Engenharia 360

Visitamos a incrível CasaE da BASF

Engenharia 360
por Eduardo Mikail
| 25/01/2018 | Atualizado em 15/07/2022 2 min

Visitamos a incrível CasaE da BASF

por Eduardo Mikail | 25/01/2018 | Atualizado em 15/07/2022
Engenharia 360

Qual seria a melhor forma de mostrar as novidades e tendências quando o assunto é construção ecoeficiente? A BASF pensou nisso e criou a CasaE, uma casa conceito que é, ao mesmo tempo, um catálogo com mais de 60 soluções desenvolvidas pela marca e outros parceiros de peso, como Bosch, Deca, Gerdau, Philips e Samsung.

Através de um tour interativo que concilia experiência digital e sensorial, é possível desbravar os mais de 400m² do espaço que traz soluções inovadoras e sustentáveis com foco em 3 pilares:

  • Reduzir o consumo de água e energia;
  • Garantir conforto térmico e acústico;
  • Aumentar a produtividade e a durabilidade das construções.

Saiba mais

Segundo o estudo de ecoeficiência realizado pela Fundação Espaço ECO®, o ciclo de vida de uma construção como a CasaE, em 40 anos, apresenta redução no consumo água (64%), de energia (17%), menos emissões atmosféricas de efeito estufa (26%), além de menor potencial de toxicidade dos produtos aplicados (21%).

O projeto foi inaugurado em 2013 e o Brasil é o 10º país a recebê-lo. Em quase 5 anos de operação, já recebeu mais de 16 mil visitantes, incluindo estudantes e profissionais, além de ter servido de espaço para cursos e debates para promover o desenvolvimento do setor da construção. Algo que vale a pena saber: o projeto é certificado LEED-NC Gold, pelo Green Building Council.

CasaE da BASF
Foto: João Athaíde/Reprodução.

Como é o tour

É possível fazer o tour sozinho e de forma interativa, com o uso do smartphone e do app CasaE Xperience. Além disso, o projeto conta com a assistente cognitiva BECA, capaz de receber perguntas, identificar intenções, processar a informação e responder em linguagem natural as dúvidas dos usuários.

No percurso, cards acionam vídeos e explicações didáticas em tecnologias 3D e RA – Realidade Aumentada, que demonstram as soluções de forma dinâmica e interessante, misturando o real com o virtual. Assim os visitantes podem interagir diretamente com o ambiente para saber o funcionamento dos produtos ou a atuação das moléculas e formulações da BASF na prática. Para completar a experiência, também estão disponíveis os óculos de realidade virtual para um passeio virtual pelos cômodos.

Confira a seguir como foi a nossa experiência por lá:

Casa Econômica

De olho no desafio mundial das moradias urbanas, a BASF também desenvolveu a Casa Econômica, um espaço de 32m² que fica no mesmo terreno da CasaE. A proposta dessa casa é mostrar como é possível reduzir o custo total das obras, garantindo economia de tempo, recursos e custos.

A estrutura foi montada em 3 dias, 10 vezes mais rápido do que uma construção tradicional, e com uma redução de cerca de 40% na necessidade de mão de obra. A ideia é mostrar como é possível construir com mais rapidez e eficiência, gerar menos resíduos e garantir maior durabilidade. Vale a visita!

Como faz para visitar?

Tanto a CasaE quanto a Casa Econômica estão em exposição na zona sul de São Paulo. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas no site ou através do e-mail [email protected].

Veja Também: Casa inteligente e conectada: conheça as 13 novas tecnologias mais incríveis do mercado

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Engenheiro Civil e empresário, tem o empreendedorismo como estilo de vida. Já trabalhou em uma das maiores construtoras do país e hoje é sócio-fundador da Mikail Engenharia, além do portal Engenharia360.com, um dos pioneiros e maiores veículos especializados no Brasil. É formado também em Administração com especialização em Marketing pela ESPM. Adora viajar e adquirir conhecimento, pois acredita que é a maior riqueza do ser humano.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo