Em agosto de 2019, foi inaugurado a primeira usina solar flutuante no Brasil. O projeto foi instalado em um reservatório de Sobradinho, na Bahia pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF); Uma empresa do grupo Eletrobrás.
A primeira etapa da usina foi inaugurada com potência de geração de 1MWp (Mega Watt pico), consequentemente, produzindo energia para 650 casas populares no Brasil.
Embora a etapa inaugurada produza uma quantidade significativa para produção de energia, a pretensão da CHESF é chegar a uma potência de geração de 2,5MWp.

A Tecnologia
Apesar de existirem tecnologias similares em outros países, o projeto da CHESF em fazer uma Usina Solar Flutuante em um reservatório de hidrelétrica foi extremamente inovador. Por isto, pode ser considerado o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento em energia do nosso país.
Em primeiro lugar, não podemos deixar de enfatizar o seguinte fato: a instalação foi feita sob a lâmina d’água dos reservatórios. Por isto, foi evitado desapropriação de terras para a construção da usina. Outros efeitos ambientais serão analisados conforme a usina solar flutuante for desenvolvendo, como: o efeito da planta fotovoltaica sobre a água do rio e a eficácia da produção de energia neste local.

Em virtude de aproveitar linhas de transmissão e as subestações que escorrem a energia hidroelétrica existente; A usina solar flutuante naturalmente se integrou como uma expansão ao sistema existente, gerando uma grande economia, se compararmos a uma geradora que não teria todo o suporte para transmitir a energia gerada.
Como este projeto foi um sucesso em diversos quesitos, a CHESF prevê a instalação de outra Usina Solar Flutuante, desta vez no reservatório da Usina de Boa Esperança, no Piauí.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
Veja Também: Energia Fotovoltáica Residencial - Uma forma de Investimento a longo prazo
Comentários

Beatriz Zanut Barros
Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.