Engenharia 360

Gestão de pessoas e engenharia: como se relacionam?

Imagem padrão usuário
por Patrícia Pereira Pacheco
| 03/01/2018 | Atualizado em 03/06/2022 2 min

Gestão de pessoas e engenharia: como se relacionam?

por Patrícia Pereira Pacheco | 03/01/2018 | Atualizado em 03/06/2022
Engenharia 360

Engenharia e gestão de pessoas são de fato áreas distintas. A engenharia é responsável por toda a parte operacional e de projetos de uma empresa, enquanto a gestão de pessoas, como o próprio nome diz, procura solucionar as questões interpessoais e proporcionar bem-estar aos funcionários.

Mas apesar de serem áreas que cuidam de coisas diferentes, elas não estão separadas, pois tudo ocorre dentro da mesma organização. Além de máquinas, as empresas são mantidas por pessoas que as operam, que gerenciam o processo, que cuidam de cada detalhe dentro dela.

gestão de pessoas
Fonte: Pixabay.

Assim como cada processo tem uma necessidade, as pessoas também tem. Então, qual a relação entre a engenharia e gestão de pessoas?

Lidar com as pessoas não é nada fácil, pois somos todos diferentes. Em um ambiente de trabalho, é preciso saber conciliar o que a empresa propõe com o bem-estar dos trabalhadores. Boas condições de trabalho aliadas à produtividade. Difícil, né?

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

A engenharia é um campo de estudo que tem o objetivo de buscar soluções operacionais e até mesmo gerenciais para determinados problemas. Saber buscar o ponto de equilíbrio entre o ideal e o real é muito importante, e esse é o trabalho do engenheiro, através de projetos e planejamento.

Assim também é na gestão de pessoas, pois essa área não consiste apenas em contratação e pagamento. É preciso muito planejamento e procedimentos para gerar informações e manter o setor pessoal em ordem.

shaking hands 2499618 1280
Fonte: Pixabay.

É preciso dar suporte e assegurar ao trabalhador que ele está em boas condições de trabalho. E todo suporte como treinamento e benefícios tem que ser planejado e administrado. Por isso, é muito comum encontrar engenheiros no setor pessoal atualmente: para a busca de soluções e criação de novos meios de fazer com que tanto a empresa quanto o trabalhador estejam bem. É buscar o ponto de equilíbrio entre funcionário e função, entre a produção e as questões pessoais.

Ser apoio, saber conversar, saber impor objetivos, dar uma melhor visão de trabalho, proporcionar conhecimento. Isso é gestão de pessoas. E a criação desses métodos também é engenharia. 😉

Veja Também: Como a Engenharia de Produção concilia planejamento, gestão e técnica?

Comentários



Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo