Uma das invenções mais revolucionárias e impactantes da história é o chuveiro elétrico, que transformou a tarefa do banho diário, tão importante para a higiene pessoal, muito mais prazerosa. E apostamos que você não sabia, mas esta invenção é brasileira. Isso mesmo! Francisco Canho é o nome do autor do projeto desse dispositivo que trouxe tanto conforto para nossa vida, mudando completamente a dinâmica energética das residências brasileiras. Confira mais no texto a seguir, do Engenharia 360!
Breve história da invenção do chuveiro elétrico
O primeiro modelo de chuveiro como conhecemos foi idealizado pelo médico francês François Merry Delabost, em 1872. Já o nosso querido aeronauta mineiro Alberto Santos Dumont, em 1918, projetou especialmente para sua residência em Petrópolis um chuveiro com sistema de aquecimento a álcool. Mas, em 1937, pensando em tornar esse mecanismo mais eficiente, o engenheiro paulista Francisco Canho elaborou um plano para a construção de um chuveiro elétrico.
Funcionamento do chuveiro de Francisco Canho
O chuveiro elétrico de Francisco Canho é considerado, portanto, o primeiro modelo moderno de chuveiro. O mesmo foi elaborado na oficina do empreendedor, localizada na cidade de Jaú, a cerca de 313 km da capital do estado. Seu sistema de aquecimento de água era relativamente simples, o que acontecia diretamente no ponto de uso, eliminando a necessidade de aquecedores de água volumosos e complexos sistemas de encanamento.
Por conta do uso de resistência elétrica - e não mais óleo para aquecimento -, os novos chuveiros passaram a ser, então, mais seguros, tornando o banho quente mais prático e acessível para todos. Um processo antes demorado e inconveniente, requerendo a preparação prévia para grandes volumes de água, agora bastava apenas ligar um interruptor e pronto, banho quente e revigorante a qualquer hora do dia.
Canho dedicou muitos anos da sua carreira ao estudo e pesquisa para o aprimoramento do chuveiro elétrico. A nova tecnologia por ele apresentada revolucionou a indústria dos eletrodomésticos. Milhões de pessoas passaram a contar a praticidade desse tipo dispositivo, especialmente em países em desenvolvimento de infraestrutura limitada ou onde o uso de gás não é difundido. No fim, isso contribuiu para a melhoria da qualidade de vida humana na Terra.
Popularização, patente e expansão tecnológica
O chuveiro elétrico se tornou bastante popular no Brasil ainda na década de 1930. A facilidade de instalação do dispositivo contribuiu para a adoção da tecnologia em larga escala - embora significasse (e signifique até hoje) o maior consumo mensal de energia elétrica nas residências. E isso foi sendo expandido em paralelo ao processo de urbanização do país. Inúmeras melhorias foram colocadas em prática até que o dispositivo ficou mais seguro, bem isolado e com melhor controle de temperatura.
LEIA MAIS
Infelizmente, Francisco Canho não registrou seu chuveiro elétrico até 1943, quando as maiores empresas do setor já fabricavam imitações. Na década de 1950, a italiana Lorenzetti adquiriu a patente do produto. E, nas décadas seguintes, o plástico passou a ser utilizado como material para as "carcaças", agora mais duráveis e econômicas.
Todavia, o que gostaríamos de destacar aqui é o legado de Canho, pai do chuveiro elétrico. A invenção dele mudou as nossas vidas para sempre, impactando a evolução da sociedade e inspirando gerações de inventores e empreendedores. Isso nos faz lembrar como cada um, apesar das dificuldades e adversidades, tem um potencial de fazer a diferença no mundo.
Dicas para economizar energia com o chuveiro elétrico
Atualmente, a conscientização sobre o consumo energético é essencial ao usar chuveiros elétricos. Banhos mais curtos e o uso de tecnologias modernas de aquecimento podem reduzir significativamente o impacto ambiental e os custos de energia doméstica.
- Feche o chuveiro enquanto se ensaboa.
- Utilize chuveiros com selo Procel A, que são mais eficientes.
- Instale um temporizador para controlar o tempo do banho.
- Regule a temperatura da água conforme a necessidade.
Ao tomar medidas simples para economizar energia com o chuveiro elétrico, você pode contribuir para um futuro mais sustentável e com menos impacto ambiental.
Veja Também:
Fontes: USP, Aventuras na História, CanalTech.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.