O 360 em parceria com o @visitandoobras preparou um guia para lhe apresentar os estádios da copa do Mundo de 2018. A capital russa, Moscou, é a única cidade em que os jogos da copa irão acontecer em dois estádios. O Estádio Luzhniki é um deles e já foi apresentado anteriormente na abertura da copa, agora apresentaremos o Estádio Spartak, local onde o Brasil disputou o jogo contra a Sérvia.

Conheça o Estádio Spartak
Localização: Moscou
Construção: 2010 - 2014
Jogos sediados durante a Copa: 5
Capacidade: 45 mil pessoas
Custo: R$ 1,7 bilhão
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Altura total da obra: 52,6 m
Você sabia?
A arquitetura é composta por losangos vermelhos e brancos, remetendo ao escudo da equipe dona do campo e também recorda a armadura usada pelo gladiador Spartacus (daí o nome do clube e consequentemente, do estádio). Além disso, uma estátua homenageando o gladiador romano Spartacus, fica do lado de fora da edificação.

Arquitetura
Em 2010, o projeto do Spartak teve de ser todo revisado ao ser rejeitado por um conselho arquitetônico que considerou o projeto muito comum. Foi aí que uma nova equipe de designers desenvolveu esta aparência de malha escamosa, composta por inúmeros losangos para dar personalidade a fachada.

Obras | Engenharia do Estádio Spartak
As obras estavam agendadas para começar em 2007, mas problemas burocráticos e depois novos problemas com o projeto arquitetônico levaram a um adiamento de três anos (iniciando só em 2010). Houve vários desafios estruturais neste terreno que está localizado dentro da planície de inundação do rio Moscou, a estrutura inteira fica em cima de 1207 estacas de grande porte que o elevam do chão.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
O telhado também foi todo projetado para suportar as condições climáticas extremas de Moscou, sendo então capaz de suportar cargas elevadas de neve.
Ferramentas paramétricas sob medida foram desenvolvidas para criar um sistema estrutural eficiente usando primariamente treliças de 21 metros de altura e feixes tubulares secundários que resistem aos extremos efeitos de carga térmica e de neve.


E aí gostou?
_________________________________________________________________________
- Dica extra do 360:
Quer acompanhar a programação de jogos da copa? A Fifa te ajuda! - Veja Também: Conheça 4 estádios brasileiros que geram a própria energia elétrica
__________________________________________________________________________