A vida está cada vez mais corrida. Os dias passam e as pessoas quase nem percebem. Prioriza-se o trabalho e o estudo, mas colocam-se os cuidados da casa em segundo plano. Por isso, ter a assistência de alguém - ou alguma coisa – nesse sentido é tão necessário. Terceirizar tarefas do lar é uma prática comum para muita gente. A novidade, agora, para os brasileiros é a utilização de robôs para limpeza da casa.
As novas tecnologias já estão sendo incorporadas aos eletrodomésticos há muito tempo. Já existem vários utilitários inteligentes à venda no mercado, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. Alguns são fabricados especialmente para a manutenção da casa. Os mais famosos são aqueles utilizados na limpeza do chão. Esses, em especial, prometem facilitar, consideravelmente, a rotina de quem passa o dia todo fora de casa – ou só não têm paciência mesmo.
Deixar a casa limpa até pode ser uma atividade bem prazerosa. Os produtos mais modernos deixam tudo mais prático. Contudo, não tem nada mais chato do que, depois de um dia tumultuado na rua, chegar a casa e enfrentar panos, vassouras e aspiradores de pó. O desejo de todos foi muito bem expresso no slogan de uma das marcas de robôs para limpeza da casa, a iRobot.
“Menos afazeres, mais vida.”
As vantagens e desvantagens dos robôs para limpeza da casa
Vantagens
A primeira vantagem que se pode destacar dos robôs para limpeza da casa é a praticidades. Esses aparelhos são pequenos, leves, fáceis de serem transportados, podem ser controlados por controle remoto e têm horas de autonomia por recarga. Outras características são que eles higienizam bem grandes áreas, sem danificar móveis e com nível muito baixo de ruído. E por fim, tem a economia. Com um aparelho desses não são mais necessárias tantas visitas de diaristas.
Veja Também: Verdade ou mentira? Confira 4 mitos sobre as máquinas lava-louça
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Desvantagens
Os robôs para limpeza da casa apresentam também pontos negativos. Eles não detectam pequenos degraus. Quando se deparam com tapetes, param. Fios elétricos e objetos escondidos podem representar uma ameaça ao bom funcionamento dos dispositivos. Seu mecanismo também não pode entrar em contato com a água. E não é recomendável que fique perto de animais de estimação.
"Se há uma mesa com cadeiras, ele vai desviar e deixar espaços sem limpar, mas, se não tiver nada pelo caminho, vai trabalhar muito bem."
- Sérgio Rabelo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em reportagem de Folha de São Paulo.
Mesmo com tantas limitações, o assistente automático do lar irá custar muito caro – entre R$2 mil e R$5 mil!
"Um aspirador robótico chega a ser dez vezes mais caro do que um tradicional. Ele é destinado a um nicho específico da população, normalmente composto por pessoas que moram sozinhas e o usam como um complemento para a diarista."
- Elton Morimitsu, da Euromonitor, em reportagem de Folha de São Paulo.
Tipos de robôs para limpeza da casa
No Brasil, a primeira linha de robôs aspirantes começou a ser importada em meados de 2015 – o Roomba 600, da marca iRobot. Atualmente, podem ser encontrados nas lojas modelos de empresas famosas como a LG, a Samsung e a Targus; e de outros fabricantes totalmente desconhecidos. Numa primeira olhada eles parecem todos iguais. Mas, na verdade, são diferentes – o que explica a enorme diferença de preço.
O Engenharia 360 listou alguns exemplos para você. Confira!
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Para a limpeza de pisos
iRobot
De todos os robôs para limpeza da casa, os da marca iRobot são os que mais se destacam. Aqueles mais conhecidos pelos consumidores são o Roomba 620, 621, 650, 860, 880, 980; e o Braava 380. Esses modelos apresentam escovas autolimpantes, sistema de navegação, programa de limpeza em três etapas - bi-turbo aeroforce -, e filtro antialérgico. Através de uma rede wi-fi e de um aplicativo para smartphones, os proprietários podem agendar as limpezas, acionar a câmera do robô e fazer um mapeamento dos ambientes, controlando onde o aparelho esteve e para onde deve ir.
Ecovacs
Os robôs Deebot e D63, da marca Ecovacs, são outros aparelhos de destaque no mercado, considerados mais avançados do que os de outras marcas. Eles também podem ser controlados pelo celular. Contam com GPS, luzes indicadoras no painel, filtros antibactericidas, detector de poeira e de impacto. Com seu design slim, são capazes de entrar em espaços com seis centímetros de altura, além de limpar todos os tipos de piso, de madeira a mármore. E para completar, têm uma bateria interna de uma hora. Depois disso, são programados a voltar para a base e carregam sozinhos.
Ropo
O Ropo Glass, da marca Ropo, é um robô para limpeza da casa projetado para alcançar espaços menores do que os outros modelos conseguem. Ademais, tem duas grandes escovas centrais, que permitem o recolhimento de detritos maiores de poeira.
Polishop
Já o diferencial do Housekeeper Pro, da marca Polishop, é que o mesmo é equipado com uma lâmpada UV que elimina germes, ácaros, fungos e bactérias.
Hom Bot
O Hom Bot, da LG, funciona por meio de sensores infravermelhos e ultrassônicos. Ele ainda contém um pano para superfícies delicadas, como porcelanatos, e um sistema de informações via voz.
Home Up
O Home Up, de toda esta lista, é o modelo mais barato. Seu design também é mais simples, apelidado de “cd player”. Não possui base de carregamento. O proprietário deve usar um carregador comum, similar ao que vem em notebooks.
Para a limpeza de piscinas
Ecovacs
O robô Winbot, da marca Ecovacs, é excelente para a limpeza de janelas. Ele elimina um risco enorme que donas e donos de casa correm – além das diaristas-, que é despencar da fachada dos edifícios, na tentativa de eliminar sujeiras e manchas pelo lado externo das folhas. Esse aparelho se fixa no vidro por meio de sucção, e usa um motor de alta rotação e um pano de microfibra para limpar toda a superfície. O único defeito é que ele não limpa nada além de poeiras – resíduos de silicone ou tinta, por exemplo, não saem.
iRobot
O Mirra, da iRobot, promete realizar limpeza de certos modelos de piscinas. Ele remove sujeiras maiores, como folhas de árvores; e pequenas partículas de poeiras, das paredes até fundo, usando uma escova de PVC. Além disso, também é capaz de fazer a filtragem da água.
Veja Também:
Fontes: Folha de São Paulo, Consumidor Moderno, Casa Claudia, Casal Recomenda, techtudo.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Simone Tagliani
Graduada nos cursos de Arquitetura & Urbanismo e Letras Português; técnica em Publicidade; pós-graduada em Artes Visuais, Jornalismo Digital, Marketing Digital, Gestão de Projetos, Transformação Digital e Negócios; e proprietária da empresa Visual Ideias.