Pode-se dizer que o LEGO é o brinquedo mais popular entre os entusiastas da engenharia. Seus blocos de montar já inspiraram muitos projetos de construção civil. Inclusive, a empresa belga Gablok resolveu transformar essa brincadeira em um case real. Ela desenvolveu kits de blocos de madeira, semelhantes aos da LEGO, para obras de habitações. O objetivo é oferecer uma solução sustentável e acessível para quem deseja erguer sua própria casa. Continue lendo este artigo do Engenharia 360 para saber mais!
O modelo construtivo proposto pela empresa Gablok
Os blocos de madeira da Gablok são maiores que os blocos de brinquedo LEGO, pesando entre 7 e 9 kg. Contudo, eles são semelhantes, pois possuem o mesmo princípio de encaixe manual perfeito. Sendo assim, são peças perfeitas para construções de engenharia modular, permitindo que qualquer pessoa possa montar - de forma intuitiva e rápida, se quiser - a sua casa com facilidade, assim como numa brincadeira de criança.
A saber, a Gablok oferece hoje no mercado kits completos com todos os materiais necessários para a construção de uma residência, incluindo blocos autônomos, sistemas de piso e vigas. As unidades são feitas de OSB (Oriented Strand Board) de 18 mm de espessura, compostas por ripas de madeira altamente comprimida e resina natural, com isolamento de EPS (poliestireno expandido).
Passo a passo para construir casas estilo LEGO
O processo de construção com blocos da Gablok é relativamente simples e envolve poucos passos. Primeiro, é preciso traçar um projeto arquitetônico da casa, estabelecendo qual será o tamanho da edificação, número de cômodos e outras especificações. Com isso é possível fazer o cálculo da quantidade de peças de madeira necessárias para erguer tal volumetria e realizar a compra do kit com todos os materiais; o mesmo é entregue pela fabricante acompanhado de um manual detalhado de montagem.
Todos os itens encomendados são pré-fabricados (off-site) de acordo com o projeto de cada cliente e chegam ao local da construção prontos para serem encaixados.
Após o kit ser entregue, o cliente pode começar a montar os blocos de madeira, fixando a estrutura com vigas. As instalações elétricas e hidráulicas são embutidas em peças projetadas especialmente para recebê-las, eliminando a necessidade de quebras e recortes durante a obra. E, por fim, depois de tudo pronto, a cobertura pode ser construída com o material escolhido, as portas e janelas instaladas e os acabamentos aplicados.
O processo de construção é muito rápido e limpo, com custos reduzidos e sem gerar desperdícios, combinando com as precisões milimétricas características da construção a seco e um maior controle de qualidade dos serviços. Contudo, isso não elimina a realização de terraplanagem de terreno se necessário ou a execução de fundação - que podem ser realizadas simultaneamente no local da obra.
Vantagens da construção com blocos de madeira
O sistema de construção com blocos de madeira da Gablok oferece inúmeras vantagens, incluindo:
- Eficiência: mínimo de desperdício, possibilidade de reciclar os blocos e excelente desempenho térmico e acústico.
- Rapidez na construção: montagem rápida, sem necessidade de máquinas ou ferramentas complexas e dispensando o uso de juntas ou argamassa.
- Economia e qualidade: precisão e organização do processo de construção, apesar da redução de custos de mão-de-obra e tempo de execução.
Quanto aos projetos de arquitetura, eles precisam ser adaptados ao método de construção, claro. Isso significa criar casas com designs únicos e personalizados, sem comprometer a facilidade de montagem ou o desempenho do sistema.
Enfim, com os produtos da Gablok, está provado que é possível construir casas de forma fácil e ambientalmente responsável. Estamos diante de um novo caminho para a engenharia de habitações acessíveis e de alta qualidade! Porém, a notícia triste: esses blocos de madeira estão hoje disponíveis apenas na Bélgica. Mas a empresa já está trabalhando para expandir sua atuação para outros países.
Em breve, veremos essas casas tipo LEGO sendo construídas no mundo todo, beneficiando muitas famílias que buscam alternativas sustentáveis e acessíveis para construção das suas residências.
Veja Também: Construção a seco: rapidez, economia e sustentabilidade
Fontes: Ciclo Vivo, ArchDaily, Casa e Jardim.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.