Destaque

Descubra como exercício com LEGO pode ajudar na resolução de problemas em empresas

{{post.author.node.name}}

Por: Gilberto Strafacci Neto | Em: | Atualizado: 3 meses atrás | 6 min de leitura

Imagem de foto grátis em Feepik

Compartilhe »

Em 1996, os professores Johan Roos, Bart Victor e David Owens, juntamente com Robert Rasmussen, executivo da LEGO, criaram a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®. Essa técnica inovadora visa ampliar a criatividade, melhorar a comunicação e promover uma nova forma de aprendizagem em um ambiente corporativo seguro.

O LEGO® SERIOUS PLAY® é uma ferramenta poderosa para empresas, capaz de esclarecer a cultura organizacional. As peças e cenários funcionam como metáforas que refletem a identidade de cada indivíduo na empresa, narrando vivências e experiências pessoais. Saiba mais no artigo a seguir, do Engenharia 360!

lego
Imagem de foto grátis em Feepik

Como funciona método LEGO SERIOUS PLAY

O método está baseado em quatro etapas que irão conduzir os participantes a uma jornada para resolução de problemas complexos e adaptativos em ambientes corporativos.

1ª Etapa: Implementação da Pergunta-Problema

A primeira etapa é a fase de implementar a pergunta. Nesse momento apresenta-se o problema, o desafio não pode ter soluções óbvias ou mesmo resposta correta. Esse é o momento em que se coloca sobre a mesa a pergunta-problema. Para que a jornada aconteça de maneira orgânica, a descrição do desafio precisa estar clara e ao mesmo tempo concisa.

2ª Etapa: Construção do Modelo

A segunda etapa consiste em construir um modelo. Essa é a fase onde os participantes começam a se conectar consigo mesmo, vasculham na memória todo o background de conhecimento e iniciam as conexões neurais para trazer soluções.

A equipe faz isso por meio da construção de um modelo, usando as peças do LEGO. Essa é a fase de manipular com as mãos e ativar a memória. O objetivo é construir uma história carregada de valores e significados. É durante esse processo que se constrói um ambiente de conhecimento.

3ª Etapa: Compartilhamento de Histórias

Na sequência, é hora de compartilhar. Durante a terceira etapa, as histórias são contadas para todo o grupo. No processo, quando compartilham as histórias em voz alta, os próprios participantes começam a ter outros insights e incrementam a história no processo de narração. Por outro lado, as interações e questionamentos também enriquecem o discurso e acrescentam novas ideias.

4ª Etapa: Reflexão e Internalização

Para finalizar, a quarta etapa é uma reflexão sobre a narrativa anterior. Como forma de internalizar e memorizar estimula-se a reflexão sobre o que foi ouvido, falado e compartilhado.

lego
Imagem de foto grátis em Feepik

Benefícios e aplicações do LEGO SERIOUS PLAY

A metodologia LEGO SERIOUS PLAY é projetada para transformar desafios em oportunidades de crescimento. Com cinco técnicas de aplicação – construção de modelos individuais, construção de modelos compartilhados, criação de cenários, criação de conexões e construção de sistemas – o método ajuda a trabalhar tanto com indivíduos quanto com equipes, promovendo soluções criativas e inovadoras para problemas empresariais.

Inovação para melhorar o desempenho empresarial

Enfim, o LEGO SERIOUS PLAY é um processo experimental radical que melhora o desempenho dos negócios. Ele se baseia na crença de que todos os participantes podem contribuir para discussões, decisões e resultados. As peças de LEGO funcionam como um catalisador para o aprendizado, desbloqueando processos inconscientes e desenvolvendo habilidades de comunicação, criatividade e confiança.

Explicando melhor, a jornada conduzida pelo método busca direcionar os participantes a refletirem sobre a pergunta-problema a partir de um mindset voltado para a resolução. Dessa forma, a dificuldade é vista como um desafio e não como problema. Para que o LEGO® SERIOUS PLAY® funcione é indispensável que os participantes estejam confortáveis com essas quatro etapas básicas.

A evolução da resolução de problemas

O método LEGO SERIOUS PLAY contém ainda 5 técnicas de aplicação para trabalhar indivíduos, equipes e questões da empresa. Essas técnicas são a base para a aplicação do método no contexto de resolução de problemas. São elas:

  1. Construção de modelos individuais
  2. Construção de modelos compartilhados
  3. Criação de cenários
  4. Criação de conexões
  5. Construção de um sistema
lego
Imagem de rawpixel.com em Feepik

Dessa forma, o processo pode ajudar a melhorar o desempenho dos negócios. Neste contexto, todos podem contribuir para a discussão, as decisões e os resultados. E, no fim das contas, o uso das peças permite que você simplesmente pegue um atalho rápido para o aprendizado.

As peças funcionam como um catalisador e, quando utilizado para metáforas de construção, elas desencadeiam processos que antes eram inconscientes. Os participantes saem com habilidades para se comunicar de forma mais eficaz, para envolver suas imaginações mais facilmente, e se aproximar de seu trabalho com maior confiança, comprometimento e visão.

Concluindo , os participante trabalham o desenvolvimento do lado direito do cérebro, com foco em criatividade para resolução de problemas. É uma forma inovadora, divertida e colaborativa para resolução de problemas.


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO