Engenharia 360

Showerloop: o chuveiro que permite reaproveitar a água no próprio banho

Imagem padrão usuário
por Luciana Reis
| 20/09/2018 | Atualizado em 13/09/2023 3 min

Showerloop: o chuveiro que permite reaproveitar a água no próprio banho

por Luciana Reis | 20/09/2018 | Atualizado em 13/09/2023
Engenharia 360

A economia de água e de energia elétrica é tema que sempre merece destaque, principalmente diante da escassez dos recursos hídricos, o que se percebe pelas crises de falta de água em diferentes localidades do país e do mundo. Para se ter uma ideia dos impactos da escassez, na África do Sul a crise levou à restrição do consumo diário de água pelos moradores. Diante de tais problemas, a tecnologia e a criatividade prometem auxiliar no combate ao desperdício de água e na diminuição da utilização de energia elétrica. O chuveiro Showerloop é um exemplo, que mesmo em banhos mais longos gasta apenas 10 litros de água.

Imagem do mecanismo que permite a filtragem
Imagem: Showerloop/Divulgação

A invenção é de um grupo da Finlândia voltado à criação de soluções sustentáveis e viáveis economicamente, e o mecanismo que permite tomar banho seja ele de qualquer duração, sem utilizar mais que 10 litros de água, tem um funcionamento mais simples do que podemos imaginar. O Showerloop (shower= chuveiro, loop=circuito) nada mais é do que um sistema que permite reutilizar a água do banho, após um processo de filtragem e limpeza.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Primeiro a água passa por uma tela que retém os fios de cabelo e partículas maiores de sujeira. Depois disso, a água passa por um filtro de microfibra, uma camada de areia e outra de carvão ativado, que permitem a eliminação das partículas de sabão. Após esse processo, a água do banho é esterilizada por uma lâmpada de luz ultravioleta, sendo bombeada de volta ao chuveiro. Ao final do banho essa mesma água pode ser utilizada para a descarga ou para regar as plantas, por exemplo.

Imagem dos mecanismos utilizados no Showerloop
Imagem: Showerloop

A economia estimada é bem alta, considerando que em um banho de 5 minutos são gastos pelo menos 40 litros de água. A economia de luz é possibilitada pois a água é apenas aquecida uma vez, quando o chuveiro é ligado, não sendo necessária a utilização para manter a água aquecida.

Onde encontrar o Showerloop? 

Quando de seu lançamento, em 2016, na Europa, o valor para adquirir o chuveiro era de €1500,00. Hoje o Showerloop representa também uma plataforma “open source”, sendo que no site oficial há as instruções de uso, como a lista de componentes adicionais e como efetuar as conexões necessárias para o funcionamento, ou seja, o passo a passo para instalação e utilização do chuveiro.

Imagem de box de vidro com um chuveiro e o sistema Showerloop instalado
Imagem: Showerloop

O engenheiro ambiental criador do projeto, Jason Selvarajan, em entrevista ao Caminhos para o Futuro (parceria do Grupo Globo com a GE) explica que mesmo com o preço para adquirir o chuveiro, o valor é recuperado em pouco tempo com as economias dos demais recursos que o sistema proporciona. “No futuro, será possível reduzir o preço do Showerloop. Mas, assim como ocorre com qualquer produto, a primeira geração é mais cara para ser feita, especialmente porque nós estamos montando nosso negócio e precisamos cobrar por produção, suporte técnico, salários e futuras pesquisas para desenvolvimento do produto. Nós não contamos com investidores, então tudo foi pago por nós mesmos”, explica Selvarajan.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Não é de hoje que soluções têm sido criadas com o objetivo de reduzir o consumo de água e energia. Aqui no BDE já divulgamos, inclusive, o Nebia Shower, um gadget que permite a economia de até 70% da água durante o banho. Isso porque a água é “esguichada” com em um pulverizador. Em vez da corrente de água, o que se tem é a névoa de água para o banho.

Imagem do Nebia Shower com jato em vapor
Imagem: Kickstarter

As soluções chamam a atenção não apenas da sociedade, mas de grandes empresas. O Nebia Shower, por exemplo, recebeu através de uma campanha de crowdfunding, o investimento de Tim Cook, o CEO da Apple.

Vale a pena acompanhar e incentivar cada uma dessas novidades!


Fontes: Superinteressante, Revista Galileu, Showerloop

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo