Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Dell cria coleção de joias a partir de resíduos de computadores

por Larissa Fereguetti | 05/03/2018
Copiado!

A empresa Dell anunciou recentemente uma ideia inovadora para alguns resíduos provenientes de peças de computadores: produzir uma coleção de joias.

Imagem: blog.dell.com

O projeto é uma parceria com a designer Nikki Reid e o material é obtido por meio dos programas de reciclagem da Dell. Além da venda das joias, que tem um apelo sustentável, a estratégia ajuda a divulgar o programa de reciclagem da empresa.

Imagem: techcrunch.com

A Dell divulgou que há 800 vezes mais ouro em uma tonelada de placas-mãe que em uma tonelada de minério. O site de venda dos produtos afirma que a ação de reciclagem reflete um mundo em que os recursos são reutilizados e há esforços para alcançar o desperdício zero.

Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, apenas 12,5% dos resíduos eletrônicos são reciclados, o que significa que mais de 60 milhões de dólares em ouro e prata provenientes de telefones são anualmente depositados em aterros americanos.

+ Reciclagem de eletrônicos no Brasil

Além do ouro e da prata, os resíduos de equipamentos eletrônicos possuem componentes tóxicos, como cádmio, chumbo, cromo e outros. Ao invés de ir parar em um aterro, onde acabam poluindo o solo e as águas subterrâneas, os eletroeletrônicos devem ser enviados para a reciclagem.

Algumas empresas possuem programas de logística reversa e há postos de recolhimento de material. No Brasil, há a ABNT NBR 16156:2013, que trata de Resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e faz parte de uma série de ações para implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Porém, ainda resta um longo caminho para que as pessoas passem a devolver o eletrônico para o fabricante. Um deles é a falta de postos de coleta, de conscientização e de pessoas qualificadas para fazer a desmontagem correta do material, quando ele é recolhido por cooperativas, por exemplo, que separam e encaminham para o destino correto.

Referências: DellTechcrunch; Treehugger; EPAEngadget.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários