Engenharia 360

SOLIDWORKS: O que é, para que serve e como funciona?

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 27/01/2024 | Atualizado em 23/02/2024 4 min
Imagem reproduzida de SolidWorks

SOLIDWORKS: O que é, para que serve e como funciona?

por Larissa Fereguetti | 27/01/2024 | Atualizado em 23/02/2024
Imagem reproduzida de SolidWorks
Engenharia 360

Sabe porque nós já falamos tanto aqui no site sobre o que é SOLIDWORKS na Engenharia? Isso acontece porque trata-se de um software muito usado na profissão, possuindo recursos valiosos que auxiliam e facilitam o trabalho do projetista. Se você ainda tem dúvidas, não tem problema, nós vamos resolvê-las. Neste texto do Engenharia 360, vamos explicar o que é SOLIDWORKS, para que serve e como funciona. Confira!

SolidWorks
Imagem reproduzida de Seek Vector Logo

Veja Também: 3DEXPERIENCE World: 25 anos de inovação e transformação nas engenharias

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O que é SOLIDWORKS?

O SOLIDWORKS é um software de CAD 3D usado por engenheiros, projetistas e outros profissionais voltados para o design e a criação de produtos. Ele pertence à Dassault Systèmes S. A., uma multinacional francesa. E vale destacar que o software permite criar modelos 3D complexos, fazer simulações de engenharia e gerar documentação técnica.

Sendo assim, um grande diferencial desse produto é que ele vai além de ser um software para desenvolvimento de projetos devido aos recursos que oferece. Ele também é fácil de usar e intuitivo. Na sua interface, é possível interagir várias ferramentas. Esses fatores contribuem para o aumento da produtividade e para a finalização de um projeto mais rapidamente.

Um dos objetivos do SOLIDWORKS na engenharia é deixar o trabalho mais simples. Por exemplo, nele é possível desenvolver um projeto que integra vários departamentos. Assim, várias pessoas podem desenvolver o trabalho ao mesmo tempo e em um ambiente só. Isso elimina os problemas de incompatibilidade e de necessidade de "ir e vir" do projeto entre departamentos devido a alguma alteração.

Veja Também: Engenharia de Inteligência Artificial: Explorando a Criação de Prompts para Geração de Imagens

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Qual a importância da modelagem 3d?

A modelagem 3D pode ser usada para melhorar a eficiência da manufatura, reduzir o desperdício de materiais e aumentar a segurança dos produtos. Por isso, ela é bastante explorada não apenas por engenheiros, mas designers e arquitetos.

A intenção é um melhor desenvolvimento e otimização de projetos, detalhamento de processos de fabricação, marketing, tabelas de custos e mais.

SolidWorks
Imagem reproduzida de SolidWorks

Só para esclarecer, o 3D é um protótipo virtual, uma representação física. Com ele - mais do que com desenhos e plantas em duas dimensões -, pode-se fazer uma análise dimensional de peças com maior precisão, incluindo de esquadrias, coberturas, mobiliários e mais. Por isso é que se tornou essencial para trabalhos na área da construção civil!

Como funciona o SOLIDWORKS na Engenharia?

Basicamente, a função é o que define o que é SOLIDWORKS! Os clientes buscam produtos que sejam mais fáceis de abrir, de manusear, dobrar e guardar, etc. Por isso, o projetista precisa ficar atento a detalhes. O uso de um software que permite fazer análises do produto ainda na fase de projeto contribui para a redução da possibilidade de erros e para a sua melhoria e aceitação.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

O processo de criação de um projeto com o SOLIDWORKS geralmente começa com a criação de um modelo 3D, seguida pela criação de uma documentação técnica.

SolidWorks
Imagem reproduzida de SolidWorks

De modo geral, o software é voltado para o desenvolvimento de projetos na engenharia. Ele proporciona ao projetista vários recursos para que o trabalho seja desenvolvido de forma eficiente.

Por exemplo, no software, é possível visualizar o produto por dentro e por fora, identificar falhas no projeto, fazer simulações para testar resistência dos componentes, avaliar os impactos ambientais, gerenciar dados e muito mais. Com tantos recursos assim em um único software, ele é uma ferramenta poderosa para qualquer engenheiro voltado para a área de projetos.

Além disso, o software procura acompanhar as tendências de desenvolvimento de produtos, como a conectividade à Internet das Coisas (IoT). Desta forma, ele provê ferramentas para que o seu cliente possa acompanhar a evolução do mercado.

Como usar o SOLIDWORKS para criar projetos de engenharia?

Aqui estão algumas dicas para usar o SOLIDWORKS para criar projetos de engenharia:

  • Comece com um bom planejamento. Antes de começar a projetar, é importante ter um plano claro do que você deseja criar. Isso ajudará a garantir que você não se perca no processo e que seu projeto atenda aos seus requisitos.
  • Use as ferramentas certas para o trabalho. O SOLIDWORKS oferece uma ampla gama de ferramentas para criar projetos de engenharia. É importante usar as ferramentas certas para o trabalho para garantir que você obtenha os melhores resultados.
  • Seja organizado. O SOLIDWORKS pode criar modelos de projeto complexos. É importante manter seus projetos organizados para evitar confusão.
  • Documente seu trabalho. É importante documentar seu trabalho para que você possa se referir a ele no futuro. Isso também ajudará a outros a entender seu projeto.
  • Considere as restrições de fabricação. Ao projetar, é importante considerar as restrições de fabricação. Isso ajudará a garantir que seu projeto possa ser fabricado com eficiência e precisão.
  • Efetue análises de engenharia. As análises de engenharia podem ajudar a garantir que seu projeto atenda aos requisitos de desempenho. O SOLIDWORKS oferece uma variedade de ferramentas de análise de engenharia para ajudá-lo a realizar essas análises.
  • Crie documentação de manufatura. A documentação de manufatura é essencial para a fabricação de seu projeto. O SOLIDWORKS pode ajudá-lo a criar uma variedade de documentos de manufatura, incluindo desenhos, listas de materiais e instruções de montagem.
SolidWorks
Imagem reproduzida de SolidWorks

Veja Também:


Fontes: SolidWorks; Dassault Systèmes.

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Cientista e Engenheira de Saúde Pública, com mestrado, também doutorado em Modelagem Matemática e Computacional; com conhecimento em Sistemas Complexos, Redes e Epidemiologia; fascinada por tecnologia.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo