É quase um consenso dizer 2019 não foi fácil. Afinal, entre perrengues e alegrias, todos deixamos mais um ano para trás e nos preparamos para mergulhar em 2020 com planos e expectativas de um ano melhor. Porém, 2019 foi um ano relativamente bom para a ciência e para a tecnologia, com lançamentos e descobertas que entraram para a história. Para comprovar, selecionamos as principais notícias do assunto do ano que mostramos aqui no Engenharia 360.
Uma das mais famosas (e talvez a mais emocionante) que merece ser lembrada nesta lista é a da primeira foto de um buraco negro, que contou com a participação de uma engenheira. Ainda, foi anunciado que o primeiro vídeo deve vir em breve (e nós estamos aguardando ansiosos). Nessa mesma fora do solo terráqueo, a SpaceX também teve destaque, principalmente com o projeto Starlink, que precisou acalmar alguns astrônomos preocupados com o quanto o projeto atrapalhava as pesquisas.
Ao lembrar da Starlink, que é da SpaceX, não tem como não lembrar do seu fundador, Elon Musk, o polêmico empresário da tecnologia que não teve um ano muito feliz. Para começar, ele continua com seus tweets bizarros e suas teorias extremas, como a de que a população vai colapsar em 2050. Ainda, teve a triste demonstração da Cybertruck, uma caminhonete que, apesar de arrojada, fez Musk passar vergonha ao vivo quando o vidro, supostamente inquebrável, quebrou. (Viu como 2019 não foi legal nem com gente famosa e rica?).
Por falar em Musk, também lembramos que ele é conhecido como Homem de Ferro da vida real (e até fez uma participação no segundo filme do personagem). Porém, quem construiu a armadura do Homem de Ferro com impressão 3D e capaz de voar foi o caçador de mitos Adam Savage.
Seguindo o clima de retrospectiva, a Amazon também esteve presente em muitas notícias este ano. Algumas boas, como o fato da Alexa estar cada vez mais presente em nossas casas e o projeto do gadget que detecta emoções, e outras nem tão felizes assim, como a notícia de que as crianças não confiam em assistentes de voz (o que inclui a Alexa).
Os chineses também estiveram em notícias neste ano (embora com menos frequência que no ano passado). Nós mostramos como eles moveram um hotel histórico em 40 horas (com um jeitinho bem diferente do brasileiro) e sobre a inauguração do maior aeroporto do mundo, que é chinês. Foi na China também que uma Inteligência Artificial ajudou a capturar um suspeito de homicídio (apesar de termos visto que há um viés em softwares de reconhecimento facial para asiáticos e afro-americanos).
Acompanhamos também os lançamentos da Apple, a Uber helicóptero oferecendo voos, o uso de um computador quântico para voltar no tempo, a impressão 3D de um coração, cientistas transformando metal líquido em plasma, microprocessadores de nanotubos de carbono, casas de repouso usando tecnologias de realidade virtual, desenvolvimento de fone de ouvido que desbloqueia celular, criação de atum robótico, machine learning e circuitos biológicos e várias outras notícias na área de tecnologia.
Vale destacar ainda algumas notícias boas, como a Holanda que anunciou que construirá a maior usina solar flutuante da Europa, o Brasil que inaugurou sua primeira usina do mesmo tipo, o desenvolvimento de um algoritmo capaz de dizer qual a quantidade ótima de cafeína que você precisa ingerir para ficar alerta (algo muito útil!) e a bateria de gelatina brasileira para uso na área médica.
Colocando na balança, 2019 não foi tão ruim assim, né? Nós tivemos muitas outras notícias de ciência, tecnologia e engenharia (essas últimas ganharam uma retrospectiva especial) por aqui e esperamos voltar com muito mais em 2020.