Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

21 perfis do Instagram para acompanhar o dia a dia na Engenharia

Engenharia 360
por Engenharia 360
| 22/11/2019 4 min

21 perfis do Instagram para acompanhar o dia a dia na Engenharia

por Engenharia 360 | 22/11/2019
Copiado!

Aprofundar os conhecimentos sobre a área que seguimos profissionalmente é fundamental. Uma maneira mais leve para isso é acompanhar as tendências, indicações e até mesmo os hábitos de outros profissionais da área, o que hoje é possível de modo fácil através das redes sociais. Por isso, separamos uma lista especial de perfis que mostram dicas e o cotidiano da Engenharia no Instagram.

perfis Instagram
Imagem: Eduardo Mikail.

+ Eduardo Mikail – @eduardomikail

Velho conhecido por aqui, Eduardo Mikail é empresário, engenheiro, empreendedor digital e palestrante. Gerencia a área de novos negócios da produtora de conteúdo Bronks content., é fundador do Engenharia 360, e tem também uma construtora, a Mikail Arquitetura e Engenharia, onde atua no segmento de construções residenciais e comerciais de pequeno e médio porte. Os posts mostram as atividades frente ao trabalho, palestras, sua paixão por motocicletas e automóveis e a rotina como pai de menina, mesclando a carreira profissional com a vida pessoal. Além disso, nos Stories é sempre possível conferir dicas!

+ Engenheiro de Sucesso – @engenheirodesucesso

Perfil motivacional que traz inspirações diárias para engenheiros e engenheiras em busca de sucesso.

+ Engenharia 360 – @engenharia360

Achou que a gente ia ficar fora da lista? É claro que vale também seguir o nosso perfil oficial no Instagram, né? Você pode ficar por dentro de tudo que acontece na Engenharia por meio dele.

+ Erica Orge – @ericaorge

Erica Orge é engenheira/mestranda/empreendedora e compartilha vários posts sobre Engenharia com informações de um jeito simples de entender. Além disso, ela ainda dá dicas de produtividade e mostra um pouco do seu dia a dia.

View this post on Instagram

. É com IMENSA tristeza que venho comentar mais um desastre ocorrido. . Um prédio de 7 andares colapsou ontem em Fortaleza. . ⚠️ A primeira coisa que quero pedir a vocês: Diante de um desastre, POR FAVOR, não façam como as pessoas do vídeo, que se aproximaram do local. . Acionem as autoridades competentes (como a defesa civil e os bombeiros) e se afastem até que a defesa civil verifique a segurança da área e das edificações vizinhas. . Ainda há riscos de explosão e incêndio pois o desabamento pode ter danificado as instalações. Em outros casos pode haver riscos de novos desabamentos. . Diante de um desastre desse porte, as edificações vizinhas podem ser afetadas também. . Então, por favor, não coloquem a curiosidade de se aproximar acima da segurança. . 18 pessoas ficaram presas nos escombros. Ainda não se sabe a totalidade de mortos pois as equipes de resgate seguem realizando buscas. . Ouvi um jornalista dizer: "A estrutura é antiga, mas era sólida. Feita de muito ferro e muito concreto. Não é como hoje, que as estruturas são formadas em blocos." . Um comentário que demonstra que ele não entende NADA de engenharia. Mas que, infelizmente, reflete a forma como MUITOS pensam. E é por isso que acontecem esses desastres. . Talvez seja essa sensação de segurança que a quantidade de concreto e ferro passam que faça as pessoas se sentirem valentes. Pensam que certos problemas não são graves pois a estrutura é grande e de concreto. . ⚠️ Entendam: quantidade de ferro e concreto significam nada se não forem usados da forma correta. Inclusive, se tiver algo errado, eles geram ainda mais peso sobre a estrutura. . Atenção: ainda não se sabe qual é a causa do desabamento. Temos sempre que aguardar o parecer técnico. . De acordo com uma reportagem, a imagem 4 é de um dos pilares da garagem do edifício que estava passando por um serviço de reparo. . Isso pode ser a causa de um desabamento? Com certeza pode. . ⚠️ Quero que vocês entendam que o problema não é o reparo. As edificações não são descartáveis. O problema é como é feito, se os escoramentos foram utilizados da maneira adequada, a escolha da ordem dos elementos a serem reparados e etc. . Engenharia é coisa séria.

A post shared by Engenharia | Desenvolvimento (@ericaorge) on

+ Engenharia Ambiental – @engenhariaambientalbrasil

Este perfil mostra novidades, curiosidades e informações na área de Engenharia Ambiental e outras Engenharias semelhantes. As postagens vão desde informações de sustentabilidade, tecnologias e outros.

+ Leila Brito – @leilabrito_eng

Leila é engenheira civil e especialista em estrutura. No perfil, além de compartilhar seu dia a dia, ela dá várias dicas para outros engenheiros da área, compartilhando, em especial, como é ser uma engenheira civil autônoma.

+ Engenharia Elétrica e Eletrônica – @eletricaeletronica

Perfil voltado para curiosidades, dicas e muita informação sobre Elétrica, Eletrônicas e áreas associadas. Os posts variam entre dicas de cursos, sites para compras de equipamentos, vídeos, circuitos e mais.

+ Francisco Fernando – @engfranciscofernando

Engenheiro Mecânico, Francisco Fernando tem Mestrado no Brasil, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutorado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Seus posts misturam ciência, engenharia e suas experiências no exterior.

+ Engenharia Mecânica – @_engenhariamecanica

Este perfil é direcionado para profissionais, acadêmicos e para quem gosta de assuntos relacionados à Engenharia Mecânica de modo geral. As publicações envolvem informações e muitos vídeos interessantes sobre mecânica.

+ Engenharia Elétrica – @eletrica.engenharia

Esta página é voltada para divulgação de serviços, equipamentos e tecnologias da área de Engenharia Elétrica e outras. As publicações contam com informações sobre tecnologias, cursos e imagens do cotidiano de alguns profissionais.

+ Mike Krieger – @mikeyk

Mike Krieger é engenheiro e cofundador do Instagram. Brasileiro, o engenheiro de software se mudou para os EUA para estudar na Universidade de Stanford, e com seu sócio Kevin Systrom criou o famoso aplicativo de fotos. Nada mais justo do que seguir este profissional na rede social, onde seu perfil inclui fotografias de seu dia a dia e eventos relacionados à carreira.

+ Camila Soares – @engcivilcamilasoares

A engenheira civil Camila Soares é especialista em gerenciamento de obras e perita judicial. Os conteúdos compartilhados incluem inspirações em diferentes projetos, posts com dicas de construção e outros mais descontraídos, sobre as características da profissão.

+ Engenharia Ambiental, Eng. da Vida – @engenhariaambientalengdavida

Este perfil publica fotos de informações da área de Engenharia Ambiental, como reciclagem, resíduos sólidos, projetos de reflorestamento, congressos e mais.

View this post on Instagram

Até 2050 haverá mais plástico no Oceano que peixes ♻️

A post shared by Eng. Ambiental, Eng. da Vida (@engenhariaambientalengdavida) on

+ Pablo Salazar – @eng.pablosalazar

O Engenheiro Civil Pablo Salazar compartilha imagens das atividades durante a carreira, como as obras no novo aeroporto de Santiago, no Chile, e de um projeto em Camaçari, na Bahia. Imagens pessoais, da família e de viagens também estão entre seus posts.

+ Eelco Ross – @croyable

Este engenheiro holandês ficou conhecido por suas fotografias. Eelco Ross foi um especialista em TI na IBM por mais de 10 anos, mas a sua paixão, na verdade, era a fotografia. Quando atingiu os 100 mil seguidores no Instagram, Ross deixou a IBM, e hoje ele é um dos mais populares fotógrafos da rede social, com mais de 440 mil seguidores.

+ Danilo Lorenceto – @danilolorenceto

Em seu perfil, o engenheiro Danilo Lorenceto dá várias dicas sobre gerenciamento de projetos e também sobre o sistema construtivo Paredes de Concreto, o qual é especialista.

+ Engenharia Elétrica ES – @engenhariaeletricaes

Este perfil, voltado para Engenharia Elétrica, divulga diferentes informações para profissionais da área.

+ Fundações sem complicações – @fundacoessemcomplicacoes

Este perfil pertence ao engenheiro de fundações Vinicius Lorenzi e mostra muitas dicas interessantes e fáceis de entender sobre fundações. Ele também posta vídeos com várias curiosidades da área.

+ Matheus Leoni – @matheusleoni_eng

O engenheiro civil e professor Matheus Leoni mostra um pouco do seu cotidiano nas duas profissões e trata de assuntos voltados para patologias da construção civil em seu perfil.

View this post on Instagram

Entenda a carbonatação do concreto! . Usando o reagente indicador de pH fenolftaleína conseguimos ver se o concreto está carbonatado ou não. . O dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera reage com o hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) que é um produto de hidratação do cimento e neste processo há a formação do CaCO3 (carbonato de cálcio). PS: as reações são mais completas do que estas, mas este seria um resumo do que acontece. . No processo descrito anteriormente há a redução do pH do concreto. Ou seja, regiões carbonatas tem pH diferente de regiões íntegras. Como é possível ver na imagem a parte mais próxima da superfície do concreto está carbonatada (indicado pelo concreto com coloração normal). Já o concreto “Rosa” indica um pH normal (alcalino/básico entre 12 e 13). . Repare também que próximo a minha mão o concreto também carbonatou menos (pois havia presença de revestimento argamassado na estrutura). Já o concreto da parte inferior não apresentava revestimento e por isso está mais carbonatado. . Qual o grande problema da carbonatação? . A diminuição do pH do concreto faz com que o mesmo deixe de ser um meio de proteção para a armadura e com isso há o favorecimento do fenômeno de corrosão. . Gostou?! Me diz aqui nos comentários o que achou da postagem! Vou gostar muito de saber 😀😀 #engenharia#engineering#engenhariacivil#civilengineering#civil#neteng#contrução#construction#constructionworker#constructionlife#sitework#buildingsite#arquitetura#architecture#edificações#buildings

A post shared by Eng. MSc. Matheus Leoni (@matheusleoni_eng) on

+ Infra Urbana – @infra_urbana

Este perfil mostra o cotidiano de várias obras de infraestrutura urbana com imagens e vídeos que ilustram uma paisagem que os(as) engenheiros(as) estão bem acostumados(as).

+ Blog da Engenharia – @blogdaengenharia

O Blog da Engenharia é um perfil que publica novidades da área de Engenharia e frases motivadoras para estudantes e profissionais.

BÔNUS:

Interesting Engineering – @interestingengineering

Este canal é recheado de informações de Engenharia, tecnologia e ciência.

Além desses, também vale acompanhar outros profissionais na busca por hashtags relacionadas à área. Conhece outros perfis imperdíveis no Instagram? Compartilhe nos comentários!

Copiado!
Engenharia 360

Engenharia 360

Engenharia para todos.

Comentários