Ah, a boa e velha gambiarra! Nós já falamos sobre esse recurso técnico nem sempre infalível várias vezes aqui no Engenharia 360 (veja aqui as 41 melhores gambiarras de engenharia). Dessa vez, nós selecionamos algumas pessoas que mostram que nasceram com o dom para fazer gambiarras.
Engenharia e gambiarras
Teoricamente, engenheiros aprendem a fazer as coisas do jeito correto. Porém, nós sabemos que algumas situações pedem uma gambiarra. Seja porque o dinheiro está curto (situação muito comum entre estudantes de engenharia), pela falta de tempo ou simplesmente pela facilidade de dar um jeitinho. A ideia inicial é de que a gambiarra é um recurso temporário, mas nós sabemos que, uma vez funcional, ela será “eterna enquanto durar”.
Além disso, quem foi que disse que uma gambiarra precisa ser malfeita? Uma gambiarra pode ser perfeitamente desenvolvida e, só porque é de baixo custo e prática, não quer dizer que não é funcional ou que não foi friamente calculada. Então, para provar que você é engenheiro até na hora do improviso, mostre que suas gambiarras são boas! Para te inspirar, nós trouxemos alguns exemplos de gambiarras bem elaboradas.
Pessoas que nasceram com o dom para fazer gambiarras
Para quem quer trabalhar e fazer atividade física ao mesmo tempo, aqui está um ótimo exemplo
Você não precisa perder um perfume novo e caro só porque o spray entupiu, não é mesmo?
Todo mundo sabe que ler com o celular/tablet na cama é complicado. Então, por que não descomplicar?
Escorar o celular/tablet quando você não tem uma capinha própria também é complicado. Nada que um jeitinho não resolva…
A versatilidade da cafeteira: miojo, salsicha, macarrão… Se você é um estudante, principalmente, não compre panelas, compre uma cafeteira!
O ferro de passar também pode ser um ótimo recurso!
Não tem churrasqueira? Seus problemas acabaram…
Cansou de ter os cabos bagunçados e enrolados? Dá uma olhada nesse reaproveitamento de rolo de papel higiênico:
Quem nunca martelou o dedo quando tentava fazer um furo na parede? Olha aqui a solução…
Essa dica é valiosa para quem detesta limpar o pó do chão depois que faz buracos na parede: use um post-it!
LEIA MAIS
Comentários
Larissa Fereguetti
Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.