Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

CANAIS ESPECIAIS


CEO da Tesla acredita que a população mundial vai colapsar em 2050

por Larissa Fereguetti | 11/07/2019

Elon Musk, além de ser conhecido como Tony Stark da vida real, também é famoso por suas declarações polêmicas. Uma delas é que acredita que a população mundial vai colapsar em 2050. Não é a primeira vez que Musk fala sobre o assunto. Em 2017 ele já tinha se manifestado no Twitter, afirmando que a população mundial acelera em direção ao colapso, mas poucos se importam com isso.

Para o CEO da Tesla, as próximas décadas serão marcadas por uma “bomba populacional” na qual a população idosa aumentará e as taxas de natalidade serão reduzidas em todo o mundo. Os efeitos dessa bomba deverão ser vistas por volta de 2076, segundo ele. Porém, agora parece que Musk adiantou um pouco as previsões para 2050.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

população mundial vai colapsar
Imagem: businessinsider.com

Como argumento, ele citou o livro “2052: Uma Previsão Global para os Próximos Quarenta Anos”, do autor Jorgen Randers, que afirma que a população mundial deve começar a diminuir em 2040. Ainda, o CEO acredita que a população será como uma pirâmide de cabeça para baixo, com poucos jovens e muitos idosos (a velha pirâmide demográfica que víamos nas aulas de geografia, porém com nova forma).

Só tem um problema: a ONU estima que a população mundial vai crescer até 2050, atingindo o número de 9,7 bilhões de pessoas. Mas isso não quer dizer que a população está crescendo desenfreadamente: ela também inferiu que houve uma redução da taxa de crescimento.

A população mundial vai colapsar mesmo?

Atualmente, somos 7,7 bilhões de pessoas no mundo (um bom e velho meme). Segundo as previsões da ONU, seremos 8,5 bilhões em 2030. Essas previsões foram feitas considerando-se um cenário de fertilidade médio de 2,5 filhos por mulher em 2030 e 2,2 em 2050. Em 2010, o valor deve ser de 1,9. Essas estimativas, que são revistas a cada 2 anos, registraram redução em relação ao calculado em 2017.

população mundial vai colapsar
Imagem: phys.org

Claro que ninguém está levando em conta os cenários apocalípticos preferidos da ficção, como epidemias zumbis, guerras devastadoras (com bombas atômicas) e um problema seríssimo de fertilidade. Como ainda não temos um oráculo oficial, resta aguardar para saber se o CEO da Tesla acertará suas previsões ou não.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Referências: Business Insider; Futurism; Phys.org.

Comentários

Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.