Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Adam Savage cria armadura do Homem de Ferro com impressão 3D (e ela voa)

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 12/07/2019 2 min

Adam Savage cria armadura do Homem de Ferro com impressão 3D (e ela voa)

por Larissa Fereguetti | 12/07/2019
Copiado!

Tony Stark, o Homem de Ferro (Iron Man), é um dos maiores representantes (e inspirações) dos quadrinhos e dos filmes para os(as) engenheiros(as). Afinal, sua armadura é Engenharia pura (sem ela, ele não é nada menos que um “gênio, bilionário, playboy e filantropo…”). Foi exatamente essa armadura poderosa que Adam Savage tentou reproduzir.

armadura do homem de ferro
Imagem: geektyrant.com

Para quem não lembra ou não conhece, Adam Savage era apresentador do MythBusters, conhecido no Brasil como Caçadores de Mitos. Atualmente, ele trabalha na série Savage Builds, na qual aceita desafios de construir projetos ambiciosos (e talvez bizarros). O objetivo é explicar como eles funcionam e mostrar a ciência embutida ali.

Como Adam Savage construiu a armadura do Homem de Ferro?

A armadura do Homem de Ferro foi o primeiro episódio da série. Com ajuda de especialistas, eles juntaram tecnologias (como a impressão 3D) para construir o traje. Segundo Savage, se Tony Stark realmente existisse, seria assim que ele construiria sua armadura:

Os testes mostraram que a armadura, feita de titânio, é capaz de voar (como você pode ver no vídeo acima). Para essa parte, ele teve ajuda de Richard Browning, da Gravity Industries, que projetou e pilotou sua própria jetpack. Além disso, ela é a prova de balas (um elemento importante se você quer sair voando por aí e não ser confundido com um pássaro, um extraterrestre ou um invasor).

Ainda, é possível ver no vídeo cada detalhe de Engenharia pensado e projetado para criar o traje. Desde o pequeno modelo até as peças separadas e unidas para formar o traje, tudo foi minimamente pensado e preparado. Claro que ainda há alguns problemas, como o desconforto na hora de pousar, mas isso pode ser aprimorado com o tempo.

armadura do homem de ferro
Imagem: thebrazenbull.com

Savage já dava grandes shows de Engenharia ao lado de seu fiel companheiro Jamie Hyneman em Caçadores de Mitos. Agora, ele voltou com tudo para mostrar o que a Ciência e a Engenharia são capazes de fazer.

Se nós vamos ver armaduras do Homem de Ferro funcionais e a venda por aí, essa é uma pergunta difícil. É bem provável que, se isso acontecer, elas serão bem caras. Além disso, não é como se você pudesse entrar em um traje e sair voando por aí para qualquer lugar, visto que a engenhoca tem limitações. De toda forma, o resultado já obtido é, sem sombra de dúvidas, sensacional.

Referências: The Verge; Futurism.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários