Engenharia 360

Betume sustentável: A solução da Índia de empregar plástico reciclado na construção de estradas

Imagem padrão usuário
por Luciana Reis
| 11/07/2018 | Atualizado em 29/11/2023 4 min
Imagem de wirestock em Freepik

Betume sustentável: A solução da Índia de empregar plástico reciclado na construção de estradas

por Luciana Reis | 11/07/2018 | Atualizado em 29/11/2023
Imagem de wirestock em Freepik
Engenharia 360

O consumo de plástico é uma das principais ameaças ao meio ambiente. Desde 2018, a proibição do uso de canudos de plástico em diferentes governos, como no Rio de Janeiro, e a decisão de empresas como o Starbucks de deixar de utilizá-los em suas lojas passou a chamar a atenção para a quantidade de plástico descartado sem reciclagem.

No entanto, o problema vai além dos canudos, com exemplos de cidades que enfrentam problemas com o lixo descartado sem tratamento adequado. Um desses exemplos é a cidade de Nova Déli, na Índia, considerada uma das áreas mais poluídas do mundo, que busca uma nova solução para o plástico reciclado.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

plástico na fabricação de betume
Imagem de frimufilms em Freepik

O exemplo da Índia

Embora não seja um caso isolado no país, Nova Déli chama a atenção pelo enorme volume de plástico descartado sem reciclagem. O destino do plástico preocupa o mundo todo. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Science em 2015, estimava-se que a humanidade produzia 275 milhões de toneladas de resíduos plásticos por ano, e uma quantidade significativa, entre 4,8 e 12,7 milhões de toneladas, acabava chegando aos oceanos.

plástico na fabricação de betume
Imagem de rawpixel.com em Freepik

Com o objetivo de encontrar soluções para o acúmulo de plástico, o professor indiano Rajagopalan Vasudevan, que lecionava química no Thiagarajar College of Engineering, no sul do país, desenvolveu uma tecnologia para reutilizar o plástico descartado e transformá-lo em matéria-prima para a construção de estradas.

Veja Também:

Recapagem, recauchutagem e remoldagem: reduzindo o impacto ambiental da indústria de pneus

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Como é feito o novo betume de plástico reciclado

A técnica, criada em 2001, consiste na mistura de plástico reciclado com betume, um material composto por diferentes compostos químicos comumente utilizado na construção de estradas. Com essa técnica, é possível reduzir a quantidade de betume necessária. Por exemplo, na construção de 1 quilômetro de estrada, seriam utilizadas 9 toneladas de betume e 1 tonelada de plástico, em vez das 10 toneladas de betume normalmente necessárias.

Imagem do professor e ao lado uma estrada feita de plástico reciclado
Rajagopalan Vasudevan e sua criação | Imagem reproduzida de The Better India

O processo de transformação do plástico envolve a trituração do material, seguida pela mistura com areia, pequenas pedras e betume, que são aquecidos de acordo com o tipo de material e necessidades específicas.

Em resumo, a inovação na Índia está no uso do plástico reciclado, uma vez que, desde a década de 1970, tanto na Europa como nos EUA, utilizava-se apenas plástico novo na construção de estradas, o que encarecia a obra e não resolvia o problema ambiental.

plástico na fabricação de betume
Imagem de frimufilms em Freepik

Vasudevan recebeu ofertas de empresas dos EUA interessadas na ideia, mas seu objetivo era disponibilizar a tecnologia gratuitamente para uso em seu próprio país. Ele patenteou a criação em 2006 e, depois, 11 dos 29 estados indianos já implementavam a solução. Vasudevan participou até mesmo de um TED Talk para compartilhar sua experiência e o trabalho desenvolvido na Índia.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: O que é impressão 4D? Explicamos de forma simplificada!

Resultados práticos do experimento

As estradas construídas com plástico reciclado têm apresentado resultados positivos em termos de estrutura, pois, mesmo após anos de construção, não surgiram buracos ou falhas no asfalto. Isso demonstra a durabilidade e resistência do material.

plástico na fabricação de betume
Imagem reproduzida de Build India blog

No entanto, algumas pesquisas levantaram preocupações em relação ao uso de plástico na construção de estradas. Com o passar dos anos, microplásticos podem ser liberados, e essas partículas podem ser encontradas em moluscos, peixes e até mesmo no sal de cozinha. Ainda não há resultados conclusivos sobre o impacto real que essas micropartículas liberadas possam ter na saúde humana.

Quais as perspectivas para o uso do plástico

O que sabemos com certeza é que é importante buscar soluções para o descarte adequado de plástico e outros materiais. Em um vídeo publicado na revista Ensia, especializada em meio ambiente, Vasudevan deixa claro sua opinião sobre o assunto: "O plástico não é o problema, a cultura do lixo é um problema. Jogar lixo na rua é um problema".

Veja Também:


Fontes: UOL, Época Negócios, Nexo Jornal, Ensia.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Imagem padrão usuário

Luciana Reis

Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com experiência como jornalista freelancer na produção de conteúdo para revistas e blogs.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo