Engenharia 360

Conectividade nos caminhões? Montadora inova com pacotes de tecnologia e serviços exclusivos

Imagem padrão usuário
por Nathalia Inson
| 25/07/2018 | Atualizado em 13/09/2023 2 min

Conectividade nos caminhões? Montadora inova com pacotes de tecnologia e serviços exclusivos

por Nathalia Inson | 25/07/2018 | Atualizado em 13/09/2023
Engenharia 360

A convite da montadora, o Engenharia 360 participou da 3ª edição do Frotas Conectadas, principal fórum do setor de transporte e logística do país, que teve como destaque os lançamentos de conectividade nos caminhões.

Ao longo do evento, realizado em São Paulo, Oswaldo Ramos, gerente nacional de Vendas e Marketing da Ford Caminhões, anunciou um pacote inédito de tecnologia, conectividade e serviços para modelos da linha Cargo, que estará disponível no mercado no último trimestre deste ano.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Melhores aplicativos grátis que podem ser usados no cotidiano da engenharia (2018)

Conectividade nos caminhões

O novo pacote Ford Connect - que promove a conectividade nos caminhões, poderá ser instalado em todos os caminhões médios, semi-pesados e pesados da linha Cargo a partir do modelo 2015. O sistema foi desenvolvido pela Ford no Brasil em parceria com a Bosch, Autotrac, Cummins e Eaton, e apoio do Instituto PARAR, tendo como base um caminhão Cargo 8x2 com transmissão automatizada.

O novo produto inclui central multimídia com tela de 7 polegadas e serviço completo de telemetria e rastreamento Fordtrac, além de contrato de manutenção por quilômetro rodado Ford Service.

Vale destacar, que sua central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas é a primeira para caminhões no Brasil a oferecer conexão com Android Auto, além de Apple CarPlay. Ela é equipada com rádio AM/FM, entrada USB, Bluetooth, comando de voz para celular e acesso a aplicativos como o Waze, o mais usado para navegação no Brasil.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Conectividade para os motoristas

Segundo Ramos, hoje, mais de 90% dos caminhoneiros têm um smartphone Android. Por isso, dispor de uma central multimídia compatível com esse sistema é fundamental para o dia a dia. Logo, a Ford Connect dará acesso também ao Truckpad, o maior aplicativo de busca de fretes do Brasil.

Por fim, entre outros recursos que também serão oferecidos futuramente pela marca, pode-se destacar o sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento com câmeras de 360 graus por uma central de operações. Além do gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência, sistema de diagnóstico preventivo e um aplicativo que mede o desempenho do motorista.

E aí, o que achou das novidades para a conectividade nos caminhões?


Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo