Parece que virou até uma febre! De repente, várias cidades brasileiras estão construindo e inaugurando rodas gigantes. Bem, uma coisa é certa, o nosso país realmente tem lindas paisagens que poderiam ser melhor apreciadas do alto. E atrações assim, mecanizadas, além de super divertidas, podem aquecer a economia de várias localidades. Mas onde será que podemos encontrá-las? Descubra, no texto a seguir, quais rodas já existem e quais serão feitas em breve! Depois, é só viajar!
Rodas gigantes já concluídas
Foz do Iguaçu
Você pode estar se perguntando porque esta roda gigante está em primeiro na nossa lista. Pois bem, não é apenas porque Foz do Iguaçu é um dos roteiros mais imperdíveis dos viajantes, mas porque tem a maior roda gigante comprovada do Brasil e da América Latina. A estrutura foi inaugurada em 2021 e tem 88 metros de altura. Do seu topo, é possível ver áreas pertencentes ao território do Brasil, Argentina e Paraguai - zona chamada Tríplice Fronteira. Tanto que, durante o dia, se consegue ver da roda a Ponte da Amizade e a ponte do Paraguai-Argentina, em Porto Iguaçu, além de ver completamente a própria cidade de Foz do Iguaçu.
Rio de Janeiro
Claro que não seria possível montar esta lista sem falar da roda gigante construída na área do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. Ela também apresenta 88 metros de altura. Do seu topo, é possível apreciar a vista da Zona Portuária, Relógio Central, Morro da Providência, Ponte Rio-Niterói, Cidade do Samba, Pedra do Sal, Cristo Redentor e Pão de Açúcar. E na sua base ainda existe uma praça de alimentação e lojas.
Balneário Camboriú
Já no Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, existe uma estrutura pronta de roda gigante, chamada de FG Big Wheel. Ela tem 82 metros de altura e já virou o cartão-postal da cidade - que tem sido chamada nos últimos tempos de "a Dubai brasileira". É mais um grande atrativo que acompanha, junto dos imponentes arranha-céus, a linda praia local, resultado de uma mega obra concluída em 2021.
Veja Também: Balneário Camboriú e Fortaleza: por que suas áreas de praia estão sendo ampliadas?
Rodas gigantes em fase de projeto e execução
São Paulo
A roda gigante de São Paulo será ainda mais alta que as rodas citadas antes. Ela já começou a ser montada às margens do Rio Pinheiros, no Parque Cândido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, com previsão para começar a funcionar ainda em 2022. Terá 90 metros de altura. E, assim como acontece no Rio e em Camboriú, os espectadores poderão apreciar na sua estrutura uma iluminação cênica especial projetada para interagir com a cidade.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
LEIA MAIS
De acordo com os construtores, para que a roda gigante de São Paulo seja de fato erguida erguida, será preciso usar simplesmente o maior guindaste rodoviário disponível no Brasil. Mas a empreitada deve valer a pena! A saber, tal solução de engenharia do entretenimento faz parte de um projeto para revitalização do entorno do Rio Pinheiros. E, depois que estiver em funcionamento, todo o valor do faturamento bruto será convertido para a administração do parque.
Salvador
Salvador terá, em breve, uma roda gigante de 84 metros. Na verdade, quem acompanha o 'Festival Virada' já sabe que, todos os anos, ela tem sido erguida. A diferença é que, antes efêmera, esta estrutura será um permanente ponto turístico no Bairro do Comércio da capital baiana.
Porto Alegre
Já Porto Alegre aprovou recentemente um pacote de projetos em comemoração aos seus 250 anos. Na lista está a construção de uma roda gigante de 66 metros em nova área do Parque da Harmonia, visando que as pessoas possam apreciar melhor o lindo pôr-do-sol na Orla do Guaíba, cartão postal da cidade.
"Não queremos fazer a maior ou a melhor, em comparativos com outras, mas vamos apostar na inovação. A estrutura estaiada, com apenas um pilar central de sustentação, faz com que o investimento seja quase o dobro das convencionais, mas garante uma vista mais bonita." - Vinicius Garcia, diretor de negócios da GAM3, concessionária que administra o Parque da Harmonia, em reportagem do Jornal local Zero Hora.
Canela
Próximo à Porto Alegre, na Serra Gaúcha, a cidade turística de Canela também programou a construção de uma roda gigante de 60 metros de altura para o Mundo a Vapor, dedicado a trens e locomotivas. A construção está programada para acontecer em 2022, como parte das comemorações do 30º aniversário do parque temático.
PUBLICIDADE
CONTINUE LENDO ABAIXO
Veja Também: Longe da Lombard Street de São Francisco, as 3 ruas mais sinuosas do Brasil
Fortaleza
Por fim, mas não menos importante, a roda gigante de Fortaleza. Desejamos colocá-la no fim desta lista, pois tem a ver com um projeto ambicioso, que, na verdade, já deveria ter sido executado entre 2019 e 2020. Trata-se de uma roda gigante de 100 metros de diâmetro e que fará parte das ações de requalificação da Praia de Iracema - que ainda terá heliponto e observatório da orla. E a melhor parte é que ela deverá usar energia limpa para funcionar, ou seja, autossuficiente energeticamente.
Fontes: Hotel Del Rey Foz, UOL, UOL 2, Melhores Destinos, O Xereta, Noticenter, Esse Mundo é Nosso, G1.
Imagens: Todos os Créditos reservados aos respectivos proprietários (sem direitos autorais pretendidos). Caso eventualmente você se considere titular de direitos sobre algumas das imagens em questão, por favor entre em contato com contato@engenharia360.com para que possa ser atribuído o respectivo crédito ou providenciada a sua remoção, conforme o caso.
Comentários
Eduardo Mikail
Somos uma equipe de apaixonados por inovação, liderada pelo engenheiro Eduardo Mikail, e com “DNA” na Engenharia. Nosso objetivo é mostrar ao mundo a presença e beleza das engenharias em nossas vidas e toda transformação que podem promover na sociedade.