Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia - Faculdade a distância: será que funciona?

por Larissa Fereguetti | 17/04/2018
Copiado!

Em 2017, o Ministério da Educação regulamentou a Educação a Distância (EaD) no Brasil com o Decreto Nº 9.057/2017 . A partir deste decreto, que visa incentivar a matrícula em cursos superiores, as instituições de ensino superior têm a oportunidade de ampliar a oferta de cursos EaD. O curso de engenharia em uma faculdade a distância é um dos que está com mais oferta no país. Porém, será que eles funcionam?


Leia também: E os cursos online, valem a pena?


Vantagens e desvantagens do EAD

A maior flexibilidade de horários e as mensalidades com um preço barato são algumas vantagens dos cursos EaD. Porém, é necessário muita disciplina para dar conta e é preciso dedicar bastante, principalmente se você pretende absorver a maior parte da matéria.

Vale ressaltar que não é todo curso de engenharia a distância que é 100% online. Alguns exigem que algumas atividades sejam realizadas de forma presencial, como provas, aulas de laboratório, trabalho de conclusão de curso, estágio e outros. Assim, a experiência que o aluno de um curso a distância adquire é praticamente a mesma que o de um curso presencial.

Uma grande desvantagem do curso de engenharia em uma faculdade a distância é que o aluno tem menor contato com os colegas e com os professores, o que não ajuda a estabelecer uma rede de contatos. Embora ele não esteja completamente sozinho, há tutores, monitorias e outros recursos para auxiliar os estudos, a sensação de estar em uma sala de aula e poder escutar as experiências de outros colegas fica defasada. A sensação de “estamos ferrados, mas estamos todos ferrados juntos nessa disciplina”, muito normal nas turmas de engenharia, também não é muito comum em cursos a distância.

Ainda, durante um curso de engenharia, é necessário que os alunos desenvolvam capacidades como trabalhar em grupo e falar em público. Assim, se você pensa em fazer um curso de engenharia em uma faculdade a distância e não possui essas características, precisa encontrar uma outra forma de desenvolvê-las. Nós já discutimos essa questão no vídeo abaixo.

Engenharia a distância: cursos ofertados

Para saber se um curso de engenharia a distância é reconhecido pelo MEC, é necessário acessar o portal e-MEC. Em “consulta avançada”, o site mostra que o curso de engenharia a distância possui 195 registros em atividade.

Dentre as engenharias ofertadas, é possível encontrar a agronômica, ambiental/ambiental e sanitária, biomédica, civil, computação, alimentos, comunicações, controle e automação, petróleo, produção, software, elétrica, mecânica, mecatrônica e química. Também há um curso de Tecnologia em Engenharia. Embora não haja cursos para todas as engenharias existentes, a maioria delas possui algum curso EaD pelo país.

Por serem relativamente novos, pouquíssimos cursos aprovados pelo MEC possuem nota no ENADE, conceito preliminar do curso ou conceito do curso. A tendência é de que as notas estejam melhor estabelecidas nos próximos anos e de que seja mais fácil encontrar opiniões de alunos que concluíram a graduação em engenharia em uma faculdade a distância.

Faculdade a distância – Engenharia: experiência e mercado de trabalho

A lógica é clara: se você estuda e é dedicado, certamente não há muita diferença entre o curso presencial e o curso de engenharia em uma faculdade a distância. Porém, se você é um procrastinador nato e não tem o dom de estudar sozinho, é melhor considerar um curso presencial. Isso não quer dizer que só procrastinadores fazem o curso presencial, porém, a sensação de estudar em grupo e ter o apoio da turma e mais acesso aos professores pode ser de grande ajuda para alguns perfis de estudantes.

faculdade a distância
Imagem: masterstudies.com

Em auxílio aos cursos de engenharia em faculdade a distância, há os cursos complementares que podem ser feitos de forma online. Muitas faculdades privadas e públicas já oferecem modalidades de disciplinas online e há os cursos por fora das universidades que podem acrescentar um diferencial em um currículo. Muitas vagas de estágio/emprego pedem cursos ou experiência extra que você não consegue somente na graduação.

Com relação ao mercado de trabalho, ainda há quem tem receio de não ser bem visto pela formação online. Porém, este conceito está mudando, visto que características como a organização, dedicação e autonomia são valorizadas. Você pode usá-las como aliadas, por exemplo, em uma entrevista de emprego, quando questionado sobre a sua formação.

Assim, não é difícil encontrar o curso de engenharia em uma faculdade a distância. Para ajudar na escolha, você precisa procurar um curso que melhor atenda suas necessidades, pesquisar o que os alunos acham dele e ter em mente não é só um curso ou uma universidade que fazem o aluno, ser um bom engenheiro depende muito de você. No final, o conhecimento adquirido é seu e isso vale para qualquer modalidade de curso.

Referências: e-MEC; Portal MEC; Gelatti (2014).

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários