Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

O que significa uma “empresa voltada para o cliente”?

por Patrícia Pereira Pacheco | 21/09/2018
Copiado!

É claro que o objetivo de uma empresa é satisfazer as necessidades do cliente oferecendo certo produto ou serviço, pois clientes satisfeitos geram receita. Mas na verdade não é tão simples assim. Construir e modelar uma empresa voltada para o cliente requer muito trabalho e mudança de pensamento, pois atender suas necessidades vai além de oferecer produtos que ele gostaria de comprar. Produzimos esse artigo para você, engenheiro, que quer empreender e criar a sua própria empresa se espelhar.

Será que quando uma pessoa procura por determinado produto, ela quer apenas o produto em si, ou tem alguma sensação a mais do que a própria compra?

Raramente alguém compra uma blusa apenas por comprar, por exemplo. O que pode estar por trás dessa compra é uma ocasião especial, o conforto em vestir aquela marca, a qualidade do produto, a autoestima… Enfim, várias características levam as pessoas a comprarem algo.

empresa

Fonte: Pixabay.

O que está por trás disso são valores

Sim, valores. O foco das pessoas são os valores agregados ao produto. E feliz daquele que consegue agregar valor à uma marca para oferece-la ao cliente. Uma empresa com foco no cliente está voltada aos valores, e não somente em fabricar algo que as pessoas desejam ou precisam.

Quem não tem um restaurante favorito, uma marca de tênis, de eletrônicos? O que eles oferecem a você para ter favoritismo? Se o objeto em si fosse suficiente, qualquer marca serviria, certo?

Mas como focar no cliente?

Para isso, é preciso criar valores que levaram à criação da sua marca. Definir as sensações e características que você quer levar para o seu cliente através da venda do produto é essencial. As coisas não se resumem em “produzir e comercializar os produtos”, e sim garantir sua qualidade e a propagação dos valores. É como se fossem uma recompensa pela compra, sabe? A satisfação em comprar aquilo que se está ofertando.

Porém deve-se considerar que, tão importante quanto o foco no cliente, que é a maneira da empresa adequar o que fazer para atender o que o cliente precisa, é o foco do cliente, que é uma nova perspectiva onde a empresa observa o cenário lado a lado com o cliente.

empresa

Fonte: Pixabay.

“E nesta nova perspectiva a empresa consegue oferecer mais do que o cliente precisa, superando a sua expectativa e melhorando o seu resultado. E é esta visão que “revela a paisagem que os olhos e sentidos do cliente registram e que compõem a base das suas verdadeiras necessidades muito antes delas estarem prontas para serem verbalizadas por ele mesmo.” É um dos mais inteligentes e eficazes processos para anteciparmos o que é importante para o cliente, trazendo á sua vista, de maneira inusitada, o que ele sempre quis e não soube pedir!”

Antes de oferecer um produto, pense no “algo a mais” que você quer oferecer, que vai além do que é tangível. Conforto, beleza, qualidade, alegria, diversão… São vários os motivos que levam as pessoas a procurarem por determinada marca/produto/serviço. Encontre-os, e seja o diferencial! 😉

E você, tem algum conceito sobre empresa voltada para o cliente? Comenta aqui!

Via: Administradores.

Copiado!

Comentários