Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Lego sustentável? Exato! A empresa produzirá peças com plástico sustentável obtido a partir de matéria-prima brasileira

por Larissa Fereguetti | 21/05/2018
Copiado!

Lego sustentável? É isso mesmo! A empresa, famosa por suas pecinhas de plástico, anunciou que lançará uma linha produzida a partir de material sustentável. A matéria-prima do plástico sustentável é a cana-de-açúcar brasileira.

lego sustentável

Imagem: theverge.com

Lego Sustentável

O tema da coleção sustentável será nada menos que plantas, troncos de árvores, folhas, arbustos e outros itens que lembram a natureza. As peças serão feitas à partir do etanol proveniente da cana-de-açúcar e apresentarão as mesmas características das produzidas com matéria-prima proveniente do petróleo. Os padrões de qualidade e de segurança também são atendidos.

lego sustentável

Imagem: sfagro.uol.com.br

A quantidade de peças sustentável ainda representa uma pequena fração (aproximadamente 2%) de tudo que a empresa produz. É o primeiro passo para alcançar a meta do programa de sustentabilidade da empresa, o qual teve início em 2015 e inclui o lixo zero e produção totalmente sustentável até 2030.

Imagem: inhabitat.com

Em 2014, a Lego sofreu denúncias do Greenpeace pela ligação à perfuração de poços de petróleo feitos pela Shell no Ártico. Em seguida, a empresa rompeu com a Shell e lançou o programa de sustentabilidade

Porém, há controvérsias sobre a verdadeira se o lego sustentável realmente terá peças 100% sustentáveis. Apesar de não serem produzidas a partir do petróleo, a plantação consome recursos ambientais. Ainda, o plástico é reciclável, mas não é biodegradável, ou seja, sua decomposição não é nada fácil.

A pegada ecológica das peças produzidas a partir do etanol é menor porque a cana-de-açúcar captura dióxido de carbono quando está em fase de crescimento. Porém, ao mesmo tempo, ela requer muita água e pode resultar em contaminação do ambiente quando são utilizados herbicidas e pesticidas. Diante deste fato, a Lego afirmou que utilizará produções de cana-de-açúcar com certificação Bonsucro, a qual está relacionada ao compromisso social e ambiental na produção.

Imagem: populationeducation.com

Além do plástico sustentável, a empresa também se comprometeu a reduzir a emissão de gás carbônico, o que terá contribuição das plantações de cana-de-açúcar. A expectativa é de que as peças cheguem ao mercado ainda este ano.

Referências: Lego; Independent; Wired.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários