Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

China inaugura o maior aeroporto do mundo

Engenharia 360
por Kamila Jessie
| 09/10/2019 3 min

China inaugura o maior aeroporto do mundo

por Kamila Jessie | 09/10/2019
Copiado!

Aeroportos são construções muito peculiares. Por vezes, a gente pode pensar que não tem nada muito “faraônico” em termos de design e que a obra de um aeroporto não passa de um projeto com pistas grandes, plataformas e um terraço legal, mas, na verdade, a coisa vai bastante além. Vem com a gente conhecer o maior aeroporto do mundo!

aeroporto
Imagem: CNN.com

Projetos enormes com os pés no chão

Por que esse crush com obras de aeroportos? Bem, para começar, tudo é concebido numa escala que tem que suportar aeronaves, muitas vezes de grande porte e, vale lembrar, em pousos e decolagens, elas atingem velocidades altas, demandando bastante espaço para deslocamento.

Outra coisa é o cuidado com as instalações elétricas. Apesar de a gente estar preocupado em locais estratégicos para carregar nosso celular entre conexões de voos, aeroportos precisam de uma infraestrutura muito robusta em termos de instalações que permitam transmissão adequada de informações, sinalização, iluminação, dentre outros. Olha essas treliças:

aeroporto
Imagem: fortunedotcom.com

E em meio a esse deslumbre obras gigantescas, comum a falecida arquiteta Zaha Hadid, responsável pelo design do maior aeroporto do mundo, a gente aproveita para contar sobre a sua inauguração.

Mais voos, mais espaço, mais aeroportos

O Aeroporto Internacional de Daxing (PKX), em Pequim deve começar seus primeiros vôos comerciais esta semana. O aeroporto, localizado a cerca de 50 quilômetros da Praça da Paz Celestial, no centro da cidade, deve se tornar o maior aeroporto do mundo.

O atual Aeroporto Internacional da Capital de Pequim (PEK) está atingindo a capacidade total, o que torna logisticamente impossível para as companhias aéreas adicionarem mais voos. Só que a demanda cresce, né? Somente em 2018, mais de 100 milhões de viajantes passaram por seus terminais, o que o torna o segundo aeroporto do mundo a atingir esse marco no tráfego de passageiros, depois de Hartsfield-Jackson Atlanta, nos Estados Unidos.

Inauguração do maior aeroporto do mundo

O muito aguardado aeroporto deve implantar um Airbus A380 como o voo inaugural, de acordo com a mídia estatal chinesa. A construção foi concluída em junho deste ano, mas o aeroporto só passou na inspeção final no início de setembro. Afinal, é muita coisa para checar, não é?

Esse aeroporto, de vários bilhões de dólares, projetado pela falecida   Zaha Hadid e seus parceiros, mede mais de 700,000m² de terminal e inclui quatro pistas. Em outros termos, o terminal é do tamanho de 97 campos de futebol e ainda é futurista, contando com robôs de atendimento ao cliente.

Imagem: architectsjournal.co.uk

Estrela-do-mar e a convergência entre os portões

Apelidado de “estrela do mar” pela mídia local por sua semelhança com a criatura marinha, o aeroporto foi projetado para minimizar quanto tempo os passageiros precisarão ficar caminhando entre portões, graças aos seus cinco concursos, que se juntam ao centro. Segundo a CNN, o Daxing foi projetado para que os passageiros não precisem andar mais do que oito minutos desde a segurança até os portões mais remotos. Isso, por vezes, é impraticável no metrô de São Paulo, pensem bem.

Espera-se que o aeroporto atenda 112 destinos em todo o mundo, movimentando cerca de 100 milhões de passageiros e 4 milhões de toneladas de carga anualmente. Será que a gente vai passar por lá?

Imagem: architectsjournal.co.uk
Copiado!
Engenharia 360

Kamila Jessie

Engenheira ambiental e sanitarista, MSc. e atualmente doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. http://orcid.org/0000-0002-6881-4217

Comentários