Lego sustentável? É isso mesmo! A empresa, famosa por suas pecinhas de plástico, anunciou que lançará uma linha produzida a partir de material sustentável. A matéria-prima do plástico sustentável é a cana-de-açúcar brasileira.

Lego Sustentável
O tema da coleção sustentável será nada menos que plantas, troncos de árvores, folhas, arbustos e outros itens que lembram a natureza. As peças serão feitas à partir do etanol proveniente da cana-de-açúcar e apresentarão as mesmas características das produzidas com matéria-prima proveniente do petróleo. Os padrões de qualidade e de segurança também são atendidos.

A quantidade de peças sustentável ainda representa uma pequena fração (aproximadamente 2%) de tudo que a empresa produz. É o primeiro passo para alcançar a meta do programa de sustentabilidade da empresa, o qual teve início em 2015 e inclui o lixo zero e produção totalmente sustentável até 2030.

Em 2014, a Lego sofreu denúncias do Greenpeace pela ligação à perfuração de poços de petróleo feitos pela Shell no Ártico. Em seguida, a empresa rompeu com a Shell e lançou o programa de sustentabilidade
Porém, há controvérsias sobre a verdadeira se o lego sustentável realmente terá peças 100% sustentáveis. Apesar de não serem produzidas a partir do petróleo, a plantação consome recursos ambientais. Ainda, o plástico é reciclável, mas não é biodegradável, ou seja, sua decomposição não é nada fácil.
A pegada ecológica das peças produzidas a partir do etanol é menor porque a cana-de-açúcar captura dióxido de carbono quando está em fase de crescimento. Porém, ao mesmo tempo, ela requer muita água e pode resultar em contaminação do ambiente quando são utilizados herbicidas e pesticidas. Diante deste fato, a Lego afirmou que utilizará produções de cana-de-açúcar com certificação Bonsucro, a qual está relacionada ao compromisso social e ambiental na produção.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS

Além do plástico sustentável, a empresa também se comprometeu a reduzir a emissão de gás carbônico, o que terá contribuição das plantações de cana-de-açúcar. A expectativa é de que as peças cheguem ao mercado ainda este ano.
Fontes: Lego; Independent; Wired.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários

Larissa Fereguetti
Engenheira, com mestrado e doutorado. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.