Engenharia 360

Exercício com LEGO pode ajudar na resolução de problemas em empresas

Imagem padrão usuário
por Gilberto Strafacci Neto
| 23/02/2018 | Atualizado em 03/05/2024 3 min

Exercício com LEGO pode ajudar na resolução de problemas em empresas

por Gilberto Strafacci Neto | 23/02/2018 | Atualizado em 03/05/2024
Engenharia 360

Em 1996, os professores Johan Roos, Bart Victor e David Owens, além do executivo da LEGO, Robert Rasmussen, desenvolveram a metodologia LEGO® SERIOUS PLAY®, que visava ampliar a criatividade, melhorar a comunicação e possibilitar uma nova forma de aprendizagem em um ambiente seguro.

É uma ferramenta poderosa, capaz de elucidar a cultura empresarial, fazendo com que as peças e cenários sejam metáforas para a identidade organizacional de cada indivíduo dentro da empresa, realmente narrando a vivência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Exercício com LEGO pode ajudar na resolução de problemas em empresas
Foto: Reprodução.

Como funciona esse projeto com LEGO

O método está baseado em quatro etapas que irão conduzir os participantes a uma jornada para resolução de problemas complexos e adaptativos em ambientes corporativos.

1ª Etapa:

A primeira etapa é a fase de implementar a pergunta. Nesse momento apresenta-se o problema, o desafio não pode ter soluções óbvias ou mesmo resposta correta. Esse é o momento em que se coloca sobre a mesa a pergunta-problema. Para que a jornada aconteça de maneira orgânica, a descrição do desafio precisa estar clara e ao mesmo tempo concisa.

2ª Etapa:

A segunda etapa consiste em construir um modelo. Essa é a fase onde os participantes começam a se conectar consigo mesmo, vasculham na memória todo o background de conhecimento e iniciam as conexões neurais para trazer soluções. A equipe faz isso por meio da construção de um modelo, usando as peças do LEGO®. Essa é a fase de manipular com as mãos e ativar a memória. O objetivo é construir uma história carregada de valores e significados. É durante esse processo que se constrói um ambiente de conhecimento.

3ª Etapa:

Na sequência, é hora de compartilhar. Durante a terceira etapa, as histórias são contadas para todo o grupo. No processo, quando compartilham as histórias em voz alta, os próprios participantes começam a ter outros insights e incrementam a história no processo de narração. Por outro lado, as interações e questionamentos também enriquecem o discurso e acrescentam novas ideias.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

4ª Etapa:

Para finalizar, a quarta etapa é uma reflexão sobre a narrativa anterior. Como forma de internalizar e memorizar estimula-se a reflexão sobre o que foi ouvido, falado e compartilhado.

Exercício com LEGO pode ajudar na resolução de problemas em empresas
Foto: Pixabay.

Saiba mais

A jornada conduzida pelo método busca direcionar os participantes a refletirem sobre a pergunta-problema a partir de um mindset voltado para a resolução. Dessa forma, a dificuldade é vista como um desafio e não como problema. Para que o LEGO® SERIOUS PLAY® funcione é indispensável que os participantes estejam confortáveis com essas quatro etapas básicas.

O método contém ainda 5 técnicas de aplicação para trabalhar indivíduos, equipes e questões da empresa. Essas técnicas são a base para a aplicação do método no contexto de resolução de problemas. São elas:

  1. Construção de modelos individuais
  2. Construção de modelos compartilhados
  3. Criação de cenários
  4. Criação de conexões
  5. Construção de um sistema
Exercício com LEGO pode ajudar na resolução de problemas em empresas

Dessa forma, o LEGO® SERIOUS PLAY™ é um processo inovador radical, experimental, projetado para melhorar o desempenho dos negócios. Baseia-se na crença de que todos podem contribuir para a discussão, as decisões e os resultados. O uso de peças de LEGO permite que você simplesmente pegue um atalho rápido para o aprendizado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

As peças funcionam como um catalisador e, quando utilizado para metáforas de construção, elas desencadeiam processos que antes eram inconscientes. Os participantes saem com habilidades para se comunicar de forma mais eficaz, para envolver suas imaginações mais facilmente, e se aproximar de seu trabalho com maior confiança, comprometimento e visão.

Os participante trabalham o desenvolvimento do lado direito do cérebro, com foco em criatividade para resolução de problemas. É uma forma inovadora, divertida e colaborativa para resolução de problemas. Vamos jogar sério?


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo