Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

3 dicas para economizar combustível

por Engenharia 360 | 22/10/2018
Copiado!

Saiba como economizar combustível no dia a dia

Na Shell Eco-Marathon Brasil 2018, encerrada na semana passada, a eficiência energética foi o fator principal para a definição dos vencedores. Ou seja, quem chegou mais longe com menos combustível recebeu as maiores pontuações.

Com os carrinhos especiais da maratona, projetados por alguns dos melhores estudantes de Engenharia da América Latina, é fácil ser eficiente. Mas quais são as formas de economizar combustível no dia a dia, fora da pista?

Como economizar combustível no dia a dia

Como economizar combustível no dia a dia

3 dicas para economizar combustível

Vários fatores influenciam no consumo de combustível dos veículos, como a intensidade do trânsito, a pavimentação da rua, o clima e, acima de tudo, o comportamento do motorista. Veja, agora, três dicas que vão ajudar você a economizar gasolina.

  1. Aproveite o torque do motor

Uma das principais dicas de economia é saber aproveitar o torque do motor, trocando as marchas na hora certa. Ou seja, não estique demais as marchas, troque-as sempre que os giros estiverem entre 2.000 e 2.500 rpm.

Você vai enxergar isso no marcador localizado no painel do veículo, mas preste atenção, também, ao som do motor. Aos poucos você vai conhecendo melhor o carro e percebendo o momento certo de trocar a marcha. É claro que essa dica só vale para veículos com câmbio manual.

  1. Tire o pé do acelerador e observe o fluxo

Em uma competição de velocidade, potência é fundamental para vencer, mas nas ruas o que você precisa é de economia. Por isso, vá devagar e tire o pé do acelerador.

Quando o carro está em uma estrada, mais de 50% da energia gasta para movê-lo é usada para superar o arrasto aerodinâmico. Quando afundamos o pé no acelerador, aumentamos a resistência aerodinâmica e de deslocamento. Portanto, dirija a cerca de 80km/h quando permitido. Acima dessa média, o consumo aumenta.

Além disso, preste atenção ao fluxo. Tente se antecipar as paradas com distância suficiente para desacelerar sem ter que frear bruscamente. Arrancadas e freadas exigem mais do motor e consomem mais energia.

  1. Mantenha os pneus em dia

Mantenha os pneus sempre calibrados conforme a indicação do manual do veículo. Pneus descalibrados aumentam a roda em contato com o asfalto. Essa resistência no rolamento faz com que o veículo consuma mais gasolina. Portanto, calibre-os sempre que parar para abastecer.

Dicas extra

Existem diversas outras formas de economizar as idas ao posto, como saber gerenciar as fontes de consumo. O ar-condicionado, por exemplo, é um grande gastador. Por isso, em velocidade baixa, mantenha as janelas abertas e o ar desligado.

Outra boa ideia é acompanhar a sua média de consumo. Observe quanto de gasolina você tem no tanque e marque a quilometragem do veículo. Após abastecer, anote quantos litros entraram e, depois de consumir a gasolina extra, verifique quantos quilômetros você rodou com essa quantidade.

Uma média muito baixa em relação a outros veículos similares pode indicar que você não seguiu corretamente os passos anteriores ou que seu veículo tem algum problema mecânico. É o alerta vermelho para uma visita à oficina.

Se você gostou das nossas dicas, compartilhe esse post nas suas redes sociais. Tem alguma dica que não está nesta lista? Deixe um comentário!

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários