Engenharia 360

ESCOLHA A ENGENHARIA
DO SEU INTERESSE

Digite sua Busca

Afinal, Engenharia é Ciência?

por Larissa Fereguetti | 22/03/2019
Copiado!

Engenharia é Ciência? Engenharia é uma Ciência prática? Mas engenheiro pode ser cientista? Como o engenheiro pode ser um cientista? Ah, quantas dúvidas! Esses são questionamentos normais de todo bom curioso e é por isso que este texto vai tentar esclarecer alguns pontos.

engenharia é ciência
Imagem: thoughtco.com

+ Primeiro, definições:

O que é Ciência?

Fazer Ciência está relacionado a adquirir conhecimento obtido por meio do método científico. Então, se há um método científico, o qual obedece determinadas regras, é Ciência.

O que é Engenharia?

A Engenharia é definida como a aplicação do conhecimento científico para o benefício do ser humano.

Olhando pela definição, então, parece que a Engenharia é a aplicação da Ciência, certo? Também parece que um engenheiro e um cientista são indivíduos diferentes. Mas o que dizer sobre um engenheiro que usa um método científico em um experimento e faz Ciência ou um cientista que aplica o conhecimento científico?

engenharia é ciência
Imagem: careerguide.com

+ Engenheiros e cientistas de formação

Claro, um engenheiro tem um diploma de Engenharia, enquanto um cientista pode ter uma formação diversa. Será que isso é dizer que um engenheiro pode ser cientista e um cientista não pode ser engenheiro (a não ser que tenha um diploma de Engenharia)? Na teoria, parece que sim. Porém, se olhamos para o passado, para vários engenheiros que não tinham diploma, mas atualmente são reconhecidos pelo título, chegamos a um grande impasse.

Olhando para a formação do engenheiro, vemos que ela é constituída por nada menos que várias Ciências. Há, ainda, quem afirme que a Engenharia é uma Ciência Exata (embora ela também envolva a parte social e biológica). Ainda, não podemos dizer que a só a Engenharia é parte prática porque, um físico que atua em campo, por exemplo, também trabalha com a parte prática.

Vale destacar que, se voltarmos à definição, vemos facilmente que gambiarra não é Ciência. Então, quando estamos aprontando aquelas maravilhosas invenções sem embasamento científico, estamos apenas colocando em prática nossos conhecimentos de mundo.

engenharia é ciência
Imagem: collegechoice.net

+ E aí, Engenharia é Ciência ou não?

A verdade é que Engenharia e Ciência caminham lado a lado pelo progresso da humanidade. É impossível dissociá-las. A Ciência parece uma ferramenta da Engenharia assim como a Engenharia é um recurso da Ciência. Um engenheiro precisa de ciência e de métodos e técnicas comprovadas para construir um prédio, um motor, extrair petróleo, etc. Ao mesmo tempo, um cientista aplica conhecimentos da Engenharia para colocar seus experimentos em prática ao seguir o método científico.

Então, baseado nisso, um engenheiro pode sim, ser um cientista. Todos podemos fazer Ciência quando colocamos em prática o método científico e, assim, despertar nossos cientistas.

Copiado!
Engenharia 360

Larissa Fereguetti

Doutoranda, mestre e engenheira. Fascinada por tecnologia, curiosidades sem sentido e cultura (in)útil. Viciada em livros, filmes, séries e chocolate. Acredita que o conhecimento é precioso e que o bom humor é uma ferramenta indispensável para a sobrevivência.

Comentários