Engenharia 360

Casas de repouso podem implementar atividades de realidade virtual com idosos

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por Kamila Jessie
| 17/10/2019 | Atualizado em 30/06/2022 2 min

Casas de repouso podem implementar atividades de realidade virtual com idosos

por Kamila Jessie | 17/10/2019 | Atualizado em 30/06/2022
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A gente costuma, de imediato, associar realidade virtual (VR) a jogos mais realistas. Mas há possibilidades de aplicações médicas e sociais. Exemplo disso é o uso de VR em casas de repouso de idosos, onde é comum o desenvolvimento de quadros depressivos vinculados à sensação de isolamento e experiências pouco instigantes. Com o intuito de superar isso, surgiu a ideia de empregar atividades com VR em casas de repouso e, com o perdão do trocadilho, o efeito pode ser surreal.
idosos | casa de repouso
Imagem: rendever.com

Trazer mais vida, inspirar e reconectar com a realidade

O uso de ferramentas associadas à realidade virtual permitem
que a gente visite uma série de lugares impensáveis e também tenha toda uma experiência
durante esse acesso. No caso de idosos, afastados de suas antigas casas,
família e locais que outrora visitavam, a experiência com VR permite que essas
pessoas possam reviver momentos que aquecem o coração: visitar locais da
infância e juventude, dentre outros.

Além disso, a questão do isolamento por condições de saúde é
capaz de gerar quadros depressivos e uma grande sensação de aprisionamento.
Atividades com VR em casas de repouso de idosos são uma oportunidade para dar o
check na bucket list de muitas pessoas, deixando as paredes da comunidade e
tendo um engajamento com o resto do mundo de uma forma inovadora.

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Outra coisa importante a ser pontuada é o poder da
experiência compartilhada.  O
envelhecimento geralmente leva à diminuição do envolvimento social. Por meio
dessas atividades envolvendo novas tecnologias, diferentes da realidade
cotidiana da casa de repouso, os residentes podem interagir e criar momentos
memoráveis em conjunto, que serão novas lembranças e uma chance de conexão.

idosos
Imagem: goonewsnetwork.org

Mas é real?

Os efeitos de implementar ferramentas como VR em casas de repouso podem parecer exagerados, mas é factual. Em um artigo científico publicado no ano passado, um estudo de campo realizado com idosos em comunidades assistidas para entender como o uso de um sistema de VR pode contribuir para seu bem-estar emocional e social.

Durante o estudo, foi realizada uma intervenção de duas
semanas com um grupo experimental que usava um VR para visualizar conteúdos
relacionados a viagens e relaxamento, e um grupo de controle que usava uma TV
para visualizar o mesmo conteúdo.

O feedback coletado antes e após a intervenção mostrou que a
aplicação de VR proporcionou mais benefícios em comparação com a condição de
controle. Os participantes que usaram o sistema de VR relataram ser menos
socialmente isolados, menos propensos a mostrar sinais de depressão,
experimentando afetos positivos com mais frequência e se sentindo melhor com
seu bem-estar geral.

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Embora o estudo tenha limitações à sua generalização, os resultados mostram o potencial do uso de aplicativos de VR para melhorar a qualidade de vida dos idosos. A gente aprova a iniciativa.


Fontes: Rendever. International Conference on Human Aspects of IT for the Aged Population.

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Kamila Jessie

Doutora em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Mestre em Ciências pela mesma instituição; é formada em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) com período sanduíche na University of Ottawa, no Canadá; possui experiência em tratamentos físico-químicos de água e efluentes; atualmente, integra o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF) do Instituto de Física de São Carlos (USP), onde realiza estágio pós-doutoral no Biophotonics Lab.

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