Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Engenharia 360

Inteligência Artificial ajudou na captura de suspeito de homicídio na China

Engenharia 360
por Larissa Fereguetti
| 23/09/2019 2 min

Inteligência Artificial ajudou na captura de suspeito de homicídio na China

por Larissa Fereguetti | 23/09/2019
Copiado!

Ela está por todo lado, é poderosa, é uma das grandes tendências tecnológicas atuais e pode fazer quase tudo: isso mesmo, estamos falando da Inteligência Artificial, também chamada de IA (ou AI, na sigla em inglês). São tantas novidades sobre essa tecnologia que não é difícil imaginar o futuro como um filme de ficção científica.

Uma das notícias mais recentes (por enquanto, já que toda semana há um grande número de novas notícias sobre IA) é o fato de que uma Inteligência Artificial teve uma grande contribuição na captura um suspeito de homicídio. Para isso, foi usado um software de reconhecimento facial (que é baseado em IA).

Inteligência Artificial
Imagem: smartcitiesworld.net

O homem era acusado de assassinar a namorada. Ele foi capturado após tentar escanear o rosto da vítima para fazer um empréstimo. Ele foi capturado enquanto tentava se livrar do corpo. O mais surpreendente é que a intenção original do software era verificar a identidade dos candidatos ao empréstimo.

O software identificou que havia algo errado quando não registrou movimento nos olhos da vítima. O assassino cometeu o crime após uma briga por causa de dinheiro.

No fundo, ele foi um tremendo azarado e talvez tivesse escapado ileso se não tentasse fazer o empréstimo. Porém, a China já usa muita Inteligência Artificial para realização de várias tarefas de vigilância.

Inteligência Artificial
Imagem: engadget.com/

Tal fato leva a uma discussão ética sobre o quanto nossas vidas são monitoradas. Com softwares como esses é possível saber cada passo seu, onde esteve, o que fez, o que comprou, etc. Isso não deixa de ser uma forma de controle da sociedade. Com a Inteligência Artificial, esse controle é feito de forma muito mais fácil. Os bancos de dados podem conhecer (e reconhecer) seu rosto, sua voz e seus traços mais marcantes.

No fundo, a Inteligência Artificial é poderosa e pode ser usada tanto para beneficiar (imensamente) a qualidade de vida quanto para prejudicá-la. No ano passado, vários pesquisadores da área de tecnologia assinaram um acordo afirmando que nunca usariam a IA para o desenvolvimento de armas letais. Porém, ninguém ainda falou nada sobre o controle da sociedade. No fundo, a Inteligência Artificial é poderosa e pode ser usada tanto para beneficiar (imensamente) a qualidade de vida quanto para prejudicá-la. No ano passado, vários pesquisadores da área de tecnologia assinaram um acordo afirmando que nunca usariam a IA para o desenvolvimento de armas letais. Porém, ninguém ainda falou nada sobre o controle da sociedade.

Por ser algo ainda recente, não há uma regulamentação bem estabelecida sobre o que é ou não correto. Desse modo, o que nos resta é o bom senso e a esperança de que saibamos usá-lo.

Referências: Interesting Engineering.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários