Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Diagramas elétricos: saiba o que são e conheça 5 símbolos importantes

por Larissa Fereguetti | 17/10/2018
Copiado!

Saber ler e interpretar diagramas elétricos é um diferencial no mercado. Para quem pretende ingressar na área de elétrica, é quase um requisito fundamental. Por isso, nós separamos 5 símbolos principais para você aprender de vez o significado.

diagramas eletricos

Imagem: mundodaeletrica.com.br

+ O que são diagramas elétricos?

Basicamente, diagramas elétricos são símbolos gráficos que representam uma instalação elétrica (ou parte dela). A vantagem de seu uso é que eles são uma linguagem universal entre eletricistas, ou seja, um bom eletricista compreende o que o diagrama significa quando “bate o olho”. Há vários tipos de diagramas elétricos. Os três mais básicos são:

Diagrama funcional

Representa parte da instalação elétrica. Envolve todos os condutores e componentes do circuito elétrico e permite a interpretação rápida do seu funcionamento. Porém, a posição física dos componentes e as dimensões não são detalhados com clareza.

Diagrama unifilar

É representado na planta baixa e mais usado em obras. Possui as principais partes de um circuito elétrico. A posição dos componentes é apresentada com clareza, mas o funcionamento e a sequência funcional dos circuitos não.

Diagrama multifilar

Representa todo o circuito elétrico de forma detalhada. Mostra todos os condutores e componentes e sua posição correta. É pouco usado porque é mais complexo.

+ Principais símbolos de diagramas elétricos:

Fusíveis

A função principal dos fusíveis é proteger o circuito de sobrecargas de corrente. Ele se funde, por efeito joule, quando a corrente ultrapassa um determinado valor, impedindo que o circuito seja danificado.

diagramas elétricos

Imagem: saladaeletrica.com.br

Botoeiras

Com acionamento manual, as botoeiras, servem para interrupção ou estabelecimento do circuito. Há uma variação nos tipos de botoeiras, de acordo com formato, cores a aplicações.

diagramas elétricos

Imagem: saladaeletrica.com.br

Bobina do contator

Ao receber corrente, a bobina do contator produz um campo magnético responsável por movimentar um conjunto de contatos mecânicos.

diagramas elétricos

Imagem: saladaeletrica.com.br

Sinaleiro luminoso

Como o próprio nome diz, a função do sinaleiro é sinalizar. Ele indica o estado de um circuito.

diagramas elétricos

Imagem: saladaeletrica.com.br

Disjuntor motor

O disjuntor motor é responsável por controlar e proteger o circuito principal. Ele garante proteção contra sobrecarga e curto circuito.

diagramas elétricos

Imagem: saladaeletrica.com.br

Referências: Sala da Elétrica; Mundo da ElétricaEletricidade sem Segredos.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários