Engenharia 360

Conheça a usina solar flutuante do Brasil

Engenharia 360
por Beatriz Zanut Barros
| 27/09/2019 | Atualizado em 30/06/2022 2 min

Conheça a usina solar flutuante do Brasil

por Beatriz Zanut Barros | 27/09/2019 | Atualizado em 30/06/2022
Engenharia 360
Em agosto de 2019, foi inaugurado a primeira usina solar flutuante no Brasil. O projeto foi instalado em um reservatório de Sobradinho, na Bahia pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF); Uma empresa do grupo Eletrobrás.

A primeira etapa da usina foi inaugurada com potência de geração de 1MWp (Mega Watt pico), consequentemente, produzindo energia para 650 casas populares no Brasil.

Embora a etapa inaugurada produza uma quantidade significativa para produção de energia, a pretensão da CHESF é chegar a uma potência de geração de 2,5MWp.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

usina
Usina Solar Flutuante - CHESF

A Tecnologia

Apesar de existirem tecnologias similares em outros países, o projeto da CHESF em fazer uma Usina Solar Flutuante em um reservatório de hidrelétrica foi extremamente inovador. Por isto, pode ser considerado o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento em energia do nosso país.

Em primeiro lugar, não podemos deixar de enfatizar o seguinte fato: a instalação foi feita sob a lâmina d’água dos reservatórios. Por isto, foi evitado desapropriação de terras para a construção da usina. Outros efeitos ambientais serão analisados conforme a usina solar flutuante for desenvolvendo, como: o efeito da planta fotovoltaica sobre a água do rio e a eficácia da produção de energia neste local.

Usina Solar Flutuante Beatriz Zanut Engenharia 360 2
Energia Solar Flutuante - CHESF

Em virtude de aproveitar linhas de transmissão e as subestações que escorrem a energia hidroelétrica existente; A usina solar flutuante naturalmente se integrou como uma expansão ao sistema existente, gerando uma grande economia, se compararmos a uma geradora que não teria todo o suporte para transmitir a energia gerada.

Como este projeto foi um sucesso em diversos quesitos, a CHESF prevê a instalação de outra Usina Solar Flutuante, desta vez no reservatório da Usina de Boa Esperança, no Piauí.

PUBLICIDADE

CONTINUE LENDO ABAIXO

Veja Também: Energia Fotovoltáica Residencial - Uma forma de Investimento a longo prazo

Comentários

Engenharia 360

Beatriz Zanut Barros

Engenheira de Energia formada em 2018 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestranda em Energia Renovável pela Universitat Politècnica de Catalunya em Barcelona. Acredito que o conhecimento é tudo que possuímos, e sou apaixonada pelas novas tecnologias que além de melhorar a qualidade de vida da população, não prejudicam o meio ambiente.

LEIA O PRÓXIMO ARTIGO

Continue lendo

Você não pode copiar conteúdo desta área