Engenharia 360

Maior torre de purificação do ar mostra resultados positivos na China

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 19/02/2018 | Atualizado em 15/07/2022 3 min

Maior torre de purificação do ar mostra resultados positivos na China

por Larissa Fereguetti | 19/02/2018 | Atualizado em 15/07/2022
Engenharia 360

O problema da poluição do ar na China não é recente. A busca por soluções ou formas de contenção também aumentou consideravelmente, incluindo a implantação de multas para indústrias poluidoras. A medida mais recente é a construção de uma torre de purificação do ar de 100 metros de altura na cidade de Xian.

purificação do ar
Imagem: archdaily.com

A torre é a maior do mundo do tipo. Ela pode filtrar até 10 milhões de metros cúbicos de ar por dia. Sua base é composta por uma série de estufas aquecidas por meio de energia solar, as quais cobrem o equivalente à metade de um campo de futebol e servem para aquecer o ar. O ar quente sobe pela torre passando por filtros até ser liberado. Mesmo no inverno, quando a poluição aumenta e parte da energia da cidade depende do carvão, a torre consegue funcionar porque o seu revestimento permite a absorção da radiação com uma boa eficiência.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Continue Lendo

Saiba mais

Para verificar a eficácia da purificação do ar, o controle é feito por meio de estações de monitoramento de poluição instaladas na região. Os responsáveis pelo monitoramento são pesquisadores do Institute of Earth Environment at the Chinese Academy of Sciences.

torre poluicao blog da engenharia 2
Imagem: archdaily.com

Até o momento, os resultados foram positivos e já foi observada uma melhora na qualidade do ar em 10 km² da cidade nos últimos meses. Em dias muito poluídos, a redução da poluição foi para níveis moderados. A redução de MP2,5 (material particulado com diâmetro menor que 2,5 micrômetros – pequeno o suficiente para chegar aos pulmões) foi de 15% durante registros elevados do nível de poluição.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

torre poluicao blog da engenharia 3
Imagem: indianexpress.com

Essa primeira torre é apenas uma versão reduzida das que os pesquisadores esperam construir. As completas podem alcançar até 500 metros de altura e 200 metros de diâmetro. O objetivo é que essas torres gigantes sejam capazes de purificar o ar de uma cidade pequena, cobrindo uma área de 30 km².

O maior problema

No entanto, a discussão levantada é o fato de que a torre é um “remédio”, e não uma “cura” para o problema. Algumas medidas implantadas na China e em outros países não impedem que a poluição seja liberada no ar, que seria o mais adequado e, além disso, ainda não é conhecido se o efeito dessas novas medidas são tão úteis quanto deveriam ou se apenas “fazem cócegas” no problema.

Considerando as demais camadas da atmosfera e o tamanho do país, as torres resolveriam uma parte muito pequena da poluição do ar. É um controle local e seu efeito é pequeno quando consideramos que a poluição do ar espalha-se para outras regiões.

torre poluicao blog da engenharia 5
Imagem: inquisitr.com

A questão é que, embora a construção da torre tenha seus benefícios, elas ocupariam uma área consideravelmente grande, além de um custo muito alto quando comparadas às ações de controle na fonte. Tais medidas, como a implantação de filtros em chaminés, por exemplo, visam controlar a poluição antes que ela deixe as indústrias.

O mesmo acontece para a cobrança pela poluição: o ideal não é “pagar pelo direito de poluir”, mas investir em tecnologia que diminua a emissão da poluição. Talvez, uma boa solução seria unir as propostas e, além de reduzir a poluição lançada pelas indústrias, utilizar as torres e toda tecnologia semelhante como uma medida complementar, contribuindo para uma qualidade de vida melhor.


Fontes: South China Morning Post; Independent; Arch Daily.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Assine nossa newsletter
e receba
uma curadoria exclusiva de conteúdos:

Continue lendo