Emmy Noether foi uma gênia da matemática que revolucionou várias teorias da álgebra. Para conseguir ingressar na universidade (algo que não era comum para mulheres da sua época) e estudar, precisou mostrar ser realmente capaz. Ela é uma das mulheres que mudaram a engenharia e a ciência que nós, do Engenharia 360, estamos retratando em uma série especial.
Quem foi Emmy Noether?
Amalie Emmy Noether nasceu na Alemanha, em 1882. Ela é filha do matemático Max Noether.
Ela obteve permissão para frequentar a Universidade de Erlangen entre 1900 e 1902. Foi preciso pedir permissão a cada professor para poder frequentar as aulas. Em 1903, ela passou em um exame e foi para a Universidade de Göttingen. Em 1904, conseguiu permissão para se matricular em Erlangen, algo inédito para mulheres no país.
A tese de Emmy Noether foi sobre teoria dos invariantes aplicada ao teorema de Hilbert. Seu orientador de doutorado foi Paul Gorden e ela obteve o título em 1907. De família judia, em 1933, mesmo com uma carreira em ascensão e reconhecimento em sua área, precisou se mudar para os Estados Unidos para fugir da opressão da Alemanha nazista.
Emmy Noether faleceu devido a complicações de um câncer em 1935. Ela foi cremada e as cinzas enterradas no Bryn Mawr College, nos Estados Unidos.
Como Emmy Noether mudou a engenharia e a ciência?
Em 1908, Emmy Noether foi eleita para o Circolo Matematico di Palermo devido ao crescimento de sua reputação. Porém, por ser mulher, só conseguiu ser contratada em Göttinger muitos anos depois e com a ajuda de colegas influentes, incluindo David Hilbert. Inicialmente, ela foi considerada como uma assistente de Hilbert nas aulas, mas logo mostrou sua capacidade. Ela provou o teorema que leva seu nome (Teorema de Noether), considerado um dos mais importantes para o desenvolvimento da física moderna.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Em 1921, Emmy Noether publicou um artigo chamado Idealtheorie in Ringbereichen, o qual foi essencial para que a álgebra moderna se desenvolvesse. Em 1924, B. L. van der Waerden começou a expor as ideias de Noether e foi nelas que baseou o segundo volume de seu famoso livro didático.
Noether foi expulsa de Göttinger quando o nazismo estourou na Alemanha. Após sua ida para os EUA, ela foi contratada pelo Bryn Mawr College. Depois, lecionou no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, um lugar dominado por homens.
Emmy Noether fez inúmeras contribuições para a ciência. Uma das mais importantes foi o desenvolvimento da álgebra abstrata. Ainda, Einstein usou a pesquisa de Noether sobre a teoria dos invariantes para formular a teoria da relatividade.
Fontes: Britannica; SDSC.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.