Qual seria a melhor forma de mostrar as novidades e tendências quando o assunto é construção ecoeficiente? A BASF pensou nisso e criou a CasaE, uma casa conceito que é, ao mesmo tempo, um catálogo com mais de 60 soluções desenvolvidas pela marca e outros parceiros de peso, como Bosch, Deca, Gerdau, Philips e Samsung.
Através de um tour interativo que concilia experiência digital e sensorial, é possível desbravar os mais de 400m² do espaço que traz soluções inovadoras e sustentáveis com foco em 3 pilares:
- Reduzir o consumo de água e energia;
- Garantir conforto térmico e acústico;
- Aumentar a produtividade e a durabilidade das construções.
Saiba mais
Segundo o estudo de ecoeficiência realizado pela Fundação Espaço ECO®, o ciclo de vida de uma construção como a CasaE, em 40 anos, apresenta redução no consumo água (64%), de energia (17%), menos emissões atmosféricas de efeito estufa (26%), além de menor potencial de toxicidade dos produtos aplicados (21%).
O projeto foi inaugurado em 2013 e o Brasil é o 10º país a recebê-lo. Em quase 5 anos de operação, já recebeu mais de 16 mil visitantes, incluindo estudantes e profissionais, além de ter servido de espaço para cursos e debates para promover o desenvolvimento do setor da construção. Algo que vale a pena saber: o projeto é certificado LEED-NC Gold, pelo Green Building Council.
Como é o tour
É possível fazer o tour sozinho e de forma interativa, com o uso do smartphone e do app CasaE Xperience. Além disso, o projeto conta com a assistente cognitiva BECA, capaz de receber perguntas, identificar intenções, processar a informação e responder em linguagem natural as dúvidas dos usuários.
No percurso, cards acionam vídeos e explicações didáticas em tecnologias 3D e RA – Realidade Aumentada, que demonstram as soluções de forma dinâmica e interessante, misturando o real com o virtual. Assim os visitantes podem interagir diretamente com o ambiente para saber o funcionamento dos produtos ou a atuação das moléculas e formulações da BASF na prática. Para completar a experiência, também estão disponíveis os óculos de realidade virtual para um passeio virtual pelos cômodos.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Confira a seguir como foi a nossa experiência por lá:
Casa Econômica
De olho no desafio mundial das moradias urbanas, a BASF também desenvolveu a Casa Econômica, um espaço de 32m² que fica no mesmo terreno da CasaE. A proposta dessa casa é mostrar como é possível reduzir o custo total das obras, garantindo economia de tempo, recursos e custos.
A estrutura foi montada em 3 dias, 10 vezes mais rápido do que uma construção tradicional, e com uma redução de cerca de 40% na necessidade de mão de obra. A ideia é mostrar como é possível construir com mais rapidez e eficiência, gerar menos resíduos e garantir maior durabilidade. Vale a visita!
Como faz para visitar?
Tanto a CasaE quanto a Casa Econômica estão em exposição na zona sul de São Paulo. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas no site ou através do e-mail casae@basf.com.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Casa inteligente e conectada: conheça as 13 novas tecnologias mais incríveis do mercado
Comentários
Eduardo Mikail
Engenheiro Civil e empresário. Fundador da Mikail Engenharia, e do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e o maior site de engenharia independente no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Acredita que o conhecimento é a maior riqueza do ser humano.