Engenharia 360

Descubra quais são os princípios éticos para a atuação profissional de engenheiros

Engenharia 360
por Redação 360
| 21/03/2023 3 min
Imagem de Freepik

Descubra quais são os princípios éticos para a atuação profissional de engenheiros

por Redação 360 | 21/03/2023
Imagem de Freepik
Engenharia 360

Engenheiros desempenham um papel crucial em nossa sociedade, utilizando seu conhecimento de ciência, matemática e economia para resolver problemas técnicos enfrentados pela população. Seja trabalhando de forma autônoma, como empregados ou empresários, eles têm responsabilidades civis importantes a considerar ao executar um trabalho ou prestar serviços. Se você está iniciando sua carreira como engenheiro, é fundamental entender as expectativas e responsabilidades que acompanham essa profissão.

princípios éticos - responsabilidades de engenheiros
Imagem de Freepik

Principais responsabilidades dos engenheiros

Responsabilidade Técnica

Os profissionais de tecnologia devem assumir a responsabilidade técnica por suas atividades. Engenheiros civis são responsáveis pela construção de casas e engenheiros agrônomos são responsáveis pelo projeto de cultivos. O vínculo com pessoa jurídica pode ser empregatício ou por contrato particular de prestação de serviços registrado em cartório.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Responsabilidade Administrativa

Os órgãos públicos estabelecem restrições por meio de leis e normas técnicas, o que cria responsabilidades para o profissional. O cumprimento dessas leis é uma obrigação do profissional, sob pena de suspensão do exercício da profissão.

Responsabilidade Civil

A responsabilidade civil do profissional da construção é a obrigação de reparar e/ou indenizar por eventuais danos causados durante o exercício de sua atividade. Essa responsabilidade é dividida nos seguintes tipos:

  • contratual, em que as obrigações são fixadas por contrato;
  • solidez e segurança da construção, em que o profissional é responsável pela obra por cinco anos;
  • escolha de materiais, em que o profissional deve especificar materiais dentro dos critérios de segurança;
  • e danos a terceiros, em que o profissional deve preservar a segurança e a saúde de terceiros e reparar danos causados, sendo a responsabilidade solidária com o proprietário e subempreiteiro.

Responsabilidade Trabalhista

A responsabilidade trabalhista do profissional está regulada pelas leis trabalhistas e envolve relações com empregados e trabalhadores, incluindo direito ao trabalho, remuneração, férias, descanso semanal e indenizações decorrentes de acidentes de trabalho. O profissional assume essa responsabilidade quando contrata empregados pessoalmente ou por meio de representante, mas está isento dessa responsabilidade em obras de serviços contratados por administração, desde que o proprietário assuma o encargo da contratação dos operários.

Responsabilidade Ética

A responsabilidade ética surge quando um profissional age de forma contrária à conduta moral em sua atividade. O CONFEA/CREAs estabeleceu o Código de Ética Profissional, regido pela Resolução nº 1002, de 26/11/02, que lista as faltas éticas. Qualquer violação a esse código pode resultar em julgamento e penalidades para o profissional. Todos os profissionais da área tecnológica são aconselhados a seguir rigorosamente as determinações do Código de Ética.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Responsabilidade Objetiva

O Código de Defesa do Consumidor estabelece direitos e proteção ao consumidor nas relações de consumo com fornecedores de produtos e serviços, assegurando proteção física, psicológica, ao meio ambiente e econômica. É obrigatório que os profissionais estejam atentos às normas técnicas e à execução de projetos com especificações corretas, garantia contratual e legal. Infrações ao Código podem resultar em julgamento com rito sumaríssimo e assistência jurídica gratuita ao consumidor.

Não se pode esquecer que existem também as responsabilidades de outros partícipes dos serviços prestados pelo engenheiro, como o fornecedor, os profissionais liberais (projetistas) e os fiscais de obra.

Veja Também: Por dentro da lei: saiba quais são as 6 responsabilidades técnicas envolvendo obras de construção civil


Fontes: CREA-SC, CREA-SP.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com [email protected] para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.

Comentários

Engenharia 360

Eduardo Mikail

Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo