Não é novidade que a tecnologia está cada vez mais presente na construção civil. Porém, com tantas ferramentas surgindo de forma rápida, o modo de construir está mudando e tende a sofrer mais alterações à medida que novos recursos são desenvolvidos.
A ideia é de que, com o auxílio da tecnologia, a construção seja semelhante a uma montadora de carros: com o projeto pronto, a montagem será feita a partir de material pré-fabricado. Recursos para isso não faltam. Um exemplo é a impressora 3D, que mostra um potencial de construir muito mais rápido, eficiente e barato.
O Planejamento na Construção Civil
Na hora de planejar, o que não falta é ferramenta. A realidade aumentada pode auxiliar a visualizar o projeto no ambiente real e, com o BIM (Modelagem de Informações da Construção - Building Information Modeling), que permite criar modelos virtuais de uma construção, é possível fazer uma melhor análise e otimizar recursos e processos. Como acréscimo, o uso de Big Data pode auxiliar a fazer melhores escolhas do local para construir, do material a ser utilizado e de outros fatores com base em um grande número de dados analisados.
Construção
Durante a construção, já é comum o uso de drones. Por meio deles é possível visualizar áreas de difícil acesso ou acompanhar o desenvolvimento das obras.
Outro recurso tecnológico que pode mudar a construção civil é a inteligência artificial. Já existem pesquisas com robôs autônomos capazes de manipular materiais e montar estruturas com precisão, como o In situ Fabricator, desenvolvido por pesquisadores da Suíça.
Há, ainda, os prédios inteligentes, os quais requerem adaptações na hora da construção, como a instalação de sensores em locais estratégicos. O desenvolvimento de novos materiais, como os que auxiliam o controle da temperatura nos ambientes e o uso de materiais sustentáveis, por exemplo, também contribuem para uma mudança no ramo da civil.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
No mercado, o objetivo é construir de forma rápida, com baixo custo, boa qualidade e que agrade o cliente. Por isso, ganha mais espaço quem souber aplicar os recursos tecnológicos a seu favor. Assim, a tendência é de que os trabalhadores da área de construção civil (engenheiros, mestre de obras, arquitetos, etc.) compreendam as ferramentas digitais para aplicá-las com eficiência. De modo geral, a tecnologia pode auxiliar e modificar o processo de construção e contribuir para aumentar a qualidade de vida de forma sustentável, adaptando-se às necessidades da população.
Fontes: Institution of Civil Engineers; G1; Raise the bar for engineering; DFAB.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.