Hoje o Engenharia 360 te conta uma história que envolve biodiesel e café. Mas, antes, uma reflexão: você se lembra como eram as coisas há 15 anos? Mudou muito, né? A inovação faz parte do dia a dia e está em todos os lugares e detalhes. Celulares e carros talvez sejam os exemplos mais perceptíveis - afinal, o "grande lançamento" de um smartphone em menos de um ano perde o posto para outro mais moderno e atual. Os carros também, com novas versões sempre oferecendo mais tecnologia e sofisticação.
Mas além deles, existe uma outra importante indústria - a de refinaria e combustível, que também investe constantemente em inovações. A mais recente delas é a extração de biodiesel a partir da borra de café.
A proposta do biodiesel de café
Além de ser um grade aliado nas horas de sono, o café ganhou uma nova aplicação. É que o óleo extraído da borra de café pode servir como matéria prima para fabricação do biodiesel.
O óleo essencial é extraído da borra de café por meio do uso de etanol como solvente. Após a extração, o material é posto em contato com um catalisador alcalino, que realiza uma reação de transesterificação com a qual se obtém o biodiesel. As características dos ácidos graxos do óleo essencial do café são semelhantes aos da soja, embora estejam presentes em menor quantidade.
A partir de um quilo de borra de café é possível extrair até 100 mililitros de óleo, o que geraria cerca de 12 mililitros de biodiesel.
A descoberta brasileira
Quem está à frente desse estudo é uma brasileira. Denise Moreira dos Santos, professora que ministra aulas no curso técnico de Química no Centro Paula Souza, entidade que administra Etecs e Fatecs em São Paulo, descobriu isso a partir de um experimento em sala de aula para crianças e fez desse estudo sua dissertação de mestrado.
LEIA MAIS
Com o alto consumo de café no país, há uma grande quantidade de resíduos descartados, o que é prejudicial ao meio ambiente. Com isso, a professora sugere que seja feita a utilização do resíduo na produção do biodiesel em pequenas comunidades agrícolas para o abastecimento de tratores e máquinas.
Bem legal, né? E você aí pensado que o café servia só pra acabar com o sono!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Kaíque Moura
Engenheiro de Produção; formado pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA); Pós-Graduando em Empreendedorismo e Inovação (IFPI); MBA em Management (iCEV); Técnico em Metrologia (IFRJ); Técnico em Serviços Jurídicos (IFPI) e Técnico em Mecânica (IFPI); profissional qualificado nas áreas de Gestão, Manutenção, Metrologia e Produção.