Engenharia 360

Canteiro de obra ou frente de trabalho? Entenda de vez a diferença!

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 26/10/2018 | Atualizado em 22/11/2021 3 min

Canteiro de obra ou frente de trabalho? Entenda de vez a diferença!

por Larissa Fereguetti | 26/10/2018 | Atualizado em 22/11/2021

Afinal, é canteiro de obra ou frente de trabalho? Qual é o termo correto? Se você ficou em dúvida, não se preocupe, nós separamos uma explicação que vai te fazer entender de vez qual é a diferença entre os dois.

canteiro de obra ou frente de trabalho
Imagem: timandjulieharris.com

O que diz a norma?

Nas Normas Regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho, os termos ‘canteiro de obra’ e ‘frente de trabalho’ são normalmente apresentados em conjunto. Isso pode gerar dúvidas sobre o que são especificamente esses dois termos. Porém, a própria NR1, que trata sobre as disposições gerais, traz a definição:

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Segundo o item 1.6:

f) Canteiro de obra: a área do trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra;

g) Frente de trabalho: a área de trabalho móvel e temporária, onde se desenvolvem as operações de apoio e execução à construção, demolição ou reparo de uma obra;

canteiro de obra ou frente de trabalho
Imagem: blogpraconstruir.com.br

Como é possível perceber, exceto pelas palavras fixa e móvel, as definições são praticamente idênticas. Ou seja, enquanto o canteiro é um lugar fixo, a frente é móvel. Ambos são temporários, de modo que existem durante o período de execução da obra.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Lâmpadas de garrafa PET são utilizadas em canteiros de obras

Canteiro de obra ou frente de trabalho, qual usar?

Mesmo lendo a definição, a dúvida entre canteiro de obra ou frente de trabalho pode permanecer. Então, vamos a alguns esclarecimentos.

Na frente de trabalho, cada um realiza suas atividades de acordo com as etapas de construção. Um exemplo é a pavimentação de uma rodovia, em que os trabalhadores estão em pontos diferentes. É fácil imaginar a mobilidade da frente de trabalho, que muda conforme a parte da rodovia pavimentada.

canteiro de obra ou frente de trabalho
Imagem: oglobo.globo.com

Por outro lado, o exemplo de um canteiro de obras é a construção de um edifício, onde o canteiro é fixo. Ali há alojamento, depósito, escritório de campo, etc. Com uma boa logística, ele contribui para a melhor execução da obra.

canteiro de obra ou frente de trabalho
Imagem: temsustentavel.com.br

Ainda, vale ressaltar que, segundo a NR 18, um canteiro de obras deve ter: instalações sanitárias, vestiário, alojamento, local de refeições, cozinha (quando houver preparo de refeições), lavanderia, área de lazer e ambulatório, quando as frentes de trabalho tiverem 50 ou mais trabalhadores. Alojamento, lavanderia e área de lazer são obrigatórios quando houver trabalhadores alojados.


Fontes: Mobuss; SST em exercícios; IFRN; Ministério do Trabalho.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.