Engenharia 360

Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência: Ada Lovelace

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 14/09/2018 | Atualizado em 22/11/2021 3 min

Mulheres que mudaram a engenharia e a ciência: Ada Lovelace

por Larissa Fereguetti | 14/09/2018 | Atualizado em 22/11/2021
Engenharia 360

Muito se engana quem diz que programação é “coisa de homem”. Primeiramente, isso de separar “coisa de menino” e “coisa de menina” já ficou para trás há muito tempo. Em segundo lugar, especialmente para quem estranha uma mulher que saiba programar, o mundo precisa saber que o primeiro algoritmo foi escrito por uma mulher. A primeira programadora de computadores na história é Ada Lovelace e ela faz parte da série: mulheres que mudaram a engenharia e a ciência do Engenharia 360.

Ada Lovelace
Imagem: mirror.co.uk

Quem foi Ada Lovelace?

Ada Augusta King, também conhecida como Condessa de Lovelace, nasceu em Londres, na Inglaterra, em 1815. Ela foi matemática, escritora e era filha do Lord Byron, um poeta famoso. No entanto, ela praticamente não teve contato com o pai, que deixou a família logo após seu nascimento. Foi a mãe de Ada quem instigou o seu interesse em matemática e lógica.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Na época, não havia lugar para mulheres nas universidades inglesas, mas Ada Lovelave recebeu educação particular. Ela conheceu Charles Babbage, um professor de matemática de Cambridge, do qual ficou amiga e trabalhou em conjunto.

Ada Lovelace
Imagem: mentalfloss.com

Ainda jovem, ela casou-se com William Lord King, nomeado Conde de Lovelace. Daí o fato de ser a Condessa de Lovelace.

Ada Lovelace morreu jovem, em 1852, aos 36 anos. Certamente, com a aptidão, a visão de mundo e as ideias que tinha, ela teria feito inúmeras descobertas se vivesse por mais tempo.

Como Ada Lovelace mudou a engenharia e a ciência?

Ada Lovelace utilizou seu conhecimento e interesse em matemática para desenvolver programas para a máquina de Charles Babbage. Ao criar as instruções para a máquina, ela foi a primeira programadora de computadores. A Condessa de Lovelace também criou o conceito de sub-rotina e estudou sobre laços e o condicional “se”.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ada Lovelace
Imagem: pcmag.com

Entre 1842 e 1843, ela trabalhou na tradução de um artigo do engenheiro italiano Luigi Federico Menabrea. Porém, além de traduzir, ela ainda adicionou suas próprias anotações, de forma que a sua versão ficou bem maior que o artigo em si.

Ada Lovelace via nos computadores um potencial maior que o que era usado na época, que era apenas o cálculo e o processamento dos números. Ela também levantava questionamentos sobre o Analytical Engine de Babbage.

Ada Lovelace
Imagem: 1843magazine.com

A Condessa de Lovelace estava mais de um século à frente do seu tempo. Quando desenvolveu o primeiro algoritmo, a computação estava longe de ter seu grande estouro. Nas décadas de 1970 e 1980, desenvolveu-se uma linguagem chamada Ada, originada do Pascal, em homenagem a ela.

Apesar de ser reconhecida no mundo inteiro por seus feitos, Ada Lovelace ainda tem seu trabalho questionado. Muitos duvidam que uma mulher poderia ter feito os algoritmos, afirmando que suas anotações foram criadas por Babbage, e questionam suas habilidades matemáticas e no computador. Infelizmente, esses questionamentos acontecem ainda hoje, em pleno século XXI.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Ada Lovelace
Imagem: pinterest.com

Fontes: Interesting Engineering; Computer History; Finding Ada

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo