Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Cybertruck: conheça a caminhonete elétrica da Tesla

Engenharia 360

2 min

POR Kamila Jessie 02/12/2019

Se você achou que a gente não ia comentar sobre o novo lançamento da Tesla, achou errado. O Cybertruck chegou cheio de controvérsias, inclusive durante o release, na presença do próprio Elon Musk.

cybertruck
Imagem: Tesla

Cybertruck: a picape elétrica da Tesla

O Cybertruck é a nova caminhonete lançada pela Tesla, e não se parece em nada com qualquer picape que a gente esteja habituado a ver por aí. Em termos de design, desde os bancos até a carcaça são extremamente futurísticos e não achamos que consegue transmitir aquela atmosfera de interior, música country e barro. Em vez de uma cabine e uma cama distintamente separadas, o corpo parece ter uma forma única, que não destaca o famigerado tailgate. De verdade? Está mais para uma picape para cenários de Star Wars.

cybertruck interior
Imagem: Tesla

Distopias à parte, a revelação da tão esperada caminhonete elétrica da Tesla (sim, elétrica!), aconteceu no seu Design Studio em Hawthorne, Califórnia. Quando a picape entrou no palco, muitas pessoas na multidão claramente não podiam acreditar que este era realmente o veículo que tinham ido ver. Não foi só nosso o espanto. O Cybertruck parece um grande trapézio de metal sobre rodas.

Design esquisito, mas aguenta o tranco (?)

Em termos de capacidade, a picape pode rebocar mais de 6,3 toneladas e aguenta uma carga útil de até 3,5 toneladas, além de poder levar até 6 pessoas. O exterior é feito de uma nova liga de aço inoxidável desenvolvida, o mesmo metal usado nos foguetes SpaceX, de acordo com o Musk. Essa liga permite que o carro seja “literalmente à prova de balas” contra pelo menos armas de fogo menores, incluindo pistolas de 9mm.

Daí que vem a controvérsia: durante a demonstração da resistência das janelas supostamente inquebráveis, uma bola de metal lançada contra elas realmente as quebrou. Até o Elon Musk ficou sem graça, mas timidamente se defendeu com “Mas não passou”. E não querendo passar pano para o Musk, mas já o defendendo, não achamos que o objetivo da caminhonete seja levar tiros, né? Além disso, é um lançamento extremamente inovador da perspectiva dos veículos elétricos.

Mas não pensem que isso afetou de todo a aquisição do Cybertruck. Depois de apenas três dias desde o lançamento, mais de 200 mil pessoas já haviam encomendado o carro elétrico. A revelação foi feita pelo próprio Musk em seu Twitter pessoal, que logo em seguida gerou uma thread indicando que eram 250 mil aquisições. (E não sabemos quanto a vocês, mas qualquer tweet do Sr. Musk gera um alvoroço por aqui).

E na onda de tweets polêmicos, quem resolveu fazer uma piada com o Cybertruck foi a LEGO. Afinal, só quem pisou descalço em uma pecinha do brinquedo sabe o que é resistência de verdade. Talvez o plástico possa inspirar o CEO da SpaceX e da Tesla nos seus veículos espaciais e terrestres.

cybertruck
picape elétrica
veículos elétricos

Kamila Jessie

Doutoranda em Hidráulica e Saneamento na USP, formada em Engenheira Ambiental e Sanitária, sonhadora em tempo integral, amante de ciências e inventividades.

mais
Engenharia 360 Engenharia 360

VEJA TAMBÉM

6 Resultados
Engenharia, empreendedorismo e financiamento coletivo: o caso MOLA | Entrevista 360
Satélites Starlink menos brilhantes: SpaceX tenta tranquilizar profissionais da astronomia
Pesquisa sugere que crianças não confiam em assistentes de voz
22 coisas que só engenheiros ou estudantes de engenharia sabem
Será que vale a pena ser um(a) engenheiro(a)?
Diploma de Engenharia do Brasil vale em outros países?
Podcast 360
Ouça ou baixe podcasts
exclusivos da engenharia
Ver Todos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

6 Resultados