Sabe aquela coisa de “senti pela sua voz?” Pois bem: há rumores de que a Amazon está trabalhando em um gadget na forma de pulseira ativada por voz, que deve ser capaz de ler emoções humanas.
A gente já comentou aqui sobre gadgets vestíveis, isto é, os tais wearable gadgets, mas toda hora surge uma novidade nesse aspecto. E nossas expectativas se tornam cada vez maiores. Além disso, os empreendimentos da Amazon não cansam de nos surpreender, seja no espaço ou nosso punho. Mas veja só essa ideia:
Como funcionaria esse wearable?
O dispositivo detector de emoções, trabalhando em sincronia com um aplicativo de smartphone, funcionaria sincronizando os dados de microfones que seriam capazes discernir o estado emocional do usuário a partir do som de sua voz.
A noção de um gadget que pode detectar emoções não é nada inadmissível para nós, pois há vários biomarcadores mensuráveis que podem sugerir estados emocionais, como por exemplo, a agitação. O wearable da Amazon captaria estes dados e entenderia o que eles significam.
Quando teremos esse detector de emoções disponível?
A pesquisa em todas as informações contidas no modo como as
pessoas falam também reforça o argumento da Amazon para um dispositivo emocionalmente
sensível. Conseguir um quadro preciso, ou pelo menos confiável, do estado
emocional de uma pessoa, no entanto, ainda parece um empreendimento
extremamente ambicioso e complexo. Mas a gente sente o impacto da mera
possibilidade de chegarmos nesse ponto, né?
Esta é definitivamente uma daquelas coisas que ainda não
foram feitas por causa da dificuldade inerente ao processo. Afinal, às vezes é
difícil que até mesmo a gente tome consciência do que claramente estamos
sentindo em termos emocionais. Ter um wearable
afirmando nosso estado emocional de forma categórica seria um avanço
incrível na área de saúde.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Ainda é um mistério quando a Amazon vai liberar esse wearable e se ele de fato será um produto comercial. Então, devemos provavelmente manter nossas emoções sob controle por enquanto.
Comentários
Kamila Jessie
Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Mestre em Ciências pela mesma instituição; é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) com período sanduíche na University of Ottawa, no Canadá; possui experiência em tratamentos físico-químicos de água e efluentes; atualmente, integra o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) do Instituto de Física de São Carlos (USP), onde realiza estágio pós-doutoral no Biophotonics Lab.