Eles são os campeões dos memes. Sofrem bullying o tempo todo. São renegados por todas as outras engenharias. Mas chegou a hora da vingança! Prepare-se saber as 10 coisas que um engenheiro de produção gostaria que você soubesse sobre a famigerada Engenharia de Produção.

1. Não sou um administrador com CREA

Essa piada tá batida já, inclusive. Com todo respeito aos administradores, é claro. Mas se você tem alguma dúvida, leia o item 2.
2. A principal diferença entre eu e um administrador talvez seja que eu sou um engenheiro!

Sim, nós temos aulas de Economia e de conceitos básicos de gestão. Mas isso não significa que estamos aptos para administrar um negócio e sim para FAZER ELE FUNCIONAR. Não entendeu ainda? Vamos lá: imagina que o Joãozinho resolveu abrir uma fábrica de automóveis. Ele, como administrador, precisa contratar vários profissionais para que a fábrica funcione, como por exemplo, o engenheiro mecânico que irá coordenar a equipe de montadores; os profissionais de Relações Humanas que serão responsáveis pelas contratações; os fornecedores de matérias-primas, etc. E ele precisa contratar o Engenheiro de Produção que irá garantir que todos esses profissionais e todos os processos funcionem corretamente, do início ao fim.
3. Eu tenho aula de Cálculo, assim como todo estudante de engenharia (e assim como todos, também odeio)

Precisamos manjar muito de matemática, pois a rentabilidade de um negócio dependerá de nós. Mas Cálculo II já é demais né, gente!
4. Mas além das disciplinas comuns a todas as Engenharias, também aprendo conceitos de Humanas e Comunicação

O que me ajuda bastante já que eu preciso falar e liderar muitas pessoas, para que nada saia do eixo.
5. Afinal, a minha Engenharia é responsável por fazer com que todas as outras Engenharias funcionem.

Voltando no exemplo da fábrica de automóveis do Joãozinho, o Engenheiro de Produção é responsável por controlar os segmentos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Automação, por exemplo.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
6. Eu tenho muitas ofertas de trabalho!

Ao contrário de muitas Engenharias que estão saturadas, o mercado está implorando por engenheiros de produção.
7. Talvez seja porque eu posso atuar em diversas áreas diferentes e em todos os segmentos da indústria

Não importa qual seja a indústria, ela trabalha com produção de alguma(s) coisa(a). Logo...
8. Por isso o meu salário é bem maior do que de engenheiros de outras áreas

O salário médio de um Engenheiro de Produção em início de carreira é de 6,2 mil, segundo o CREA.
9. Eu estou o tempo todo aprendendo a usar novas tecnologias

Como um engenheiro de produção precisa dominar procedimentos e técnicas que aperfeiçoam sistemas de produção, financeiros e logísticos de uma empresa, estou constantemente estudando e primorando meus conhecimentos no que há de mais moderno na tecnologia.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
10. Eu sinto muito orgulho de ser Engenheiro de Produção

Saber que tudo está funcionando graças ao meu conhecimento e habilidades, me deixa muito feliz e orgulhoso do que escolhi.
Comentários

Redação 360
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.