Parece que a IBM resolveu canalizar seus conhecimentos científicos e recursos tecnológicos para enfrentar alguns dos maiores problemas do mundo. Como? Através de Inteligência Artificial!
A gigante da tecnologia anunciou o lançamento do Science for Social Good, um novo programa que aloja pesquisadores da IBM com bolsistas cursando pós-doutorado e organizações sem fins lucrativos para lidar com questões sociais graves.
Com a nova iniciativa, a IBM anunciou 12 projetos planejados. Cada projeto do Science for Social Good está alinhado com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o projeto das Nações Unidas para abordar algumas das maiores desigualdades e ameaças do mundo até o ano 2030.

Os projetos possuem à sua disposição o que a empresa tem de mais moderno nos campos da Ciência dos Dados e Inteligência Artificial para desenvolver soluções para problemas sérios do mundo, como prevenção de doenças, analfabetismo e combate a fome.
Exemplos
Um dos projetos é chamado de Melhor Prática de Alimentos de Emergência: a Experiência Digital, que planeja reunir práticas recomendadas de distribuição de alimentos de emergência e compartilhá-las com organizações sem fins lucrativos através de uma ferramenta digital interativa.
Outro projeto é chamado de Superação do Analfabetismo, que usará Inteligência Artificial para permitir que adultos com baixos níveis de alfabetização "naveguem com confiança no mundo denso da informação". O projeto espera decodificar textos complexos (como manuais de produtos, por exemplo), extrair a mensagem básica e apresentá-la aos usuários através de imagens e mensagens simples faladas.
LEIA MAIS
Embora este projeto não resolva a crise global de alfabetização, permitirá que adultos com baixos níveis de alfabetização se envolvam com o texto de forma independente, melhorando assim seu desempenho na escrita e leitura.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
"Os projetos escolhidos para o programa Social Good deste ano abrangem uma série de tópicos importantes, incluindo a previsão de novas doenças, a promoção da inovação, a redução do analfabetismo e da fome, além de ajudar pessoas saírem da pobreza", disse Arvind Krishna, diretor do centro de pesquisa da IBM
Supercomputador Watson

A IBM espera que a iniciativa aproveite o sucesso do notável supercomputador da empresa, o Watson, que ajudou a enfrentar desafios de saúde, educação e meio ambiente desde o seu desenvolvimento.
Um projeto particularmente bem-sucedido do Watson foi quando o mesmo utilizou técnicas de aprendizado de máquina para entender melhor a propagação do vírus Zika. Usando dados complexos, a equipe desenvolveu um modelo preditivo que identificou quais espécies de primatas devem ser direcionadas para vigilância do Zika vírus. Os resultados do projeto levaram a novos testes de campo para ajudar a prevenir a propagação da doença.
Veja Também: Inteligência Artificial gera hologramas em tempo real
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Fonte: Canal Tech.