Ainda, apenas um terço das estações de tratamento de esgoto existentes no país remove mais de 80% da DBO. Tais números indicam o quão preocupante é a situação e mostram que, para preservar um bem tão essencial como a água, é necessário agir.

esgoto

Imagem: estormwater.com

O saneamento básico tem como um de seus princípios fundamentais a universalização do acesso, de acordo com a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei Federal nº 11.445/2007). Para isso, o primeiro passo, que é o levantamento de dados, já foi realizado pela ANA. Agora, é necessário desenvolver e aplicar estratégias para tentar solucionar o problema.

Para universalizar os serviços de esgotamento sanitário no Brasil até 2035, a ANA estima que sejam necessários R$149,5 bilhões. O custo é elevado, no entanto, ele não é maior que o custo de novas tecnologias para tratamento de água somado ao custo do impacto da falta de saneamento na saúde pública.

Referências: Atlas Esgotos; ANA; CONAMA 357/2005; CONAMA 430/2011.

ANA
DBO
Esgoto
esgoto em ingles desentop
esgoto in english
fossa
ralo
Saneamento
saneamento básico

Larissa Fereguetti

Engenheira Sanitarista e Ambiental. Mestre e doutoranda em Modelagem Matemática e Computacional. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

mais
Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

20 Resultados
6 motivos para você conhecer o SOLIDWORKS World 2019
6 coisas que estudantes de engenharia podem fazer para aproveitar as férias
Lista de aplicativos para engenharia de Dezembro! Confira!
Telescópio com espelho de 39 metros de diâmetro está em construção no Chile
10 árvores de Natal feitas (certamente) por engenheiros(as)
7 filmes (não natalinos) para ver na Netflix no final de ano
7 coisas que engenheiros/estudantes de engenharia passam no Natal em família
O projeto de Pontes em Concreto
HP50G x TI NSpire - Quais as principais diferenças dessas duas calculadoras para engenharia?
BDE Explica: O que é cota de arrasamento?
Bioengenharia: conheça o rim artificial que promete substituir a hemodiálise
Startup fundada por brasileiro cria nanosatélite que promete soluções para a agricultura
Terminei a faculdade, e agora?
BDE Review: Scanner Portátil EPSON ES-300W para engenheiros
Como a Samsung DeX e o Galaxy S9 mudaram completamente o dia a dia de um engenheiro
Brasil perde R$56 bilhões por ano por falta de investimento em saneamento
Testamos o novo Motorola One. Confira nossa opinião!
Aplicativos para Engenharia: Confira nossa lista de Novembro!
Testamos a nova e incrível Xiaomi Mi Band 3, a pulseira inteligente chinesa
Descubra como usar a HP para o cálculo de vigas com o VigaG
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

20 Resultados
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Titulo do Post
Escolha a engenharia do seu interesse