Precisamos falar sobre o corte a plasma. Mas antes que você pense que se trata de um artigo apenas das áreas de Engenharia de Automação ou Engenharia Metalúrgica, vamos voltar um pouquinho no tempo. A capacidade de criar ferramentas de corte é uma das características mais notáveis do processo evolutivo da raça humana. Com o avanço da tecnologia e da engenharia, principalmente depois da Revolução Industrial, hoje é possível cortar e polir qualquer tipo de material com precisão.
Como funciona o corte a plasma?
Esse procedimento utiliza o calor liberado por uma coluna de plasma resultante do aquecimento via arcos-elétricos de um gás. Esse plasma funde a parte do metal que será cortada, que é expulsa pelo gás. Desde a sua invenção, esse processo incorporou várias tecnologias e foi ganhando cada vez mais credibilidade. Atualmente, o corte a plasma não só acompanha o crescimento da indústria e da tecnologia, como é usado para substituir processos mais lentos ou com maiores custos operacionais. Compare a qualidade do corte a plasma em relação a outros procedimentos clicando aqui.
Por que escolher o corte a plasma?
No geral, o corte a plasma é um processo mais rápido e com menor custo operacional do que outros, como o laser ou oxicorte. Além disso, o risco de deformação por causa da propagação térmica no local do corte é muito baixo. Quer saber mais sobre as vantagens do corte a plasma? Clique aqui e baixe uma apostila gratuita sobre as 10 coisas que você talvez não saiba sobre o plasma.
Qual a tecnologia mais avançada de corte a plasma atualmente?
Sem dúvidas, a X-Definition é o que há de mais avançado atualmente. Desenvolvida pela Hypertherm, essa tecnologia propõe a mais alta definição e performance do corte a plasma. Inclusive, é equiparada ao laser na hora de obter resultados diferentes e assertivos em uma variedade grande de espessuras. Entenda como funciona essa tecnologia aqui.
Não é feitiçaria, é tecnologia!
Sim, os fabricantes deram um passo gigante na qualidade e velocidade de corte. Além disso, houve uma redução drástica no custo operacional. Para entender melhor, baixe gratuitamente a apostila com as 10 COISAS QUE TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO SAIBA SOBRE O PLASMA. Depois de devorar o material, que além de gratuito é simples e rápido, você será capaz de entender melhor as afirmações a seguir.
Bônus | 3 Verdades sobre o corte a plasma
A tolerância do plasma é mais fina que um grafite de lapiseira. Saiba mais aqui
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
- É possível conectar o equipamento no wi-fi e monitorar a operação de corte a plasma via smartphone ou tablet. Clique aqui para saber mais.
- O plasma de hoje é muito mais apto para fazer marcação com curva, localizar orifícios ou códigos do produto. Continua aqui.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.