Não, não estamos falando de obras de arte intrigantes do tipo de Escher. As “obras de arte” das quais estamos falando aqui são fascinantes aos olhos de qualquer engenheiro, embora pareçam uma loucura para quem não é da área de exatas. Mas é engenharia ou arte? Isso é você quem decide depois de dar uma olhada nas imagens que separamos.

O artista responsável pelas obras
Quem faz esses cálculos que viram imagens fascinantes é Mateus Nascimento, conhecido na internet pela hashtag #mateustowars. Quem vê as imagens certamente concluem que ele é um aluno realmente dedicado ao dever de casa.


A riqueza de detalhes e a harmonia dos cálculos e dos desenhos trazem paz para qualquer pessoa perfeccionista. Os assuntos das imagens são diversos: barragens, dimensionamento de blocos, análises de pórticos, análise de estabilidade, estimativa de tensões em túneis e outros. Como lápis e borracha são para os fracos, os desenhos são feitos com canetas nas cores básicas.

Estimativa de tensões em túneis pelo método de Terzaghi. Imagem: instagram.com/construcaocivil
Veja Também: Conheça esse truque para calcular porcentagem mais rápido

Engenharia ou arte?
Depois de ver essas imagens, deu até vontade de tratar o caderno com mais esmero, não é? Muito mais que arte, a vantagem de representar tudo nos desenhos é que é mais fácil entender e desenvolver o problema e pode te ajudar não só na hora das provas, mas também na vida de modo geral (a não ser que você interprete e represente o problema da forma errada, aí não tem jeito mesmo). Na hora da correção das provas, os professores devem ficar orgulhosos de tanto capricho. Cada desenho desse, certamente, merecia uma moldura, para provar que engenharia também é arte.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS

Veja Também: 22 coisas que só engenheiros ou estudantes de engenharia sabem


Larissa Fereguetti
Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.